O final da 6ª temporada de Better Call Saul nos quebrou, agora é hora de retribuir o favor. Aqui está uma explicação completa da despedida de James Morgan McGill.
Quando Bob Odenkirk entrou pela primeira vez pela porta da sala de interrogatório de Badger na segunda temporada de Breaking Bad, poucos poderiam imaginar que Saul Goodman, quase uma década depois, estaria encerrando uma série prequela de enorme sucesso. Better Call Saul mais do que conquistou seu lugar ao lado de Breaking Bad como um peso pesado da televisão, e quase aperfeiçoou a arte do spinoff. Infelizmente, todas as coisas boas devem terminar, e esse momento chega em “Saul Gone”, episódio final da sexta temporada de Better Call Saul.
Anteriormente na 6ª temporada de Better Call Saul, Jimmy McGill cometeu o erro fatal de ficar ganancioso. Apesar de começar com sucesso uma nova vida como “Gene Takavic” em Omaha, Jimmy não resistiu à atração da criminalidade e foi pego por Marion (Carol Burnett), que prontamente informou às autoridades que o cúmplice de Heisenberg estava em sua cozinha. Enquanto isso, na Flórida, a nova vida tórrida de Kim Wexler foi virada de cabeça para baixo por um telefonema surpresa de Jimmy, que a levou a confessar, assinando uma confissão completa sobre o golpe de Howard Hamlin e seu papel em seu assassinato.
O final de Better Call Saul começa com Jimmy em fuga, traçando uma última tentativa de liberdade e todas as reviravoltas que se seguem. Ao longo do caminho, uma série de flashbacks de momentos invisíveis de Better Call Saul e Breaking Bad explicam as decisões de Jimmy no presente. Quando tudo está dito e feito, a lenda de Jimmy McGill é finalmente atraída para um final definitivo que ocupa o amargo fim agridoce. É assim que o final da 6ª temporada de Better Call Saul se desenrola.
Por que Jimmy pergunta a Mike e Walt sobre uma máquina do tempo?
O episódio final de Better Call Saul inclui uma série de flashbacks: um ao lado de Jonathan Banks como Mike Ehrmantraut durante o episódio “Bagman” da 5ª temporada de Breaking Bad, um ao lado de Bryan Cranston como Walter White durante “Granite State” da 5ª temporada de Breaking Bad e um ao lado de Michael McKean como Chuck McGill pouco antes de Better Call Saul começar. Todos os três estão conectados pelo tema abrangente do arrependimento e remontam a um easter egg da estreia da 6ª temporada de Better Call Saul.
O primeiro fantasma de criminosos do passado de Jimmy é Mike. Para matar o tempo enquanto atravessam o deserto, o advogado pergunta o que Mike mudaria se tivesse uma máquina do tempo. Depois de inicialmente escolher uma data em 2001 (presumivelmente quando seu filho, Matty, morreu), Mike se contenta com a primeira vez que recebeu um suborno. Ele teria cortado sua raia escura pela raiz. Matty morreu depois de aceitar relutantemente um suborno da polícia a conselho de seu pai, então Mike acredita que se ele nunca tivesse se sujado, seu filho ainda estaria vivo. Em um segundo flashback, Jimmy faz a mesma pergunta a Walter White, que cita deixar Gray Matter como seu maior arrependimento – uma resposta tipicamente egocêntrica que fala de seu desejo de grandeza e glória.
Em ambas as cenas, as próprias respostas de Jimmy não têm sentido. Ele diz a Mike que usaria uma máquina do tempo para investir na Berkshire Hathaway e se tornar um bilionário, e conta a Walt uma história sobre machucar o joelho durante um golpe de “escorregar e cair”. É desnecessário dizer que ambas são apenas Jimmy desviando, e seu verdadeiro arrependimento está escondido dentro da própria questão da “máquina do tempo”. Ao longo da 6ª temporada de Better Call Saul, uma cópia de The Time Machine de HG Wells foi mostrada na posse de Jimmy, e o final revela que isso originalmente pertencia a seu irmão, Chuck. O momento real que Jimmy McGill deseja mudar é ter arruinado a carreira de seu irmão na terceira temporada de Better Call Saul – o ato que levou Chuck a tirar a própria vida.
Explicação do acordo de delação de Saul Goodman
Depois de fugir da casa de Marion e pegar sua preciosa caixa de sapatos, Jimmy McGill se esconde em uma lixeira. O olhar para seus diamantes e o cartão de visita do Desaparecido sugere que ele está planejando outra extração, mas a polícia o alcança antes que ele tenha a oportunidade. Definhando em sua cela, um grafite gravado com os dizeres “MY LAWYR WILL REAM UR ASS” acende um esquema clássico de Saul Goodman na mente de Jimmy. Ele liga para o velho amigo advogado Bill Oakley, que Francesca revelou estar agora trabalhando como advogado de defesa no início da 6ª temporada de Better Call Saul.
Essencialmente, Jimmy pretende obter uma sentença ridiculamente leve, explorando seu conhecimento do sistema judicial. Ele sabe que apenas uma única decisão dos jurados em favor da defesa é necessária e dá à equipe de acusação uma prévia de sua performance “Eu também fui vítima“. Isso prova o suficiente para semear dúvidas na mente da promotoria sobre se eles podem garantir a condenação, dando a Jimmy vantagem para negociar um acordo pelo qual ele se declara culpado (abrindo a necessidade de um julgamento) em troca de uma sentença confortável. Ele também ataca a ameaça de acabar com o histórico impecável do promotor George Castellano, e reduz uma sentença de prisão perpétua para sete anos em uma prisão de sua escolha.
Por que a participação de Marie Schrader, interpretada por Betsy Brandt, é tão importante?
Enquanto Bryan Cranston e Aaron Paul foram confirmados com antecedência, o final da 6ª temporada de Better Call Saul traz uma participação surpresa de Betsy Brandt como Marie Schrader. Como a viúva de um agente da DEA que morreu perseguindo Heisenberg e seus companheiros, Marie tem permissão para observar a reunião de sentença de Jimmy McGill, mas o prisioneiro faz questão de convidar a esposa de Hank para a sala. É provável que Jimmy esteja enviando uma mensagem à acusação: “Se eu puder olhar diretamente nos olhos de uma viúva e mentir descaradamente, provavelmente posso convencer pelo menos um jurado de que estou dizendo a verdade”.
A participação especial de Betsy Brand em Better Call Saul torna a morte de Hank um negócio ainda maior, mostrando como as ramificações do episódio “Ozymandias” de Breaking Bad ainda estão sendo sentidas, ao mesmo tempo em que faz justiça àqueles que sobreviveram. Jimmy realizando seu ato de vítima no rosto de Marie, em seguida, mostra o quão moralmente ele está afundado à medida que o final de Better Call Saul se aproxima, configurando bem a eventual redenção
Por que Jimmy finalmente confessa no tribunal?
Jimmy McGill faz um milagre ao negociar uma sentença de sete anos, mas algo o faz mudar de ideia, e quando Saul Goodman finalmente consegue seu dia no tribunal, ele joga tudo fora derramando suas tripas em uma cena de confissão chocante.
A redenção de Saul Goodman começa provisoriamente quando ele ouve que Kim Wexler falou a verdade, mas apenas durante o voo de avião para o Novo México Jimmy decide contar a verdade. Através de Bill, Jimmy descobre que Kim não apenas assinou um depoimento legal sobre o incidente de Howard Hamlin, mas também mostrou o referido depoimento à viúva de Howard, abrindo-se para um mundo de litígios civis. O altruísmo de Kim é o momento de queda de um centavo que Jimmy McGill precisava, e ele percebe que chegou a hora de limpar sua própria alma. Como Jimmy quer que Kim veja que ele está assumindo a responsabilidade, ele desce do avião e conta à promotoria um monte de novas mentiras fora da tela sobre o envolvimento de Kim no esquema de Howard. Isso atrai Kim para o tribunal, onde Jimmy pretende rescindir totalmente essas acusações. Ele só precisava que ela estivesse lá, e incriminá-la brevemente era a única maneira.
Quando Kim deixou Jimmy na sexta temporada de Better Call Saul, ela apontou como eles encorajavam os lados sombrios um do outro. Embora seja difícil discordar, Kim inspirando Jimmy a ser honesto no final de Better Call Saul prova que eles também são capazes de trazer à tona a bondade um do outro.
Jimmy McGill mata Saul Goodman no final de Better Call Saul
O homem que entra no tribunal é Saul Goodman, completo com um terno espalhafatoso, arrogância e nome ridículo. Todo esse espetáculo pomposo é projetado para dar a Saul Goodman uma última dança no tribunal. A cada confissão que ele faz, uma parte de Saul morre e uma parte de Jimmy é recuperada, até que apenas o último esteja diante do tribunal. Há um momento vital no final de Better Call Saul quando Jimmy revela seu envolvimento com Heisenberg, então se volta para Kim para aprovação. Ela continua impassível, e Jimmy percebe que não foi longe o suficiente. Voltando ao pódio do tribunal, o ex-advogado preso cava fundo e carrega seu mais profundo arrependimento – um trauma que Jimmy nunca enfrentou adequadamente desde que aconteceu na terceira temporada de Better Call Saul: fazer Chuck tirar a própria vida.
Depois de colocar todos os pecados na mesa, Jimmy corrige a juíza quando ela se refere a ele como “Saul Goodman”, confirmando que seu alter ego criminoso agora está morto para sempre, e vinculando o título do episódio final da série Better Call Saul, “A Saída de Saul”. Quando ele olha para Kim desta vez, sua expressão se suavizou, mostrando uma mistura de orgulho e alívio por Jimmy McGill ser agora um homem sem esqueletos entupindo seu armário mental.
Kim Wexler tem um final feliz?
Quando Better Call Saul revelou o destino pós-Breaking Bad de Kim, não foi nada bonito. Um trabalho maçante que não faz uso de seu talento extraordinário, um parceiro pelo qual ela quase não demonstra interesse e uma recusa incomum de tomar decisões ou escolhas por si mesma. A vida de Kim ainda é muito ruim no final da temporada de Better Call Saul, como uma cena de intervalo para o almoço prova que ela não pode nem escolher entre Red Lobster e Topkapi, mas Vince Gilligan e Peter Gould tecem um pouco de esperança com ela terminando como voluntária em uma clínica jurídica gratuita.
Os serviços fornecidos aqui são muito semelhantes ao trabalho pro bono de Kim no início da 6ª temporada de Better Call Saul – oferecendo assistência jurídica para aqueles que não podem pagar – e recuperar esse aspecto de sua antiga vida representa Kim dando o primeiro passo na mudança de sua rotina atual. Talvez reconectar-se com seu primeiro amor (a lei) eventualmente traga a velha personalidade de Kim de volta à superfície, restaure sua confiança e leve a uma mudança de carreira no futuro.
O destino de Kim não é feliz no sentido tradicional, mas seu novo trabalho permite que o público imagine que as coisas podem melhorar. O final da 6ª temporada de Better Call Saul também não confirma se Kim ainda é processada por Cheryl Hamlin. A prisão de Jimmy pode poupar sua ex-esposa de um processo caro, e quando Kim aparece na cena final de Better Call Saul tendo evidentemente viajado muito para a ocasião, ela certamente não parece sem dinheiro, mas Jimmy não pode contradizer a declaração que seu ex assinou. A confissão de Jimmy foi inspirada por Kim; não se tratava de salvar Kim. Kim ainda está sendo punida por seu delito em Better Call Saul … mas há pontos positivos a serem encontrados.
O destino final de Jimmy McGill explicado
Como Jimmy McGill decidiu transformar sua audiência em uma sessão de terapia, o acordo que ele preparou se torna obsoleto. Em vez de sete anos jogando golfe, Jimmy pega 86 anos em Montrose, que é a mesma prisão que ele disse que não queria durante a negociação inicial com a promotoria. Assim como o final de Kim, no entanto, há vislumbres de luz atravessando o cinza do futuro de Jimmy.
A prisão não é um lugar divertido para um ex-advogado de acusação, mas para um ex-advogado de defesa que alcançou fama ao livrar-se de criminosos, não é tão ruim. Por causa de sua reputação de defensor de bandidos e do respeito conquistado por suas conquistas com Heisenberg, Jimmy McGill é imediatamente aceito por seus companheiros de prisão… mesmo que ele não consiga escapar da sombra de Saul.
Melhor ainda, a confissão de Jimmy no tribunal curou o rancor entre ele e Kim. Visitando sob o pretexto de ser sua advogada, Kim é capaz de compartilhar um cigarro e uma conversa com o ex-marido, enterrando o machado após seis anos de amargura. Kim e Jimmy não estão juntos novamente, e o casal de estrelas de Better Call Saul provavelmente nunca mais se verá, mas dois pequenos detalhes confirmam que o relacionamento de Kim e Jimmy está pelo menos consertado. Primeiro, o cigarro queima em cores ao invés de preto e branco, provando que a melancolia da linha do tempo de Gene está começando a diminuir. Em segundo lugar, quando Jimmy dá a Kim os dedos da arma quando ela sai da prisão, ela sutilmente faz uma forma de arma com suas próprias mãos.
Better Call Saul deixa o público supor que Jimmy McGill passa o resto de sua vida encarcerado, e que a cena final de Kim indo embora representa a última vez que eles se verão. Embora dificilmente seja a conclusão mais edificante, Jimmy morre como um homem honesto. Nas palavras de seu irmão, Chuck, durante o flashback do final da série Better Call Saul, ” Não há vergonha em voltar e mudar seu caminho“.
Leia também: Bob Odenkirk se despede de Better Call Saul em vídeo emocionante
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.