Samaritano | Joe se torna o herói? Entenda o final do longa

Samaritano, do Amazon Prime Video, é um filme de drama de super-herói dirigido por Julius Avery (Operação Overlord). É estrelado por Sylvester Stallone, Javon Walton e Pilou Asbæk nos papéis principais.

O filme se passa na fictícia Granite City, onde um super-herói conhecido como Samaritano existiu. No entanto, anos após a suposta morte do herói, um jovem chamado Sam sai em busca do Samaritano enquanto a cidade desmorona sob opressão, crime e instabilidade econômica.

O final do filme deixará os espectadores coçando a cabeça enquanto as linhas entre o bem e o mal são borradas. Portanto, se você busca respostas sobre a conclusão do filme, aqui está tudo o que você precisa saber!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Mas antes, o que acontece em Samaritano?

Samaritano começa com uma breve exposição que conta o passado de dois irmãos gêmeos, Samaritano, o herói de bom coração, e Nemesis, o irmão malvado determinado a destruir a cidade. Depois que os poderes dos irmãos causaram danos à cidade, os moradores incendiaram a casa da família. 

Seus pais morreram no incêndio levando a uma batalha climática entre os gêmeos. Nemesis forjou um martelo poderoso o suficiente para ferir seu irmão quase indestrutível. No entanto, Nemesis foi derrotado, e acredita-se que o Samaritano morreu salvando a cidade. Quase 25 anos após a morte do super-herói, Granite City é invadida pelo crime.

Um menino chamado Sam vive com sua mãe solteira em um complexo de apartamentos e muitas vezes tem problemas. Sam idolatra Samaritano e está convencido de que o herói ainda vive. Sam rouba coisas e mergulha no lixo para ganhar algum dinheiro extra em seu tempo livre.

As ações de Sam chamam a atenção do gangster local Cyrus e sua equipe. No entanto, Reza, o capanga de Cyrus, intimida Sam. Enquanto isso, Sam conhece Joe Smith, um faz-tudo que conserta itens quebrados para ganhar dinheiro. Depois que Reza e seus homens atacam Sam, Joe intervém para salvar o garoto. Ele demonstra uma força incrível durante a luta, levando Sam a acreditar que Joe é o lendário Samaritano.

No entanto, Joe descarta a ideia e pede a Sam para manter distância. A atitude persuasiva de Sam faz com que ele se torne amigo de Joe e os dois se unam ao longo do tempo. Joe admite ser Samaritano, mas insiste que seus dias de combate ao crime ficaram para trás. Em outro lugar, Cyrus e sua gangue obtêm uma carga de bombas de apagão. Usando as bombas, o grupo rouba armas e descobre o martelo e a máscara de Nemesis que foram perdidos no fogo anos atrás.

Cyrus veste a máscara e assume a identidade de Nemesis. Ele provoca uma revolta entre os cidadãos oprimidos e infelizes da classe trabalhadora da cidade. Com o malvado Nemesis ameaçando a cidade, todos se perguntam se seu bom homólogo, o Samaritano, retornará. No entanto, Joe deve aceitar seu passado antes de tentar salvar a cidade.

Nêmesis está vivo?

O filme estabelece que o Samaritano se escondeu após sua luta com Nemesis na usina. Mais tarde, Cyrus descobre o martelo e a máscara de Nemesis e embarca em uma busca anarquista. Cyrus quer completar o plano de Nemesis para destruir a usina da cidade. Como resultado, a cidade estaria em ruínas, e Cyrus os conduziria a uma nova ordem mundial.

Depois de uma briga com Joe, Cyrus percebe que ele é o herói lendário do passado. Cyrus conhece o vínculo de Sam com Joe e sequestra a criança para atrair o ex-herói. No entanto, dada a forma como as coisas aconteceram durante sua luta com seu irmão, Joe hesita em voltar ao combate ao crime.

Depois de saber que Cyrus sequestrou Sam, Joe chega à fábrica para confrontar Cyrus. Uma briga começa entre os capangas de Cyrus e Joe. Joe derrota os cúmplices e se prepara para lutar contra Cyrus. No entanto, Joe é dominado por Cyrus, que usa o martelo de Nemsis.

Cyrus provoca Joe sobre sua personalidade de mocinho provará ser sua ruína. Joe cede e finalmente confessa a verdade sobre aquela noite fatídica anos atrás. Flashbacks revelam que Joe estava prestes a cair no fogo durante sua luta com Nemesis e morrer. No entanto, o Samaritano mostrou simpatia por seu irmão e o salvou. O gesto custa a vida do Samaritano.

Portanto, o homem que conhecemos como Joe é o irmão malvado, Nemesis, e não o irmão super-herói, Samaritano.

Cyrus é derrotado?

Cyrus é o principal vilão do filme que adota a ideologia de Nemesis. Em sua conversa com Sam, Cyrus revela que quando criança, ele foi influenciado pelo supervilão e queria seguir os passos de seu ídolo. Depois que ele descobre o martelo e a máscara de Nemesis, a transformação de Cyrus em um supervilão está completa. Seu plano nefasto ameaça toda a cidade, e Joe é o único capaz de enfrentar Cyrus.

Durante sua batalha climática, Joe é cercado de flashbacks de seu passado e deve aceitar a morte de seu irmão. Apesar de suas brigas e diferenças de opinião, os dois irmãos queriam fazer o bem. No entanto, Nemesis perdeu o caminho e tomou um caminho mais sombrio. No entanto, durante sua luta com Cyrus, Joe recebe a chance de corrigir seus erros do passado.

Sua transformação em herói começa depois que ele derrota Cyrus e impede o vilão de completar o plano maligno que Joe havia formulado anos atrás. No final, Cyrus é derrotado e Joe salva a vida de Sam. A dupla escapa com segurança da planta antes que o fogo os engole. Sam se reúne com sua mãe enquanto Joe desaparece na noite.

Joe se torna Samaritano?

No final, Joe salva a cidade, mas silenciosamente foge da cena quando a polícia se aproxima. Sam é abordado por jornalistas e questionado sobre a misteriosa figura que salvou ele e a cidade. Enquanto Sam tem a chance de revelar a verdade sobre a identidade e o passado de Joe como Nemesis, ele opta por não fazê-lo.

Em sua entrevista, Sam proclama que o Samaritano está vivo e vivendo entre os cidadãos que os vigiam. O mesmo é reiterado quando Joe observa Sam no meio da multidão antes de entrar na noite. O final implica que Joe tentará preencher o lugar do Samaritano e retornar ao combate ao crime após suas experiências com Sam. Mais cedo, Joe explica a Sam que Nemesis não era mau e seus métodos eram a necessidade do momento.

Ele só prejudicou aqueles que precisavam de um alerta e estava tentando salvar os cidadãos à sua maneira. Além disso, antes de desaparecer, Joe diz a Sam que o bem e o mal existem dentro da mesma pessoa, reiterando ainda mais a ideia de que a moralidade é subjetiva.

Em última análise, suas interações com Sam ajudam Joe a perceber que ele ainda pode fazer as pazes com seu passado e contribuir para a sociedade. Joe consertando o relógio de Sam simboliza o mesmo que Sam é a razão pela qual Joe tem uma segunda chance de ser um herói aos olhos do público.

Como resultado, o final parece sugerir que Joe está pronto para se tornar o super-herói Samaritano e continuará o legado de seu irmão. Assim, o filme termina com uma nota emocionante, pois fornece catarse a Joe sobre suas próprias ações e lhe dá um futuro esperançoso, uma segunda chance de ser um herói.

E aí, gostou de Samaritano? O filme já está disponível no Prime Video.

Leia também: Crítica | Samaritano – O pior que um filme de super-herói pode oferecer

O Amazon Prime custa R$ 14,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar  e aproveite os 30 dias grátis.


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: