Já se perguntou por que nós, como público, temos uma afinidade muito maior por reviravoltas na história do que por aqueles finais felizes abertamente romantizados? Alguém poderia argumentar que há uma certa satisfação em quebrar nossos cérebros para adivinhar exatamente qual será a reviravolta. Ou preferimos esses filmes com finais inesperados simplesmente porque gostamos de ser surpreendidos. Para deixar claro, embora você nem sempre se lembre do herói pegando a garota, você sempre, sempre se lembrará de Keyser Soze entregando aquele monólogo arrepiante com o qual ele começou “Os Suspeitos”.
Parece que nos contentamos com filmes que são capazes de explodir nossas mentes coletivas ou nos deixar com uma dúvida persistente quando os créditos rolam. Além disso, qual é a melhor maneira de obter essa sacudida do que no conforto de nossos sofás assistindo na Netflix, sempre que quisermos? Não para estereotipar, mas certamente é o sonho mais vívido de um verdadeiro fã de thriller se tornando realidade. Então, sem mais delongas, aqui está a lista de alguns filmes com finais inesperados que você pode esperar para explodir sua mente.
O Sono da Morte (2016)
Este horror de fantasia dá uma olhada em Jessie e Mark Hobson, um casal que adota Cody Morgan, de 8 anos, depois de infelizmente perder seu próprio filho, Sean, quando ele se afoga na banheira. Estrelado por Kate Bosworth, Thomas Jane e Jacob Tremblay, o filme na verdade não é uma produção de terror comum. Além disso, o roteiro mistura os elementos convencionais do gênero com uma história linda e tocante. Quando tudo é considerado, ‘O Sono da Morte’ não se mistura aos muitos filmes que o precederam neste campo.
A Mulher na Janela (2021)
A psicóloga infantil Anna Fox desenvolve agorafobia após a separação do marido e vive sozinha em um apartamento em Manhattan. Incapaz de sair, ela começa a espionar seus vizinhos e percebe que uma nova família se muda para a casa ao lado. Gradualmente, ela faz amizade com a matriarca e com o filho da família e descobre que o pai pode ser um pouco abusivo. Determinada a pegá-lo em flagrante, Anna continua espionando e de repente percebe que a mãe, Jane Russell, está sendo esfaqueada até a morte. Embora ela imediatamente chame a polícia, uma mulher diferente chega ao local e afirma ser Jane jogando a mente da psicóloga infantil em uma espiral. À medida que a trama avança, a realidade de Anna continua desmoronando, e ela começa a duvidar de si mesma, levando a uma reviravolta enorme que os espectadores não verão. Leia nossa crítica.
Sonhos Lúcidos (2017)
Este mistério de ficção científica sul-coreano narra a busca de um jovem jornalista que ainda está procurando por seu filho três anos depois que ele foi sequestrado. Como último recurso, o pai recorre a sonhos lúcidos para desvendar o caso. A trama pode lembrá-lo de ‘Inception’, mas no final das contas, ‘Sonhos Lúcidos’ consegue se diferenciar da produção de Christopher Nolan. (Por um lado, o final não está realmente em debate no filme coreano). Você também pode conferir este filme para as performances estelares dadas por Kyung-gu Sol, Soo Go e Hye-Jeong Kang.
Mentiras Perigosas (2020)
Katie vive uma vida bastante normal e trabalha como cuidadora de um idoso rico. O filme retrata sua família como tendo passado por momentos difíceis com o trabalho de Katie fazendo face às despesas. No entanto, a sorte parece sorrir para ela de repente quando o cuidador herda a enorme propriedade de seu paciente, para surpresa de todos. No entanto, com o dinheiro vem o problema, pois ela é atraída para um mundo de decepção, assassinato e crime. Desvenda-se assim um jogo de gato e rato inquieto e cheio de suspense, que manterá o espectador a adivinhar até ao fim. Leia nossa crítica.
Um Contratempo (2017)
Este filme de mistério espanhol é simplesmente notável. É estrelado por Mario Casas como Adrián Doria, um empresário de sucesso e homem de família. Mas ele é preso por supostamente assassinar sua amante, Laura Vidal. Enquanto está sob fiança, seu advogado contrata uma conhecida advogada de defesa, Virginia Goodman, para fortalecer seu caso. Ela diz a Adrián que a promotoria encontrou uma testemunha e que ele precisa contar toda a verdade para que ela possa fazer seu trabalho adequadamente.
O filme é uma brisa de ar fresco quando se trata do gênero, e foca mais na trama e no desenvolvimento dos personagens. Recomendamos assistir ‘Um Contratempo’ quando você deseja uma narrativa convincente e sem frescuras adicionais.
Apóstolo (2018)
Situado em 1905, ‘Apóstolo’ segue Thomas Richardson enquanto ele viaja para uma remota ilha galesa, com a intenção de resgatar sua irmã, que é mantida em cativeiro por um culto misterioso. Ao conhecer o culto e seu líder, ele descobre como a terra infértil foi alterada por meio de sacrifícios de animais. Ele então percebe que sua irmã, Jennifer, foi sequestrada por resgate, pois o culto não pode pagar animais ilimitados. No entanto, problemas o seguem desde o momento em que ele põe os pés na ilha, incluindo uma terrível tentativa de assassinato do líder do culto, que deixa Thomas ferido. Além disso, ao tentar se esconder dos nativos, Thomas ainda se depara com a deidade da ilha, uma velha envolta em raízes e árvores. À medida que a trama sinistra se desenrola, ele puxa Thomas, morador da cidade, para o mundo sombrio do sacrifício de sangue e do paganismo, levando a uma reviravolta alucinante no final.
ARQ (2016)
Dirigido por Tony Elliott, este filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2016 e mais tarde foi escolhido pela Netflix para distribuição internacional. ‘ARQ’ é definido em um certo ponto do tempo em que os recursos energéticos do mundo estão se esgotando. Isso criou uma situação intensa entre grandes indústrias e governos.
O personagem central do filme é um engenheiro que, junto com sua namorada, está escondido com uma máquina que pode gerar energia ilimitada. Eles percebem que suas vidas estão em perigo quando vários homens armados invadem seu esconderijo. Mas cada vez que o personagem central chamado Renton morre, ele acorda no mesmo quarto. Isso o faz perceber que ele está preso em um loop de tempo. O filme usa esse conceito de maneira bastante interessante e, além disso, ‘ARQ’ traz uma reviravolta que muda imediatamente nossa percepção da situação.
Remédio Amargo (2020)
O protagonista é Angel Hernandez, que trabalha como paramédico. Sua namorada, Vane, e ele estão tentando ter um filho juntos, mas acontece que ele tem problemas de fertilidade. Ele também esconde esse fato de sua namorada. Um dia, ao levar um paciente ao hospital, o veículo em que ele se encontra sofre um acidente e, consequentemente, ele fica paralisado da cintura para baixo. Logo, Angel se transforma em um homem obcecado em acompanhar cada movimento de sua namorada, e o filme explora como ele lida com sua deficiência. Embora a premissa possa soar familiar para você, acreditamos que este filme deve ter uma chance pelo roteiro angustiante.
A Descoberta (2017)
Quando se trata deste filme, pense em ficção científica com tons de romance. Robert Redford interpreta o Dr. Thomas Harbor, um homem que provou conclusivamente que a vida após a morte existe. No entanto, as taxas de suicídio disparam e Will, seu filho, o responsabiliza por essa situação. Em uma balsa, Will (Jason Segel) conhece Isla (Rooney Mara), e mais tarde, os dois vão para o complexo onde o Dr. Harbour realiza seus experimentos. À medida que descobrem mais sobre o trabalho do pai, os dois também se apaixonam. ‘A Descoberta’ oferece algo um pouco diferente para seu gênero, e acreditamos que pode ser o filme que você está procurando.
