Não! Não Olhe! | O ataque de Gordy é baseado em uma história real?

O TEXTO PODE CONTER SPOILERS DE NÃO! NÃO OLHE!

O flashback do chimpanzé no Não! Não Olhe! de Jordan Peele é sem dúvida mais angustiante após a ideia de que o ataque de Gordy pode ser baseado em uma história verdadeira.

Uma das cenas mais assombrosas do filme de terror segue um chimpanzé chamado Gordy enquanto ele entra em um ataque violento em um set de filmagem para a série fictícia de comédia Gordy’s Home Embora o evento retratado em Não! Não Olhe! não seja oficialmente baseado diretamente em nenhum evento verdadeiro, provavelmente foi inspirado por uma tragédia da vida real com a qual tem muitos paralelos.

Um dos temas predominantes de Não! Não Olhe! é que os animais perigosos devem ser tratados com alto grau de respeito. Isso é ilustrado no paralelo entre os cavalos treinados de propriedade da Haywood Hollywood Horses e Gordy, o chimpanzé, ambos sendo usados ​​para fins de entretenimento, apesar de serem levados ao limite. Mais importante, no entanto, a ligação entre entretenimento e exploração é ainda mais evidenciada na verdadeira natureza do vilão do filme, Jean Jacket, uma criatura parecida com um disco voador que come cavalos e humanos.

Jupe, o único sobrevivente do ataque do chimpanzé, procura Jean Jacket porque ele fundamentalmente não entende a razão pela qual Gordy o poupou. Por causa disso, ele tenta explorar o espetáculo de Jean Jacket para entretenimento e ganho monetário. Jean Jacket, assim como Gordy antes dele, é desrespeitado e ataca, demonstrando que a citação bíblica de abertura de Não! Não Olhe! sobre igualar espetáculo com sujeira estabelece o tema principal do filme.

Embora não tenha sido confirmado como uma inspiração direta, o ataque de Gordy no flashback provavelmente é vagamente baseado na história verdadeira de Travis, um chimpanzé da vida real que teve um violento ataque. Tendo sido comprado e tirado de sua mãe com apenas três dias de idade, Travis logo se tornou um ator animal, fazendo aparições em programas de televisão e comerciais de marcas como Coca-Cola e Old Navy.

Seus donos, Sandra e Jerome Herold, tinham uma profunda ligação emocional com ele, e Sandra Herold até dormiu com ele na mesma cama. Travis tinha uma reputação local de ser cuidadoso e bem-comportado entre os humanos, tendo sido socializado para fazê-lo durante toda a sua vida – mas em 2009, Travis atacou e espancou Charla Nash, uma das amigas íntimas de Herold, desfigurando-a severamente no processo.

A fúria de Gordy é vagamente baseada em uma tragédia real

Gordy não é um alienígena, mas seus laços com o vilão tipo OVNI de Não! Não Olhe! permanecem. Ambos são vítimas de entretenimento explorador, e Travis, o chimpanzé, não é diferente. Seus paralelos com Gordy são claros; Travis e Gordy eram atores animais, ambos entraram em um frenesi destrutivo e ambos foram mortos a tiros. Embora as circunstâncias de seus episódios violentos tenham sido muito diferentes, o incidente fictício envolvendo Gordy parece ser um retorno intencional a Travis, tentando ilustrar a natureza exploradora da indústria do entretenimento.

Os paralelos não terminam aí, no entanto. Enquanto Jupe foi capaz de permanecer ileso (possivelmente devido ao foco no sapato em pé durante o ataque de Gordy em vez de olhá-lo nos olhos), sua co-estrela Mary Jo Elliott não teve tanta sorte. Uma Mary Jo mais velha é vista mais tarde participando do show UFO ao vivo de Jupe, cobrindo seu rosto cheio de cicatrizes com um véu.

Muito parecido com o paralelo de Gordy com Travis, o chimpanzé, Mary Jo é um reflexo da vítima da vida real de Travis, Charla Nash, que ficou cega e com vários ferimentos graves. Enquanto Jupe convida Mary Jo Elliott como um gesto de bondade, é discutível que ele também esteja explorando sua condição ao tê-la em público, onde ela até usa uma foto sua antes do acidente em seu suéter.

Não! Não Olhe! é facilmente um dos melhores filmes de 2022, e isso se deve a alguns visuais fantásticos, narrativa precisa e emoções tensas. Uma parte crucial de todos esses fatores é a história de Gordy, que levanta questões sobre se é discutível que o próprio Não! Não Olhe! esteja fazendo um espetáculo de uma tragédia real, traçando tantos paralelos com a verdadeira história de Travis. O filme, no entanto, faz um bom trabalho ao reconhecer que o que realmente criou esses cenários trágicos foi a natureza exploradora da indústria do entretenimento.

Leia também: Crítica | Não! Não Olhe! – Jordan Peele mistura arte e blockbuster em suspense visceral

Não! Não Olhe! já está em exibição nos cinemas brasileiros.


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: