Não! Não Olhe! é baseado em uma história real? Entenda

Publicidade

Dirigido pelo aclamado Jordan Peele, Não! Não Olhe! é o novo filme de terror com ficção científica que tem intrigado o mundo do cinema este ano. Ambientado na Califórnia, a história segue Otis Haywood Jr. (Daniel Kaluuya) e Emerald Haywood (Keke Palmer), irmão e irmã que – após a morte de seu pai – herdam seu ancestral rancho de cavalos, o Haywood’s Hollywood Horses, onde sua família treina e fornece cavalos para filmes e produções de TV há anos.

OJ quer devolver o rancho à sua antiga glória, mas Em está mais preocupada com riqueza e popularidade. Quando seus cavalos começam a desaparecer, os irmãos descobrem que um objeto voador não identificado é o responsável.

Embora o OVNI que devora humanos e animais seja fictício, Não! Não Olhe! também é a carta de amor de Peele ao cinema de espetáculo e celebra aqueles que a indústria esqueceu, especialmente pessoas pertencentes a comunidades minoritárias. Se isso fez você se perguntar se o filme é inspirado em eventos reais, aqui você vai se surpreender!

[CUIDADO COM SPOILERS]

O filme é baseado em uma história real?

Não, Não! Não Olhe! não é baseado em uma história real. O próprio Peele escreveu o roteiro e co-produziu o filme junto com Ian Cooper. Em diferentes entrevistas, o diretor de Corra! disse que King Kong, Jurassic Park e O Mágico de Oz serviram como fontes de inspiração para o filme porque ressaltam como as pessoas são atraídas pelos espetáculos. Ele também nomeou Sinais e Contatos Imediatos do Terceiro Grau como os filmes que o influenciaram.

Peele contou em entrevista que o filme surgiu de seu desejo de criar um espetáculo que levasse o público de volta às salas de cinema. “Escrevi em uma época em que estávamos um pouco preocupados com o futuro do cinema”, afirmou.

“Então, a primeira coisa que eu sabia é que queria criar um espetáculo. Eu queria criar algo que o público tivesse que vir ver.”

O diretor Nós continuou: “Então, eu coloquei meus olhos na grande história americana de OVNIs aqui. E o próprio filme trata do espetáculo e do bem e do mal que vem dessa ideia de atenção. É um épico de terror, mas tem alguns pontos que devem provocar uma reação muito audível no público. Então, espero que, quando formos vê-lo, ouviremos muitos ‘NÃO!”

Perguntado pela Associated Press em uma entrevista de julho de 2022 se Não! Não Olhe! é sobre a indústria cinematográfica, Peele disse: “Tornou-se meta muito rápido. Fazer um filme é basicamente como perseguir o impossível, tentar engarrafar algo que não existe“.

Várias cenas em Não! Não Olhe! apresentam o pôster do western de Sidney Poitier, Um por Deus, Outro pelo Diabo, ao fundo. Este é o primeiro filme que Peele já viu com um cowboy negro nele.

“O mito de que os cowboys eram apenas caras brancos correndo por aí, não é verdade, mas não sabemos disso por causa de Hollywood e da visão romantizada de uma era muito brutalizada. O filme compartilha um espírito”

No início de Não! Não Olhe!, os Haywoods afirmam que o homem andando a cavalo na primeira montagem de fotografias para criar um filme de dois segundos de duração era na verdade seu ancestral. Enquanto Haywoods são fictícios, há algumas pitadas de verdade nessa afirmação em particular. Acredita-se que o primeiro filme conhecido seja Sallie Gardner at a Gallop, onde o piloto não é negro, de acordo com a Newsweek.

A filmagem foi criada pelo fotógrafo inglês Eadweard Muybridge em 1878. O que Peele usou para seu filme é uma versão animada das fotografias de Muybridge do cavalo galopando, chamado Annie G, e um cavaleiro negro.

Peele também disse à Associated Press quanta realidade ele incorporou em sua obra de ficção. “Parte do mundo de Não! Não Olhe! está flertando com a Hollywood real e a Hollywood que acontece em meus sonhos e pesadelos liminares”, explicou ele. “Na vida real, dos treinadores de cavalos proeminentes de Hollywood, não há um afro-americano que eu esteja representando. Os Haywoods são uma família e noção muito inventada. Foi divertido entrelaçar a ficção de Hollywood com a realidade e tentar fazer uma imersão perfeita no que é real e no que não é.” Claramente, Não! Não Olhe! não é baseado em uma história verdadeira. No entanto, é perfeitamente compreensível se alguém pensa que é.

Não! Não Olhe! já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Leia também: Crítica | Não! Não Olhe! – Jordan Peele mistura arte e blockbuster em suspense visceral

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: