Sombra e Ossos estreou na Netflix recentemente e está fazendo sucesso entre o publico. Assim como Game Of Thrones, Harry Potter e outros, o Grishaverso é imensamente grandioso e merece atenção. 

A trama acontece em um mundo devastado pela guerra, onde a órfã e soldado Alina Starkov (Jessie Mei Li) descobre um poder extraordinário. Com uma ameaça monstruosa da Dobra das Sombras à espreita, Alina é separada de tudo o que conhece para treinar e fazer parte de um exército de elite mágicos.

A história de Sombra e Ossos gira em torno de um mundo separado pela guerra, além de Jessie Mei, o ator Ben Barnes também protagoniza a série como General Kirigan

Veja abaixo tudo sobre esse universo de magia e fantasia: 

O Grishaverso foi separado por países quando a guerra se instalou e os dividiu. Isso porque, antes da criação da Dobra das Sombras, os povos estavam em guerra contra os Grishas. No entanto, muito tempo depois (época em que se passa a série), o país de Ravka, e o maior de todos, aparentemente é o único que aceita e acolhe os Grishas. Mas, antes disso, vamos entender quem são essas pessoas. 

No universo de ‘Sombra e Ossos’, os Grishas são pessoas capazes de controlar algum elemento, por exemplo, ar e fogo, ou então uma matéria ou outra coisa. Resumidamente, seres mágicos. 

Alguns Grishas não são tão comuns de encontrar, como é o caso de uma sangrenta (Heartrender), que tem habilidade de danificar os órgãos internos de uma pessoa, roubar o ar dos pulmões de uma pessoa, esmagar sua traqueia, desacelerar um coração. Ou exemplo são os Grishas artesãos (Alfaiate), têm a capacidade de mudar a aparência de uma pessoa, tornando-os excelentes por motivos cosméticos ou de espionagem. Nesse caso, a personagem Genya é a única que conhecemos na série com essa habilidade. 

Veja abaixo todos os Grishas que conhecemos na série: 

Durast: que têm a habilidade de manipular e transformar matéria sólida e materiais como metal, madeira, pedra e vidro. 

Alquimistas: capazes de controlar elementos químicos. 

Curandeiro: Possuem habilidade de curar feridas, curar algumas doenças, consertar ossos quebrados e restaurar a vitalidade. 

Infernais: controlam e manipulam o fogo.

Aerus/Squallers: estes tem a habilidade de manipular o ar e a pressão. 

Hidros: manipulam a água. 

Amplificadores: não são pessoas, mas animais ou artefatos raros no universo capazes de amplificar os poderes dos grishas. Esses animais são considerados mitos. 

Conjurador das sombras: manipulam e controlam as trevas e sombras. Nesse caso, na série, nós conhecemos apenas o Darkling (General Kirigan) e Baghra, mãe dele. 

Conjurador do Sol: este é o tipo mais raro de Grishas. No momento em que se passa a série, um conjurador do sol, até então, era considerado uma lenda e adorado nas orações pelos fiéis como quem irá destruir a dobra. Contudo, descobrimos que Alina Starkov é a Grisha mais rara do Grishaverso

No entanto, vale lembrar que assim como existem pessoas com habilidades mágicas, existem os não mágicos. Pessoas normais, meros seres humanos como nós. E claro, que assim como em outros universos que conhecemos isso daria problema. 

Contudo, é importante deixar claro que, quando a Dobra das Sombras foi formada, o país de Ravka se dividiu em dois, e com o passar dos anos, passou a incluir os Grishas no seu exército, já que o país está em guerra com outros países, e é o único a aceitar os grishas. Mas, tem um adendo, a partir do momento que uma pessoa se descobre com poderes, ela não tem como recusar ir para o exército. 

Agora, para dar continuidade no grishaverso, é preciso compreender que na atualidade, os países deste universo estão em guerra. E na série não conhecemos todos eles, Ravka é o maior e mais importante de todos, e também onde se passa a série toda. Pensando nos telespectadores, a Netflix postou um mapa da série para ajudar a entender o universo. 

Veja abaixo:

Como dito antes, os países estão em guerra, e com Ravka foi dividida em duas, para atravessar mantimentos e pessoas, o único caminho é pela Dobra das Sombras. Pois, pelo norte encontra-se Fjerda, e pelo sul, o país Shu-Han. Na série, não conhecemos nenhum dos dois, mas entendemos o atrito que existem entre eles. Principalmente porque em Fjerda existem os caçadores de bruxas, ou seja, homens que perseguem e capturam grishas para matá-las. 

No entanto, existe um outro país que não tem ligação direta na guerra, Kerch. Uma ilha no Mar Real considerada como terra sem lei. Lá nós conhecemos o grupo que vai atrás de Alina para ganhar uma recompensa grandiosa em moedas Kruges. Neste país, existem muitos mafiosos e traficantes, que raptam crianças e mulheres para trabalharem como escravas ou com prostituição. Além disso, o país está cheio de cassinos, clubes de dança e etc. 

Além disso, como podemos ver no mapa, o Grishaverso também possui outros dois lugares, Novyi Zem e as Ilhas Errantes. Nós não sabemos muito sobre os dois, mas podemos esperar que a série explore esses países em outras temporadas.

Exército de Ravka:
IMG_2190.jpeg

Por fim, é importante saber que em Ravka existem dois exércitos. O Primeiro Exército é composto por pessoas normais, sem poderes, um exército militar normal. Já o Segundo Exército é composto pelos Grishas. Todas as crianças de Ravka são testadas, e assim que se descobre que se tem poderes, são tiradas dos seus pais, das suas casas e mandadas para treinar no Pequeno Palácio de Ravka. Ou seja, fora de Ravka, outros países perseguem e matam os grishas, dentro de Ravka você é obrigado a ir para o Exército. Complicado, né? 

Além disso, o Segundo Exército do Grishaverso é dividido em três categorias: 

  1. O Alto Escalão:, composto pelos grishas que conseguem manipular o corpo. Os sangradores e os curandeiros. Nesse caso, eles usam kefta vermelho (casacos bordados usados pelo exército).
  2. Segundo Escalão (Etherealki): grishas com habilidades da natureza, sendo os aerus, os infernais, e os hidros. Seu kefta é azul. 
  3. Terceiro Escalão (Materialkis): composto pelos que conseguem manipular materiais, sendo sólidos ou outros. Sendo os alquimistas, e os durasts. Um detalhe aqui é que são eles que criam os keftas aprova de bala. Além de terem posição fundamental para manipularem os amplificadores. 

Agora você já está expert no Grishaverso e pode maratonar, rever ou estar preparado para a próxima temporada. 

Leia mais: Sombra e Ossos | Conheça a nova série de fantasia da Netflix

Leave a comment

Assistidos Netflix Resenha no #BBB21 #Crítica Marie Curie #Pipocas Indica