Eli (2019)
Um filme original da Netflix dirigido por Ciaran Foy, a história de ‘Eli’ gira em torno de um garotinho que foi afetado por uma doença bastante rara. Isso tornou impossível para ele sair de sua casa, o que levou Eli a sempre viver uma vida sem amigos. Depois de levá-lo aos melhores médicos possíveis e não encontrar uma solução para seu problema, os pais de Eli nomeiam um médico que está usando um método de ponta para curar sua doença. No entanto, esses métodos ainda não foram sancionados pelo governo. Assim que o tratamento de Eli começa, ele percebe que a casa onde mora é assombrada e que há vários espíritos maliciosos ao seu redor. Sua provação continua piorando até que uma reviravolta chocante torna clara a razão por trás de suas visões.
Cam (2018)
‘Cam’ investiga profundamente os muitos perigos da internet e a facilidade com que alguém pode ficar preso em uma teia de problemas que estão muito além do controle. A protagonista é uma garota chamada Alice que secretamente trabalha como cam girl. Seu trabalho é filmar a si mesma usando uma webcam enquanto ela se entrega a atos eróticos. Não satisfeita com o número de espectadores que recebe todos os meses, Alice decide que a melhor coisa para ela é pensar em algo fora da caixa. Então, ela teve a ideia de transmitir ao vivo um suicídio falso.
Este vídeo prova ser bastante eficaz e dá a Alice a popularidade que ela sempre desejou. Mas as coisas dão errado quando uma garota que se parece exatamente com ela aparece do nada e rouba seu trunfo. Alice fica bastante chocada ao ver isso e quer levar o assunto até o fim. No entanto, isso a leva a uma descoberta estupefata que está prestes a mudar sua percepção da internet para sempre. ‘Cam’ nos mostra os perigos que precisamos evitar constantemente no mundo online, e como tudo o que fazemos ou dizemos sempre deixa uma marca na internet.
Bird Box (2018)
Um dos filmes originais da Netflix mais populares de 2018, ‘Bird Box’ é estrelado por Sandra Bullock no papel principal como uma mulher que enfrenta uma ameaça apocalíptica enquanto tenta proteger a vida de seus filhos.
O filme se passa em uma época em que o mundo foi devastado pela presença de uma estranha coleção de entidades que tem um efeito mortal em quem põe os olhos nelas. As pessoas que cometem esse erro instantaneamente perdem a cabeça e se matam. A única maneira de atravessar essa situação mortal é amarrando pedaços de pano em volta dos olhos para evitar olhar para as entidades a todo custo. Aqueles que sobreviveram a essa provação estão indo para uma comunidade especial onde estão a salvo desse incômodo. A mulher em questão também tenta levar seus filhos para o mesmo local enquanto navega em algumas situações extremamente perigosas e violentas. ‘Bird Box’ é uma nova abordagem para filmes de apocalipse zumbi e seu caso como um dos melhores do gênero também é auxiliado pelo bom desempenho de Bullock.
The Perfection (2018)
Original da Netflix, ‘The Perfection’ é um filme que tem seu quinhão de distorções. Ele se orgulha de várias reviravoltas ao longo da narrativa e contribui para um relógio bastante emocionante. O filme começa com a história de Charlotte, uma talentosa jovem violoncelista que abandona sua escola de música depois que sua mãe é hospitalizada de repente. Charlotte, alguns anos depois, entra em contato com seu professor, Anton, e vai para Xangai ao lado dele e de alguns outros músicos para ingressar em uma escola de música de elite. Uma vez lá, ela encontra Lizzie, outra aluna de Anton. É o encontro desses dois personagens que inicia uma cadeia de eventos sinistros. ‘The Perfection’ pode oferecer alguns clichês de gênero, mas este é um filme que você não deve perder a qualquer custo.
Velvet Buzzsaw (2019)
Ame ou odeie, há uma coisa que você absolutamente não pode negar sobre este lançamento da Netflix: é facilmente um dos filmes mais ridículos que você verá, com um final que dá à estranheza do enredo uma corrida pelo seu dinheiro. Francamente, há tanta coisa acontecendo: comentários sociais, crítica de arte, crítica sobre o ato de crítica e uma trama de terror em algum lugar, que você terá pouco em que pensar à medida que o filme avança. Há também bastante ofício envolvido a partir da formação considerável de atores envolvidos. É quando o filme termina que as perguntas inevitáveis começam a chegar até você. Se você puder evitá-los, o ‘Velvet Buzzsaw’ pode ser um relógio deliciosamente estranho, se você tiver gosto para isso.
Fratura (2019)
A Netflix criou um nicho para si quando se trata de produzir thrillers intensos e ‘Fratura’ de 2019′ serve como outra adição sólida ao seu repertório. O filme gira em torno de uma família de três pessoas que está de férias quando uma tragédia muda completamente suas vidas. A terrível experiência começa quando a filha, Peri, se machuca e precisa ser internada em um hospital. Enquanto o pai, Ray, espera no saguão do hospital, sua esposa, Joanne, leva Peri para alguns exames. Estando extremamente cansado, Ray desmaia, apenas para descobrir mais tarde que sua esposa e filha estão desaparecidas. Ninguém no hospital pode lhe dar qualquer informação sobre o mesmo, e eles até negam ter visto Joanne e Peri em primeiro lugar. Ray percebe que uma conspiração sinistra está em ação e ele precisa se apossar de sua família antes que algo irreversível aconteça.
O ritmo do filme é brilhante e preenche todas as caixas de um thriller psicológico. Este filme fascinante é elevado a um status mais alto pela poderosa atuação de Sam Worthington no papel principal.
Crimes de Família (2020)
Este thriller argentino segue uma mãe enquanto seu filho e sua empregada doméstica estão lutando em dois casos legais separados ao mesmo tempo. Cecilia Roth interpreta Alicia, cujos instintos maternos a guiam para proteger seu filho, Daniel, a todo custo, apesar das acusações de estupro e abuso doméstico serem feitas contra ele por sua ex-mulher. Ao mesmo tempo, sua ajudante, Gladys, está sendo julgada por matar seu segundo filho após o nascimento. O que vale a pena assistir a este filme é o fantástico desenvolvimento dos personagens com algumas conversas bastante pertinentes sobre questões sociais no pano de fundo.
Black Mirror: Bandersnatch (2018)
Falando de reviravoltas na história, este filme não tem apenas uma. Existem 5 principais e perto de 10-12 que você pode alcançar se estiver disposto a gastar o tempo necessário. Todos nós sabemos que ‘Black Mirror’ é um sucesso devido ao seu tema cerebral e técnicas de apresentação inovadoras. No entanto, com ‘Bandersnatch’, tanto a Netflix quanto a equipe de ‘Black Mirror’ empurram o envelope para apresentar uma TV altamente interativa para um público curioso.
Semelhante a um RPG, você pode fazer escolhas que levam a narrativas elaboradas separadamente. Isso leva a finais diferentes, mas você também pode voltar para fazer uma escolha diferente caso chegue a um beco sem saída. O marketing pode ter sido mais centrado na natureza enigmática da TV interativa e na necessidade de vendê-la, mas o enredo é bem pensado e adaptado para oferecer a experiência definitiva de ‘Black Mirror’ com uma vantagem adicional.
Estou Pensando em Acabar com Tudo
Dirigido e escrito por Charlie Kaufman, o filme segue uma jovem que está viajando com seu novo namorado, Jake, para conhecer seus pais. Continuamos descobrindo cada vez mais sobre a protagonista e por que ela está pensando em terminar as coisas com seu namorado à medida que o filme avança. Mas o roteiro abriga uma certa desorientação que permanecerá com você mesmo depois que os créditos rolarem. Não queremos dizer mais nada e estragar a história para você, mas tenha certeza de que ‘Estou pensando em acabar com tudo’ fará você quebrar a cabeça e puxar cada fio que foi apresentado durante o curso filme.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.