Crítica | Tô Ryca! 2 – Carisma abundante de Samantha Schmütz salva sequência da mesmice

Publicidade

Com talento para esbanjar, Samantha Schmütz já provou anteriormente que consegue segurar sozinha uma história, mesmo que não haja um roteiro consistente. A comediante faz uma batida refrescante de seu carisma, com a fluidez de sua atuação, e entrega um suco cítrico interessante, talvez pouco original em sua essência, mas, ainda assim, divertido e que funciona de modo geral. Na comédia Tô Ryca! 2 – sequência do sucesso de 2016 – a atriz novamente cumpre o esperado e faz a trama mais do mesmo ter pontos de humor genuíno, mesmo que haja pouquíssima evolução nesses quase 6 anos de diferença entre um filme e outro.

Sem mudança no tom ou algo signicativo que justifique uma sequência plausível, o roteiro da comédia se sustenta apenas por um plot simples: agora Selminha está pobre novamente e precisa reaprender a viver como uma pessoa “normal”. A partir disso, o longa leva tempo demais para pegar no tranco, mas mostra sua real energia da metade para o final, que é quando a história, de fato, alcança o objetivo de divertir e entreter. Até lá, piadas que não decolam e exageros narrativos fazem o espectador desejar ir assistir outro filme que seja realmente rico em alguma coisa. 

A trama e o elenco

Como o único grande conflito do roteiro é o fato da protagonista voltar ao seu estado de origem no filme anterior, há poucas alternativas para fazer o humor seguir vertentes criativas. Há também poucos personagens novos e a força maior – além da atuação sempre cômica de Schmütz – está mesmo em fechar algumas pontas soltas do passado e ressignificar personagens pouco utilizados antes, como o advogado da Selminha, sua melhor amiga (vivida por Katiuscia Canoro) e o noivo dela.

Dessa forma, todo o primeiro ato da trama – que explora a chegada de uma trambiqueira que rouba a fortuna da protagonista (vivida pela ótima Evelyn Castro) – é arrastado, a montagem é apressada e nada soa natural, porém, felizmente essa falta de sintonia perde força quando Selminha precisa voltar a viver no subúrbio do Rio com apenas 900 reais por mês e sem nenhum luxo. É o de sempre: colocar o pobre em uma vitrine e explorar suas peculiaridades, dores e lutas diárias, algo que os roteiristas brasileiros aparentemente se divertem fazendo. E aqui, como podemos esperar, não é diferente.

Ainda assim, com consciência e responsabilidade, até há pequenos trechos e falas que utilizam sabiamente o humor como forma de crítica social sobre assuntos importantes como desigualdade, valor baixo do salário-mínimo atual e solidariedade seletiva. Esses detalhes sem dúvida fazem a comédia ter um valor maior e não ser apenas um entretenimento vazio, como tantas outras.

No entanto, o diretor Pedro Antônio (Os Salafrários) – ótimo na construção do humor – parece estar preso no mesmíssimo filme por alguns anos e disposto apenas a cumprir a demanda por comédias unidimensionais. Sua condução é enérgica e bastante consciente de seu público-alvo, mas a falta de pensar fora da caixa tem deixado suas obras em um único tom.

Conclusão

Dessa forma, se tem algo abundante em Tô Ryca! 2, sem dúvida é o carisma de Samantha Schmütz, que ofusca as falhas de um roteiro pouco engenhoso e faz a sequência funcionar dentro de sua intenção despretensiosa, mesmo que não haja nenhuma grande evolução em relação ao filme original.

A comédia demora uma vida para pegar no tranco, mas alcança piadas já conhecidas pelo público e deve agradar quem saiu satisfeito com a história anterior. De resto, o entretenimento proporciona uma sessão leve, limitada e facilmente esquecível na prateleira de inúmeras outras histórias nesse mesmo timbre. Pelo visto, herança não compra criatividade.

NOTA: 7/10

Leia também: Crítica | A Vida Depois – As cicatrizes de um trauma em drama comovente da HBO Max


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: