Aviso: Este post contém spoilers de Better Call Saul
Adeus, Jimmy McGill. Olá, Saul Goodman.
O episódio recente de Better Call Saul – depois de arrancar nossos corações com aquela cena de despedida de Kim – terminou com um salto no tempo surpresa, nos levando para quando Jimmy estava totalmente no personagem de Saul Goodman, de fala rápida e chamativo, que vimos em Breaking Bad. Mas quando foi isso, exatamente? E em quanto tempo podemos esperar ver Walter White e Jesse Pinkman aparecerem na vida de Saul?
Estamos canalizando nosso interior Mike Ehrmantraut e brincando de detetive aqui, examinando pistas não apenas do flash-forward desta semana, mas também de episódios anteriores de Better Call Saul e Breaking Bad, para estabelecer uma linha do tempo de onde agora nos encontramos na história de Saul. Ah, e também colocamos uma data para aquelas cenas de flash-forward de “Gene in Omaha” de Better Call Saul, apenas para completar o círculo.
Então continue lendo para obter nosso palpite mais bem informado sobre onde esse último salto no tempo de Better Call Saul nos deixa no calendário, e quão longe isso está da estréia de Saul Goodman em Breaking Bad.
Primeiro, onde paramos?
Temos uma boa ideia de que mês e ano paramos em Better Call Saul antes do salto no tempo. Lembra do final da temporada 6, “Plan and Execution”, quando Gus fez uma doação para caridade e segurou um grande cheque? Podemos ver a data no cheque: 24 de junho de 2004. Isso se alinha com outras referências em Better Call Saul que colocam a série quatro a seis anos antes dos eventos de Breaking Bad.
Essa cena com Gus aconteceu não muito antes da cena final desta semana com Kim e Jimmy, já que Gus se escondeu logo depois disso, e então Lalo apareceu no condomínio de Jimmy e Kim quando Howard estava lá… e todos nós sabemos o que aconteceu em seguida. Então, permitindo alguns dias para a morte e memorial de Howard, seguido por Kim deixando o bar e se mudando, vamos colocar esse adeus final entre Jimmy e Kim por volta de 1º de julho de 2004.
Para onde pulamos?
Logo depois que ouvimos o som comovente de Kim gravando caixas de mudança, cortamos direto para Saul acordando na cama com uma mulher estranha e se lançando em mais um dia de advocacia eticamente ambígua. Ele se parece com o Saul Goodman que reconhecemos de Breaking Bad: ele está dirigindo o Cadillac branco com as placas “LWYRUP”, e sua linha do cabelo recuou significativamente, então claramente algum tempo se passou. Mas quanto?
A primeira pista concreta vem quando olhamos mais de perto a placa “LWYRUP”: ela tem um adesivo de registro que expira em novembro de 2005, o que colocaria o salto de tempo em cerca de um ano, mais ou menos alguns meses. (É possível que Saul tenha acabado de comprar o Caddy, e ainda é final de 2004, mas digamos meados de 2005 por enquanto.) Essa não é a nossa única pista, no entanto…
Mas espere, tem mais!
Quando Saul entra no estacionamento do lado de fora de seu escritório de advocacia, ele cola apressadamente um cartaz de deficiente no espelho retrovisor – e podemos ver que o cartaz expira em 20 de novembro de 2008. Então, agora, se você pode aceitar que Saul Goodman pode estar dirigindo por aí com etiquetas vencidas, isso pode colocar essa cena em algum momento de 2008, quatro anos completos depois de deixarmos a linha do tempo de Better Call Saul e muito mais perto da estreia de Saul em Breaking Bad. Falaremos mais sobre isso mais pra frente.
Ah, mas há uma reviravolta: o estado do Novo México emite cartazes para deficientes que expiram quatro anos depois de serem emitidos, correspondendo ao momento da renovação da carteira de motorista. Isso significa que Saul poderia ter voltado em 2004, pelo que sabemos. (Eles também emitem cartazes temporários que expiram um ano depois – mas não vamos nos aprofundar muito nos regulamentos de estacionamento do Novo México, certo?)
Então, supondo que Saul não queira ser parado por um registro caducado, nosso melhor palpite coloca essa cena de flash-forward em algum lugar em meados do final de 2005.
Quando Saul entra em Breaking Bad ?
Better Call Saul, é claro, é uma prequel de Breaking Bad, que ocorreu na época em que foi ao ar originalmente, estreando na AMC em 2008. Saul Goodman estreou no oitavo episódio da segunda temporada, apropriadamente intitulado “Better Call Saul”. como o advogado do traficante de metanfetamina de Walt e Jesse, Badger. Este episódio acontece em algum momento no final de 2008, e é supostamente a primeira vez que Saul conheceu Walt e Jesse. Mas sabemos que Bryan Cranston e Aaron Paul devem reprisar seus papéis como Walt e Jesse nos episódios finais de Better Call Saul. Então, eles de alguma forma cruzarão o caminho de Saul Goodman em 2005, três anos antes de “conhecê-lo” pela primeira vez? Ou simplesmente teremos outro salto no tempo para 2008?
Finalmente, e quanto a Gene em Omaha?
Não, não nos esquecemos dele: cada temporada de Better Call Saul, antes desta, começou com um flash-forward em preto e branco para a vida pós-Breaking Bad de Jimmy/Saul como “Gene”, um humilde gerente que vive em Omaha. Então, onde isso se encaixa na linha do tempo? Recebemos uma resposta na 5ª temporada quando Gene em pânico, temendo ter sido descoberto, trocou sua placa de Nebraska por uma de Missouri, e pudemos ver o ano no adesivo de registro da placa: 2012. Isso colocaria essas cenas cerca de um ano ou mais após o final de Breaking Bad, quando Saul conseguiu que sua identidade fosse apagada e se reinventou como “Gene”.
Ainda não vimos Gene na 6ª temporada – e sabemos que o veremos novamente em algum momento nos episódios finais. É possível que vejamos “Gene” se reunir com Kim, anos depois? Descobriremos em breve: Better Call Saul tem apenas mais quatro episódios restantes, que vão ao ar às terças-feiras na Netflix, levando ao final da série em 15 de agosto.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.