O entretenimento está disponível via diversas ferramentas atualmente. E uma delas são os shows de televisão. Apesar de haver diferentes mídias sociais gratuitas, há muitas pessoas que ainda acompanham os shows de televisão. E um dos temas explorados pelos apresentadores é o mundo empresarial.
Ao longo dos anos, diversos shows fizeram parte da televisão brasileira. Mas alguns em específico tiveram maior audiência do que a média. Seja porque envolveram pessoas famosas, ou pelo simples motivo de terem desafios que atraiam os espectadores para saber quem seria o vencedor, a verdade é que a audiência era consideravelmente grande. E nós separamos uma lista dos principais show de TV que tiveram como tema os negócios.
Shark Tank Brasil
O show dos Estados Unidos, Shark Tank, foi adaptado ao Brasil, e atraiu diversos espectadores. A Rede Bandeirantes transmitiu esse show em televisão aberta, o que fez com que mais pessoas tivessem interesse em assisti-lo. A ideia básica era fazer com que pessoas que queriam ser empreendedoras apresentassem seus negócios para possíveis investidores.
A produção da Sony Channel teve seu primeiro episódio em 13 de outubro de 2016. Desde então, foi criando novas séries com outros participantes. E os desafios constantes dos participantes em busca de uma oportunidade de se tornarem empreendedores de sucesso fez com que eles ganhassem o carinho do público, em alguns casos.
Diferentes empresas participaram, e conseguiram fazer uma publicidade de seus produtos para a audiência. Ao longo do tempo, o jogo foi mudando suas regras para que as pessoas continuassem sentindo-se atraídas a verem os participantes tentando convencer os investidores. E a superação dos desafios serviu de incentivo para que muitos empresários adotassem práticas que foram exploradas pela série.
O Aprendiz
Em O Aprendiz, série comandada pelo empresário Roberto Justus, diversas pessoas lidavam com os desafios dos negócios. O programa simulava a vida de empresários que buscavam ter sucesso com suas empresas. Ao longo do tempo, Roberto, juntamente com seu grupo de conselheiros, decidia se a pessoa deveria continuar ou não no programa.
A decisão era sempre baseada em fatos, e indicativos que apresentavam um fundamento para saber se a pessoa deveria ou não seguir no programa. E os erros dos participantes ajudavam os empresários a saber o que eles deveriam evitar ao experimentarem a vida de comandante de um negócio.
O enredo envolvente e os diversos momentos de tirar o fôlego fizeram com que O Aprendiz fosse um dos realities de negócios mais assistidos de todos os tempos. Porém, o show acabou não tendo prosseguimento, e foi deixado de lado após um tempo. Mas as lições para os empreendedores ficaram, mesmo com o fim do show.
Diversos empresários têm como inspiração esses shows de TV. E ferramentas online podem ajudar o pequeno empresário a desenvolver o seu negócio. Por exemplo, você pode clicar aqui para gerar o nome perfeito para o seu negócio. Ao combinar as diferentes ferramentas você poderá criar o seu negócio do zero, e desenvolver ele ao longo do tempo, sempre com um planejamento adequado e atualizado.