Aplicativos móveis e de computador e jogos para estudo

Publicidade

Confira algumas das vantagens que a tecnologia trouxe, como aplicativos de estudo ou jogos que incentivam a manter o foco.

A sociedade muda rapidamente e os hábitos dos estudantes tendem a acompanhar. O progresso acelerado nos trouxe inúmeras vantagens e uma das principais é o advento da internet e dos computadores pessoais. Hoje, qualquer pessoa tem acesso a uma infinidade de recursos e ferramentas através dos celulares, isso em qualquer instante e em qualquer lugar do mundo.

Diferente do que acontecia nas gerações passadas, atualmente existem inúmeros recursos que facilitam a vida do estudante, capazes de tornar o aprendizado cada mais prático e divertido. Um bom exemplo de ferramenta que surgiu com o advento da internet e é um grande auxílio na vida dos estudantes é a ferramenta de corrigir redação online, um algoritmo que identifica automaticamente erros no texto e é capaz de, em segundos, apontar erros básicos de redação.

Neste artigo, vamos trazer algumas das melhores ferramentas para auxiliar na hora dos estudos, disponíveis em computador e em aplicativos móveis, além de alguns jogos que não apenas podem motivar o aluno a se empenhar nos estudos, como podem também desenvolver boas habilidades de raciocínio crítico e foco.

Os aplicativos e os sites são o futuro da educação. Principalmente após esse momento em que foi intensificado o ensino à distância, muitos alunos têm se acostumado a aprender pelo computador, além de professores que estão se adaptando para manter o ensino remoto. Assim, existem inúmeras ferramentas que podem ajudar na hora dos estudos, seja com aplicativos de controle de tempo, como o pomodoro, seja com programas de conteúdo de aprendizado, como podcast ou canais de YouTube que auxiliam no ensino. Para além da educação, o incentivo em áreas que envolvam recursos digitais tem impulsionado diversas mudanças no mundo do trabalho, com predominância para os setores de tecnologia de informação e jogos de digitais.

Há também inúmeros recursos de aprendizado de linguagens como, por exemplo, aplicativo de dicionário para quem deseja aprender inglês ou chinês ou outros idiomas. E fora da internet, existem os clássicos jogos, que são utilizados há muitos anos para desenvolver um pensamento ágil e crítico, ainda adaptados para a realidade virtual e que servem como ótimas ferramentas para aprendizado de crianças e adultos.

Podcasts

Um grande movimento recente na divulgação do conhecimento é o podcast. Aplicativos como o Spotify, por exemplo, oferecem uma enorme variedade de podcasts para serem ouvidos sobre diversos temas, desde atualidades até política, história, geografia, etc. São ótimas ferramentas para quem deseja, por exemplo, estudar para vestibular. Há inúmeros podcasts que tratam de questões como redações e temas.

Aplicativos de controle de tempo de estudo

Uma outra grande ferramenta que auxilia os estudantes é o aplicativo de controle de tempo. Geralmente funciona a partir do método Pomodoro, que consiste em pequenos períodos dedicados ao estudo e com intervalos curtos e regulares. Deste modo, o aplicativo atrai o estudante através de jogos digitais que oferecem recompensas para cada tempo de estudo cumprido devidamente. Alguns deles são, por exemplo, o Pomello ou o Tomato-timer. Já sobre os aplicativos que trazem recursos de jogos, por exemplo, tem o Forest.

Jogos 

Que as boas opções para trabalhar o raciocínio crítico são jogos, principalmente os que envolvam matemática ou noções de estratégia. Como, por exemplo, o sudoku ou xadrez. Existem diversas opções de sites como o Chess, em que você pode jogar xadrez online até com seus amigos e é uma ótima ferramenta para desenvolver o raciocínio crítico e a capacidade de pensamento ágil desde a infância até idades mais avançadas.

Aplicativos de dicionário e línguas

Outra área de estudo que se beneficiou bastante do advento da internet é a do aprendizado de línguas. Tanto pela disponibilização de ferramentas de tradução online, quanto pelas próprios opções de cursos e sites que ensinam idiomas gratuitamente. Além disso, o acesso a dicionários e outros recursos ficou muito mais fácil com a popularização da internet. Por exemplo, para quem deseja aprender chinês, há ótimas opções de dicionários gratuitos tanto na web, como por exemplo o YellowBridge, quanto por aplicativo, como por exemplo o Pleco.

É possível concluir que a internet e o computador viraram grandes ajudantes dos alunos nos mais diversos cenários, desde a educação básica até a formação profissional e área de atuação.

Mesmo com o celular, é possível baixar aplicativos como o Forest para jogar e controlar o foco nos estudos, além de dicionários como o Pleco para aprender chinês e outros aplicativos de jogos clássicos como o sudoku ou o xadrez, disponíveis a qualquer momento e gratuitamente.

Esperamos, então, ter dado algumas direções de como utilizar dessas ferramentas ao seu favor na hora de estudar! É impressionante a quantidade de recursos que apenas não utilizamos por não conhecer, uma vez que a internet é tão cheia de conteúdo que fica difícil de filtrar as coisas realmente úteis. Através desse pequeno compilado, a ideia é que você possa utilizar alguma dessas ferramentas para melhorar sua rotina de aprendizado!

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: