Viúva Negra, o aguardado filme da Marvel focado na única heroína que faz parte dos Vingadores originais finalmente chegou aos cinemas. Para alguns, talvez um pouco tarde do que deveria, uma vez que Natasha Romanoff está atualmente morta no MCU após ter se sacrificado em Vingadores: Ultimato.

Mas Viúva Negra, seu filme solo, traz algumas informações relevantes sobre seu passado caótico e explica algo que os fãs estavam loucos para saber: afinal, o que acontece com a Viúva e o Gavião Arqueiro na Missão Budapeste? Neste artigo vamos responder!

Leia a nossa crítica de Viúva Negra!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Afinal, o que é a Missão Budapeste? 

Mencionada pela primeira vez lá em 2012, em Os Vingadores, sabemos que o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) são muito próximos e essa amizade se desenvolveu durante esse período em que tiveram essa tal missão super secreta e perigosa em Budapeste. Eles sempre trazem o assunto de volta quando estão prestes a viver alguma cena de ação no MCU, sendo a última vez, quando estavam partindo para Vormir para recuperar a Joia da Alma e reverter o caos que Thanos havia criado, no entanto, essa última aventura resultou – como sabemos – no sacrifício de Natasha. Nunca havia sido dito em detalhes o que, de fato, eles dois viveram de tão especial na Hungria, até agora.

O filme solo respondeu mesmo? 

Esperava-se que Viúva Negra – que se passa entre Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita – fosse abordar esse momento tão enigmático da vida da personagem antes de fazer parte fixa dos Vingadores, enquanto ainda trabalhava para a S.H.I.E.L.D., porém, antes de mais nada, vale ressaltar que a explicação não é lá tão clara assim. Mas vamos lá.

No filme, o primeiro encontro entre Natasha e Yelena (Florence Pugh) acontece justamente em Budapeste, quando a nova Viúva revela que a Sala Vermelha ainda existe e que o General Dreykov (Ray Winstone), um dos vilões do filme, ainda está capturando jovens meninas para o programa. Natasha fica em choque com a informação, já que ela acreditava ter destruído tanto o local, quanto o vilão.

E é aí que entra a Missão enigmática: a Natasha revela que Clint Barton esteve com ela alguns anos antes em uma missão de armar as bombas para matar Dreykov, que comandava a Sala Vermelha. Os dois passaram dias escondidos juntos em um local dentro da estação de metrô enquanto armavam a emboscada para o general. A protagonista revela ainda que esta foi a última etapa antes da deserção para a S.H.I.E.L.D. Na cronologia do MCU, isso deve ter se passado por volta de 2008 ou 2009, antes da estreia da personagem em Homem de Ferro 2, no ano de 2010.

Até descobrir que a missão havia falhado, Natasha carregou o fardo do assassinato da filha de Dreykov (Olga Kurylenko) – que viria a se tornar o vilão Treinador – , ao mesmo tempo em que a suposta morte do vilão simbolizava a grande libertação da lavagem cerebral terrível sofrida durante todo o seu treinamento. Com isso, Clint foi a única pessoa que esteve com ela durante esse momento crucial e foi seu principal parceiro desde a chegada à organização de Nick Fury (Samuel L. Jackson).

E o que isso muda no futuro? 

De acordo com a cena pós-créditos de Yelena sendo recrutada pela Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) para buscar justiça pela morte de Natasha e, com isso, caçar Clint, é possível que essa seja a trama da série Gavião Arqueiro no Disney+. Yelena será a nova Viúva Negra do MCU e deve confrontar o herói para saber como Natasha morreu.

Vale lembrar que a série, que tem estreia prevista ainda para 2021, já tem Florence Pugh como uma das atrizes confirmadas no elenco, que conta também com Hailee Steinfeld no papel de Kate Bishop, uma aprendiz de Clint, que deve assumir o posto dele daqui para frente.

Viúva Negra já está em exibição nos cinemas e no Disney+.

Leave a comment

Melhores séries Rua do Medo: 1666 – PARTE 3 – Final #Crítica Atypical Interrompemos a Programação #Crítica