Festival Varilux de Cinema Francês 22 será presencial  e já tem data para começar

Publicidade

Festival Varilux de Cinema Francês retorna ao primeiro semestre do ano trazendo sucessos recentes e inéditos da filmografia francesa. Sua 13ª edição será entre 21 de junho e 6 de julho, com todos os filmes estreando exclusivamente nos cinemas de todo o país no dia 23. Serão catorze dias com programação nas salas, exibindo produções variadas e muitas delas integrantes de grandes festivais. Entre os gêneros, estão obras de comédia, drama, suspense e animação. Um clássico irá homenagear um grande nome francês. A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde haverá sessões de debates nos cinemas com entrada franca.

A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, também está confirmado. Sua quinta edição está com inscrições abertas no site até dia 1º de junho. Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.

Em sua 13ª edição, o Festival Varilux segue como único festival realizado simultaneamente em quase todo o país. É o maior evento dedicado a disseminar a cinematografia francesa fora da França. No ano passado, mesmo com o Brasil ainda enfrentando à pandemia de Covid, 22 estados e o Distrito Federal receberam sessões em 49 cidades e 94 cinemas. A realização presencial do Festival, com exibição exclusivamente nos cinemas, foi uma das formas encontradas pela Bonfilm – produtora responsável pelo Varilux – para ajudar na retomada da cultura e do audiovisual, setores muito prejudicados com a pandemia.

Nos dois últimos anos, trabalhamos arduamente para não perder o contato com o nosso público fiel: os amantes da filmografia francesa. Queremos nos reencontrar com todos novamente e conquistar novos espectadores para celebrarmos mais um ano nas salas de cinemas, o melhor lugar para consumir filmes. E esperamos ver todos novamente no festival – ressalta o diretor e curador do Varilux, Christian Boudier.

Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Leia também: Crimes of the Future | Terror com Kristen Stewart ganha trailer SINISTRO; assista!


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: