‘1899‘ da Netflix gira em torno de um navio de passageiros, Kerberos, viajando de Londres a Nova York no ano do título. No caminho, o capitão Eyk recebe sinais de outro navio a vapor. Quatro meses atrás, o Prometheus, construído pela mesma empresa que o Kerberos, desapareceu. Quando o capitão zera o local com base nas coordenadas, ele vê que Prometheus desapareceu na mesma área. Como um homem obediente, ele decide fazer um desvio e verificar o outro navio.
Ao chegar ao local, Eyk encontra a embarcação à deriva e confirma que é o Prometeus. Com Kerberos próximo ao navio misterioso, incidentes estranhos começam a acontecer e o caos se instala. A história do navio desaparecido no mar nos lembra o Triângulo das Bermudas. Criado por Baran bo Odar e Jantje Friese, a premissa central de ‘1899’ parece ser inspirada por incidentes de navios que, segundo rumores, estão relacionados ao Triângulo do Diabo. Então, ‘1899’ tem alguma ligação com esse assunto? Prometheus e Kerberos são baseados em navios da vida real? Vamos descobrir.
ALERTA DE SPOILERS!
Prometheus e Kerberos eram navios reais?
Não, Prometheus e Kerberos não eram navios reais. Embora houvesse um navio britânico real com o nome de HMS Prometheus que foi lançado em 1898, suas viagens não eram tão misteriosas quanto as dos navios em ‘1899’. Portanto, é provável que a semelhança em seus nomes seja apenas uma coincidência. Os navios da série Netflix podem ser inspirados nas histórias dos reais que desapareceram no oceano. Embora numerosos casos tenham surgido, dois importantes compartilham uma grande semelhança com a história de ‘1899’.
O primeiro é o caso do USS Proteus, USS Nereus e USS Cyclops. Estes eram três dos quatro navios de carga a granel projetados pela Marinha dos Estados Unidos, e todos os três desapareceram em circunstâncias desconhecidas. Enquanto Cyclops desapareceu em 1918, Nereus e Proteus foram vistos pela última vez em 1941. Existem várias teorias, incluindo a estrutura mal construída das embarcações e um possível ataque de um submarino alemão durante as guerras. Mas nenhum deles é conclusivo.
Uma outra teoria é que esses navios desapareceram por causa do Triângulo das Bermudas. Embora nenhuma documentação oficial comprove isso, é interessante notar que todos os três navios desapareceram perto do Triângulo. Considerando esses incidentes e como os três eram navios irmãos, o caso é análogo a Prometheus e Kerberos. Ambos os navios em ‘1899’ são construídos pela mesma empresa de navios a vapor e parecem ter um design semelhante.
Outro caso, que se aproxima ainda mais da série fictícia, envolve as teorias da conspiração em torno de Ellen Austin. Uma de suas viagens em 1881 tornou-se objeto de infindáveis especulações. Segundo a lenda, durante uma viagem em 1881, Ellen Austin encontrou um navio um pouco ao norte do Mar dos Sargaços. O navio sem nome não estava navegando em nenhuma direção, mas permaneceu à deriva nas águas. Após várias tentativas de contato, o capitão enviou uma pequena tripulação para desvendar seu mistério.
Ao embarcar, a tripulação encontrou tudo em condições normais, mas não havia sinal de vida humana. Os suprimentos estavam cheios e não parecia que o navio havia sido pego por uma tempestade. Assim, o capitão decidiu enviar uma equipe de salvamento para rebocar o navio para que as duas embarcações chegassem juntas ao destino. No entanto, uma tempestade estourou no caminho e, mais uma vez, o capitão encontrou o navio deserto, sem sinal de seus tripulantes. Ele enviou outra equipe para comandar o navio, mas alguns dias depois de suas viagens, uma espessa névoa envolveu os arredores. Quando finalmente baixou, não havia sinal da equipe de salvamento e da enigmática embarcação.
Embora existam muito mais teorias e histórias estendidas em torno dessa história quase real, nenhuma evidência objetiva apóia a ocorrência do incidente. No entanto, o conto, real ou não, nos lembra de ‘1899’ e os dois navios nele. Kerberos encontra Prometheus assim como Ellen Austin fez com o navio sem nome. Em ambos os casos, não há sinal de vida. Mas aqui está o chute na história de Ellen Austin. A viagem do navio começou na Inglaterra e terminou nos EUA. Em ‘1899’, Kerberos parte de Londres, Inglaterra, e tem como destino Nova York, EUA. Considerando tudo isso, podemos deduzir que, embora Prometheus e Kerberos não sejam baseados em nenhum navio específico, suas histórias são inspiradas nos rumores e especulações sobre vários navios fantasmas ao longo dos anos.
Leia também:
- Crítica | 1899 – Enigma inteligente que nunca deixa o espectador à deriva
- 1899 – 2ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
- 1899 | Quem é o Criador? Entenda o surpreendente final da série
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.