O filme dramático da Netflix ‘Blonde‘ oferece uma versão ficcional da vida do ícone de Hollywood Marilyn Monroe, explorando seu relacionamento com sua mãe Gladys Pearl Baker, seu segundo e terceiro maridos Joe DiMaggio e Arthur Miller, e seus outros casos românticos. O filme biográfico também retrata as dificuldades que Monroe enfrenta quando criança sob os cuidados de sua mãe doente mental Gladys. Como mãe, Gladys não oferece um ambiente seguro para Monroe, então conhecida como Norma Jeane, crescer.
Em uma cena crucial, Gladys até tenta matar Monroe, afogando-a em uma banheira. Embora Monroe escape de sua mãe, o incidente a faz perceber a gravidade da doença mental de sua mãe. Naturalmente, os admiradores da lendária atriz podem querer saber se tal incidente realmente aconteceu. Bem, aqui está o que sabemos sobre o mesmo!
Gladys Pearl Baker realmente tentou matá-la?
No filme, Gladys é uma alcoólatra que não cuida bem de sua filha Norma Jeane/Marilyn Monroe. Ela muitas vezes assusta e força sua filha a fazer o que ela quer que ela faça. Em uma cena de partir o coração, Gladys enche uma banheira com água quente e tenta matar Monroe afogando-a na mesma. Monroe consegue escapar e busca segurança entre seus vizinhos. No entanto, não há registros de Gladys tentando matar Monroe afogando-a. O detalhe particular pode ser fictício, adicionado à narrativa do filme para retratar a gravidade da condição mental de Gladys e como ela ameaçava Monroe.
Dito isso, pode não significar necessariamente que Gladys não tentou matar Monroe. ‘Marilyn Monroe: The Final Years’ de Keith Badman indica que a vida de Monroe foi realmente ameaçada por sua mãe quando ela era criança, citando ninguém menos que Arthur Miller, o terceiro marido da atriz. “A mãe dela [de Monroe] tentou matá-la três vezes”, disse Miller à BBC em abril de 1968, conforme o livro de Badman. “A mãe dela era muito louca. Durante a maior parte de sua vida, Marilyn frequentemente comentava como ainda conseguia se lembrar vividamente desses encontros horríveis”, acrescentou o renomado dramaturgo.
De acordo com ‘Marilyn Monroe: The Final Years’, não foi apenas Gladys que ameaçou a vida de Monroe, mas também a mãe de Gladys, Della. “[…] em julho de 1927, sua avó [de Monroe] Della tentou sufocá-la com um travesseiro. Sem nenhuma razão perceptível, ela caminhou até a casa dos Bolenders [a família adotiva que cuidou de Monroe quando ela era criança] em estado de completa nudez, esmagou seu caminho através do vidro da porta da frente e fez uma ataque não provocado à criança”, escreveu Badman em seu livro. Della, de acordo com o livro, sofria de psicose maníaco-depressiva na época.
Como Miller indicou na entrevista da BBC, a infância de Monroe foi aparentemente repleta de acontecimentos horríveis. De acordo com ‘A Vida Secreta de Marilyn Monroe’ de J. Randy Taraborrelli, Gladys apareceu um dia na casa dos Bolenders e exigiu levar a filha de três anos para sua casa. Depois de trancar a mãe adotiva de Monroe, Ida Bolender, pela porta dos fundos, Gladys colocou sua filha em uma mochila. Ainda assim, Ida conseguiu frustrar a tentativa de Gladys de salvar Monroe. Cerca de quatro anos depois, Gladys e Monroe se reuniram.
Após a reunião, as dificuldades de Monroe não terminaram. Quando Gladys veio a saber sobre a morte de seu filho de 13 anos, Jackie, ela supostamente atacou Monroe por ser a única a viver. As dificuldades de Gladys só aumentaram quando seu avô se enforcou e seu local de trabalho entrou em greve. Esses incidentes afetaram Gladys e sua doença mental piorou. Gladys também supostamente brandiu uma faca sob a crença de que alguém estava tentando matá-la. Monroe teve que testemunhar o comportamento agressivo de sua mãe, o que levou ao diagnóstico de que ela sofria de esquizofrenia paranoica. O diagnóstico abriu caminho para sua institucionalização no hospital psiquiátrico estadual em Norwalk, Califórnia.
Leia também:
- Qual era o patrimônio líquido de Marilyn Monroe no momento da sua morte?
- Marilyn Monroe teve um caso com Robert Kennedy? Entenda
- 10 cenas mais sexy dos filmes de Marilyn Monroe
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.