Stranger Things | Resumão completo da 1ª temporada

Publicidade

Depois de quase 3 anos de hiato, a nova temporada de Stranger Things está chegando ao catálogo da Netflix muito em breve, mais precisamente, no final desse mês de maio. O aguardado 4º ano da mega produção da plataforma promete preparar terreno para o desfecho da história na 5ª e última temporada.

Pensando nisso, cada semana iremos fazer um resumão das temporadas anteriores, começando, claro, pelos mistérios do início dessa trama que conquistou tantos fãs ao redor do mundo.

Aqui vamos nos aprofundar em tudo o que rolou na 1ª temporada da série, lançada em dezembro de 2017. Vem ver:

O desaparecimento de Will Byers

Esse enigma em particular serviu como o principal arco narrativo para a maior parte da 1ª temporada. Enquanto pedalava para casa no final do dia 6 de novembro, após um jogo particularmente intenso de Dungeons & Dragons com os amigos, Will é misteriosamente sequestrado, dando início a um série de caçadas que levam os personagens caminhos sinistros. Hopper, o chefe de polícia da cidade organiza os locais em grupos de busca pelo menino desaparecido, levando-o eventualmente aos imponentes portões do secreto Laboratório Nacional Hawkins, uma subsidiária sombria do Departamento de Energia dos EUA.

Enquanto isso, frustrados com a falta de progresso dos policiais, o grupo de amigos leais de Will, Mike, Lucas e Dustin começam uma busca por conta própria. Embora o trio corajoso não encontre Will, eles encontram Eleven, uma jovem fugitiva de cabeça raspada do Laboratório Hawkins. Onze, como é chamada no Brasil, é ‘talentosa’ no sentido Charles Xavier da palavra, o que significa que ela tem alguns poderes incríveis (uma mistura de Carrie de Stephen King com a Jean Grey dos X-Men). Ela foi criada para usar, principalmente, para fins da Guerra Fria e para assassinar o Demogorgon, um assustador demônio interdimensional que caiu da Árvore do Pesadelo e atingiu todos os galhos no caminho. Mas chegaremos a isso em breve.

Para não ficar de fora, Joyce, a mãe de olhos arregalados de Will, também monta uma busca desesperada por ele depois de receber alguns telefonemas estranhos e cheios de estática que ela acredita serem de seu filho desaparecido. Com as telecomunicações se mostrando inadequadas, Joyce percebe que as luzes são de alguma forma a chave para Will fazer contato, então ela transforma toda a sua sala de estar em uma espécie de tabuleiro ouija festivo para tentar alcançá-lo. Se isso não fosse estranho o suficiente, o irmão mais velho de Will, Jonathan, recorre à procura de seu irmão mais novo esgueirando-se pela floresta onde Will desapareceu enquanto secretamente tirava fotos de seus colegas de classe mais populares enquanto tomavam cervejas e brincavam na piscina. Sim, procurando por Will. Parabéns Jonathan.

Uma colega de escola não tão popular na festa é Barb. Quando as coisas ficam agitadas entre Nancy, a irmã mais velha de Mike e Steve, o encantador da escola, a pobre Barb é deixada de fora. Nas convenções de horror padrão, a virgem geralmente está segura e são os adolescentes sexualmente promíscuos que pagam com sangue por seus hormônios desenfreados. Mas não desta vez. Barb é levada pelo Demogorgon para se juntar a Will no Mundo Invertido, uma estranha dimensão paralela que vai contra a nossa. Pense nisso como uma espécie de espelho sombrio do nosso mundo, aterrorizado por monstros e totalmente desprovido de esperança, mais ou menos como o que acontecerá com a nossa realidade se o governo continuar como está.

De qualquer forma, o mistério do que aconteceu com Will parece ser resolvido no episódio quatro, quando seu corpo é encontrado na pedreira próxima. Joyce, no entanto, se recusa a acreditar que é seu filho. As águas ficam ainda mais turvas com a aparição do pai de Will, que se recusa a acreditar em Joyce e parece querer lucrar com parte desse dinheiro de compensação do governo.

Os segredos do Laboratório Hawkins

À medida que Hopper se aprofunda no secreto Laboratório de Hawkins, fica mais claro que todos os acontecimentos misteriosos em Hawkins estão ligados aos acontecimentos obscuros por lá. O instituto é dirigido por Brenner, um homem frio e impassível que atuou como uma figura paterna para Eleven antes de sua fuga.

Somente quando os poderes de Eleven entram no modo descontrole, atacando alguns guardas abusivos ao meio, Brenner mostra um pingo de compaixão por ela. Como o próprio homem permanece um mistério, as perguntas começam a se acumular: qual é a verdadeira agenda do laboratório? Eles estão sequestrando crianças com poderes? Nenhuma dessas perguntas tem respostas diretas, mas quando Hopper invade o necrotério e descobre que o corpo de Will Byer é falso, ele finalmente entende que está no meio de uma conspiração sombria.

Para ser justo com Hopper, ele parece ter bastante talento para invadir lugares. Assim como o necrotério mencionado acima, ele fala rápido para entrar no Laboratório Hawkins uma vez e invade mais duas vezes ao longo dos oito episódios. A pura ousadia de Hopper recompensa seus esforços: além de provar que o ‘corpo’ de Will Byers era tudo menos, sua primeira incursão secreta no Laboratório Hawkins revelou o portal para o Mundo Invertido.

Os amigos de Will, cujas próprias táticas investigativas consistiam principalmente em brigar entre si e consultar os livros de Dungeons & Dragons, também fazem um bom trabalho ao encontrar o portal, em uma sequência de estilo de busca que lembra o filme Conta Comigo, trilhos de trem, lutas e tudo mais. Felizmente para eles, o trio teve que lidar com a má orientação de Eleven enquanto ela tentava impedir que seus novos amigos encontrassem o Demogorgon e se tornassem sua próxima refeição. 

Essa honra duvidosa foi para um pobre cervo, cujo ataque brutal acabou levando Nancy e Jonathan ao Mundo Invertido. Em outra subversão dos tropos dos anos 80, Nancy enfrentou o mundo das sombras sozinha, sobreviveu a um encontro com o Demogorgon e descobriu a incrível verdade por trás da teia escura de subterfúgios do laboratório: barreiras entre as duas dimensões foram violados, e os portais entre os mundos se abrem nos dois sentidos.

Os poderes da Eleven

Embora alguns dos mistérios que cercam Eleven sejam deixados sem solução até o final da primeira temporada (incluindo seu paradeiro e a natureza de sua ligação com elementos específicos do Mundo Invertido), ela não encerra a temporada como um enigma. Flashbacks revelando sua existência tortuosa dentro dos limites do Laboratório Hawkins preenchem muitas das lacunas e a subtrama de Terry Ives que Hopper e Joyce investigam sugere a verdadeira natureza de sua origem secreta como um bebê sequestrado, roubado de sua mãe por causa de seu poder.

À medida que a temporada avança, começamos a ver toda a extensão de seus poderes: telecinese, os walkie talkies dos meninos sendo aumentados para onze (no sentido interdimensional), permitindo que eles se comuniquem com Will, além de um tipo de ultra-telepatia. Ela vai até eles para encontrar monstros com sua mente. Conclusão? Totalmente fantástica.

É também através de Eleven que muitos dos mistérios e conflitos da série são resolvidos. A ingenuidade científica dos meninos, ou constante importunação de seu professor de Ciências, os leva a criar um tanque de privação sensorial para Eleven não apenas descobrir o paradeiro de Will, mas também confirmar o terrível destino de Barb. Além de homenagear os tropos clássicos da cultura pop, Stranger Things também está cheio de pequenas subversões, a mudança de Steve Harrington de macho alfa babaca para cara decente sendo uma delas. 

Barb se tornou uma personagem cult e houve um grande esforço para reverter de alguma forma sua morte nas mãos do Demogorgon. Fazer isso seria uma isca e troca de gênero: afinal, a melhor amiga pateta e socialmente desajeitada praticamente nunca sobrevive a um filme de terror, e tendo visto o estado da pobre Barb no Mundo Invertido, francamente, ela não sobreviveu. Não parece que ela vai voltar tão cedo.

Falando em Barb, o mesmo tipo de lesma que saiu de sua boca também estava dentro de Will quando Joyce e Hopper finalmente o encontraram no Mundo Invertido. Os efeitos duradouros da incubação desta criatura dentro de Will ainda não foram totalmente percebidos, mas com ele fechando a série tossindo lesmas de bebê e mudando incontrolavelmente entre as duas dimensões, é de se perguntar o quanto ele vai gostar do Atari que ele ganhou para o Natal. Não se esqueça de que Hopper e Joyce deram alguns bons goles do ar tóxico do Mundo Invertido quando deram uma ressuscitação cardiopulmonar de emergência em Will. Nancy também. Se isso tem algum efeito negativo para eles, vamos descobrir no futuro.

Voltando a Eleven, seu beijo doce e repentino de Mike no final serviu como um catalisador para a tragédia e não para o romance. Seu aparente sacrifício em destruir o Demogorgon pode ser passageiro e é provável que ela volte mais cedo ou mais tarde, mas como vimos com Will, envolvimento prolongado com o Mundo Invertido nunca o deixa intocado. Se Eleven ainda é a mesma pessoa, não sabemos.

Da mesma forma, a tragédia também estava presente, desta vez na forma de um estímulo para Hopper na sequência mais emocionante do final, quando ele usou a dor devastadora da morte de sua filha para levá-lo em sua busca para salvar a vida de Will. Embora os termos exatos de seu ‘acordo’ com o governo para obter acesso ao Mundo Invertido permaneçam desconhecidos, eles certamente terão consequências na próxima temporada. 

Parece que esse acordo com o ‘Departamento de Energia’ significa que Hopper está a par de certas informações, como indicam seus pequenos pacotes de alimentos florestais. Só ele parece estar ciente de que Eleven está vivo, possivelmente no Mundo Invertido, usando o portal da árvore para andar entre os mundos, procurando comida da mesma forma que o Demogorgon fez.

As consequências

Então, onde todos foram parar? Os Byers estão como estavam, reunidos e desfrutando de um feliz Natal, com Will retornando e seu pai caloteiro fora de cena novamente. Nancy Wheeler e Steve Harrington são um item, deixando Jonathan Byers para trás. Barb está morta. Hopper ainda é o chefe de polícia, mas parece ainda mais distante quando a série termina, alterado pelas coisas que viu e fez. Assim como os Byers, os Wheelers estão desfrutando de uma temporada de férias normal e os meninos estão de volta a jogar Dungeons & Dragons, assim como eram antes de tudo ficar maluco. Eleven se foi, embora com certeza retornará. Brenner está morto, morto pelo Demogorgon, que também está morto. Provavelmente. Será?

Vamos descobrir essas respostas na 2ª temporada e fique de olho no nosso próximo resumão aqui no site. Vale lembrar que a 4ª temporada de Stranger Things estreia dia 27 de maio na Netflix.

Leia também: Ms. Marvel ganha pôster colorido para celebrar data muçulmana


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: