Conheça a incrível história real por trás de ‘A Escavação’, da Netflix

Publicidade

Para os amantes de um bom drama de época, o longa A Escavação já está disponível na Netflix e promete trazer à tona uma história bastante interessante e importante para a cultura inglesa. Estrelado por Carey Mulligan, Ralph Fiennes e Lily James, a trama acompanha a importante descoberta arqueológica de Basil Brown e como esse acontecimento se tornou um marco para a humanidade. Mas será que essa história realmente aconteceu? Quem diabos foi Basil Brown? Bem, vamos explicar tudo!

Leia também a crítica completa de A Escavação!

Um livro que virou filme

Dirigido pelo australiano Simon Stone, o longa é baseado no romance homônimo de John Preston, publicado em maio de 2007, que reinventa os eventos da escavação de Sutton Hoo, na Inglaterra, em 1939, às vésperas da 2ª Guerra Mundial. O livro busca fazer uma reparação história sobre a importante descoberta do arqueólogo amador Basil Brown e sua relação com a viúva Edith Pretty, proprietária do terreno onde o navio Sutton Hoo foi descoberto, navio esse que data do Século XII D.C e que, mais pra frente, viria a se tornar uma das escavações mais importantes da Inglaterra.

Mas quem foi Basil Brown?

Interpretado no filme da Netflix por Ralph Fiennes (Harry Potter), Basil Brown foi um arqueólogo e astrônomo inglês autodidata que, em 1939, descobriu e escavou um túmulo de navio anglo-saxão Sutton Hoo em “uma das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos”. No entanto, ele não levou a fama por ter feito essa descoberta e seu nome foi, por muitos séculos, omitido da história.

Embora descrito como um arqueólogo amador, a carreira de Brown como funcionário de escavação pago para um museu provincial durou mais de trinta anos. Durante as escavações em Broom Hills, em 1965, Brown sofreu um ataque cardíaco, o que encerrou seu envolvimento ativo em escavações arqueológicas. Ele morreu em 12 de março de 1977 de pneumonia em sua casa, pondo um fim à sua carreira extraordinária.

Já os restos do navio descoberto foram apresentados ao público nove anos após a morte de Edith Pretty, sem que o nome de Basil se quer fosse mencionado como descobridor. Recentemente, sua contribuição foi enaltecida e seu nome aparece junto com o da proprietária do terreno na exposição permanente do Museu Britânico.

E aí, já assistiu A Escavação? O filme encontra-se disponível na Netflix.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: