‘1899‘ da Netflix se passa a bordo de um navio chamada Kerberos, onde os passageiros presenciam uma série de acontecimentos inusitados ao se depararem com Prometheus, o misterioso navio que desapareceu há quatro meses. Enquanto alguns passageiros tentam descobrir os segredos que Prometheus e Kerberos escondem, há outros que se perguntam se seria melhor não saber de nada. Logo, porém, fica claro que todos estão conectados com o que está acontecendo ao seu redor e a única maneira de sobreviver é unindo forças. O súbito aparecimento de uma matéria escura, que infesta todo o navio, torna-se motivo de preocupação. O que é essa coisa e de onde veio? Vamos descobrir.
ALERTA DE SPOILERS!
O que é a matéria escura que infesta o Kerberus?
Depois de muito brainstorming e perseguindo túneis que levam a uma parte diferente do mundo, Maura descobre que tudo o que ela e os passageiros vivenciaram durante todo esse tempo não é real. Estava tudo na cabeça deles, uma simulação da qual todos fazem parte. Também é uma revelação chocante para ela que esta não é a primeira simulação pela qual eles passaram. Todo o incidente com o navio se perdendo no mar e sendo encontrado por outro está em loop há muito tempo.
Isso significa que tudo, desde os navios até a comida, passando pelos móveis até os próprios passageiros, nada mais é do que código. O pai de Maura, Henry, está no controle dessa simulação e a está executando em um loop porque deseja encontrar algo que sua filha escondeu dele com muita maestria. A razão pela qual ninguém se lembra dos loops anteriores é que suas memórias são apagadas todas as vezes. É por isso que Maura e os outros ainda não conseguiram escapar.
As coisas mudam quando Daniel Solace entra a bordo. Ele não era um passageiro original, o que significa que ele sabe no que estava se metendo quando embarcou no Kerberos. É ele quem acaba revelando a verdade para Maura. É também quando descobrimos que Daniel escreveu o código de simulação junto com Maura. Isso significa que ele está intimamente familiarizado com seu funcionamento e é capaz de alterá-lo.
Depois de muitos loops, quando Maura continua vivendo sem suas memórias, Daniel decide alterar o código da simulação. Ele pretende trazer de volta as memórias dela e, ao mesmo tempo, interromper o ciclo de uma vez por todas. Para isso, ele precisa inserir um código estranho na simulação, um vírus que vai infectá-la por dentro e quebrá-la para que o loop não volte a rodar. É depois que ele começa a mexer no sistema que a matéria escura começa a aparecer.
A coisa sobre uma simulação é que tudo dentro dela é um código. Pode ser uma porta, uma memória, uma chave ou um bug que abre portas. Cada código escrito para a simulação se manifesta em uma coisa ou outra. Quando Daniel joga o vírus na mistura, ele aparece no código como matéria escura. Sua forma bastante sinistra e assustadora é uma forma de a simulação alertar as pessoas nela, bem como as que a executam. Antes que qualquer coisa possa ser feita a respeito, a matéria escura se espalha pelo Kerberos, infectando tudo com que entra em contato, até mesmo a Sra. Wilson. Como toda a nave é tomada pela matéria escura, confirma-se que o vírus fez seu trabalho e o plano de Daniel funcionou.
Leia também:
- Crítica | 1899 – Enigma inteligente que nunca deixa o espectador à deriva
- 1899 – 2ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
- 1899 | Quem é o Criador? Entenda o surpreendente final da série
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.