A série de super-heróis do Disney + ‘Loki‘ demonstra o quão profundamente na fase 4 do MCU estamos agora por ser uma experiência de visualização maravilhosamente estranha. O episódio inaugural da série usa seu protagonista extremamente popular (Tom Hiddleston) à medida que começa a explorar os territórios anteriormente desconhecidos da Marvel Comics. Tematicamente, ‘Loki’ tem uma ampla gama de antecessores – dos livros de Terry Pratchett e Douglas Adams a programas como ‘The Umbrella Academy’.
No episódio 1, intitulado ‘Glorioso Propósito’, Loki cria uma variante desonesta de si mesmo ao escapar com o Tesseract. A Autoridade de Variação Temporal (TVA), a organização burocrática imensamente poderosa que zela pela linha do tempo, descobre isso, e Loki é subsequentemente capturado e levado para a sede da TVA. Lá, ele aprende sobre o eventual destino do Loki Principal, e Mobius M. Mobius (Owen Wilson), um veterano agente da TVA, pede sua ajuda para lidar com um inimigo perigoso.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final do episódio 1 de ‘Loki’.
Alerta de spoilers a seguir!
Antes, vamos recapitular o primeiro episódio de Loki
Depois de escapar dos Vingadores e dos agentes da SHIELD em 2012, Loki se encontra no meio do Deserto de Gobi, na Mongólia. De repente, um grupo de indivíduos com armadura aparece através de um portal e fala sobre coisas que nem mesmo Loki ouviu falar. Entre essas pessoas está Hunter B-15 (Wunmi Mosaku), que facilmente incapacita Loki e o leva de volta para a sede da TVA. Os funcionários que trabalham lá o processam antes de ser apresentado à juíza da TVA, Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw), que o condena a ser “resetado”.
Felizmente, Mobius se interessa por ele. É revelado que o agente está atrás de uma variante extremamente perigosa que já matou vários agentes da TVA ao longo da linha do tempo. Quando eles estão sozinhos em uma sala, Mobius mostra a Loki suas ações do passado e do futuro e tenta entender as razões por trás das atrocidades que o Asgardiano cometeu ao longo dos anos. Depois que ele é chamado, Loki consegue escapar, mas logo descobre o que a TVA realmente é em um contexto que ele pode entender.
Depois que ele volta para a sala, Loki decide observar mais sobre seu futuro, aparentemente por impulso. Mobius parou a projeção após a morte de Frigga (Rene Russo). Enquanto Loki luta com o surgimento repentino da dor, ele observa seu pai dizer ao Loki Original que ele o ama antes de morrer também. A última revelação vem depois disso.
Loki assiste com horror Thanos sufoca ele até a morte. No momento em que Mobius retorna, Loki se tornou uma casca de seu antigo eu. Pela primeira vez na vida, ele não tem um propósito. Mobius oferece exatamente isso quando ele conta a ele sobre a variante que está matando agentes da TVA e pede a ajuda de Laufeyson para capturar o culpado.
Quem são os Guardiões do Tempo? O que é TVA?
Como revela o anúncio feito com a animação dos anos 1970, houve um tempo em que a criação esteve perto da destruição por causa de uma guerra entre as linhas do tempo. Foi quando os 3 Guardiões do Tempo vieram e transformaram o multiverso em uma única linha do tempo linear, que a TVA considera sagrada. Desde então, os Guardiões do Tempo cuidam da linha do tempo com a ajuda da TVA. Quando variantes como Loki aparecem, os agentes da TVA são encarregados de trazê-los. Na sede, as variantes são julgadas por seus crimes. Se forem considerados culpados, eles passam por um processo conhecido como “reset”, que provavelmente é a morte para todos os efeitos.
Nos quadrinhos, uma entidade ainda maior criou os Guardiões do Tempo, que serviu como o último diretor da versão anterior da TVA na realidade anterior. Será interessante ver em que direção a série está indo em termos de história de fundo da TVA. Se esta entidade for apresentado mais tarde na temporada, ele provavelmente terá um papel central na história.
Vamos ver o que está por vir nos próximos episódios da série.
Leia nossas primeiras impressões dos dois primeiros episódios.