O que provocou o colapso? Entenda o final de Awake, suspense da Netflix

Publicidade

Já está disponível no catálogo da Netflix o filme de suspense que está sendo considerado o novo Bird Box da plataforma. Em Awake, após um colapso global, as pessoas não conseguem mais dormir. Mas será mesmo que no desfecho dessa trama descobrimos por que o mundo não consegue mais dormir? Neste artigo vamos explicar o final em detalhes, então, se você gostou do filme, pega a pipoca que vai se surpreender!

Leia a nossa crítica completa de Awake!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Uma enigmática explosão solar fez a maioria da população da Terra não ter mais a capacidade de dormir. Paralelamente a isso, também impediu que todos os aparelhos eletrônicos funcionassem. Embora não haja muito mais explicação do que isso, Awake não tenta se aprofundar no que causou o evento catastrófico, mas dá algumas pistas ao longo da trama, como o uso exacerbado de eletrônicos no planeta e uma possível intervenção extraterrestre, aos moldes de franquias como Cloverfield e Um Lugar Silencioso.

Como no caso da maioria dos filmes de “fim do mundo”, os civis imediatamente começam a agir como loucos. Há pessoas nuas na rua e presidiários fugitivos perambulando por aí. A loucura mais bizarra do filme ocorre em uma cena na igreja. O psicólogo Brian (interpretado por Finn Jones) parece ser um dos principais atores do filme, até ser morto a tiros por um lunático depois que as pessoas começam a descobrir que Matilda (interpretada por Ariana Greenblatt) ainda pode dormir.

Matilda, ao lado de sua mãe, que também é ex-viciada em drogas e ex-soldado (interpretada por Gina Rodriguez) e o irmão Noah (interpretado por Lucius Hoyos), fogem e começa uma viagem de carro até The Hub, onde esperam que Matilda possa ser testada em a esperança de uma possível cura.

Ao chegar lá, Jill se reencontra com seu ex-colega, Dr. Murphy (interpretado por Jennifer Jason Leigh), que quer cortar a cabeça de Matilda. Apesar de sua falta de sono fazendo-a imaginar que Noah quer matá-la, Jill luta contra o Dr. Murphy. No final das contas, é o Dr. Katz (interpretado por Gill Bellows), que, depois de uma mudança de coração, injeta o Dr. Murphy. A seringa ainda tem uma bolha de ar que, por sua vez, causa a morte do Dr. Murphy, salvando Matilda. Enquanto isso, como os soldados começaram a enlouquecer por falta de sono, eles começaram a atirar em tudo e todos. Noah acidentalmente se eletrocuta ao imaginar que está cortando um peixe.

Com quase todos mortos, Jill está embalando o corpo de Noah enquanto Matilda observa. Matilda vê o movimento dos olhos de Noah e percebe que ele voltou à vida. Com Jill mais perto da morte, Noah e Matilda percebem que, para sobreviver sem dormir, você deve morrer. Acontece que Matilda morreu no acidente de carro nos momentos iniciais do filme e é despertada. É por isso que ela pode adormecer, ao contrário de todas as outras pessoas.

Noah e Matilda arrastam a mãe para um lago e a mantêm embaixo d’água. Arrastando-a no último momento, eles realizam a RCP nela. Assim, quando Awake corta para a tela escura do final, ouvimos Jill ofegando pela vida. Ou seja, ela conseguiu ressuscitar.

Acontece que em Awake você precisa morrer e ressuscitar para sobreviver. Um final bastante simples, que é mostrado de forma eficaz, algo que pode convencer o público a dar uma segunda chance caso não tenha fisgado logo de início. Porém, uma possível sequência pode dar mais respostas sobre o que provocou colapso solar e o motivo de ninguém dormir mais. Será? Vamos aguardar!

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: