The Mandalorian | O que foi a Guerra civil Mandaloriana?

Publicidade

O episódio da semana de The Mandalorian, “Capítulo 14: A Tragédia”, mergulhou fundo na história dos Mandalorianos em mais de uma maneira. Din Djarin encontrou Boba Fett, que veio tomar sua velha armadura. Os dois lutam no início, mas logo tiveram que se unir contra o remanescente Imperial de Moff Gideon. Eventualmente, Boba Fett provou sua reivindicação à armadura, mostrando a Din Djarin o código da corrente em sua armadura. O código confirmou Boba como filho do enjeitado Jango Fett, ao mesmo tempo em que trouxe outro Mandaloriano importante para o novo cânone. Boba Fett também diz que seu pai lutou na Guerra Civil Mandaloriana. Enquanto o novocânone de Star Wars não explorou esta parte da história de Mandalore, foi um ponto de virada significativo no cânone Star Wars Legends.

A Guerras Civil Mandaloriana ocorreu antes dos eventos de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. Conforme detalhado na minissérie de quadrinhos Jango Fett – Open Seasons, as guerras começaram depois que o pai adotivo de Jango Fett, Jaster Mereel, se tornou Mand’alor, líder dos clãs Mandalorianos. Como Mand’alor, Jaster tentou promulgar o Supercommando Codex, um código de conduta que classificaria os Mandalorianos como mercenários honrados.

O novo código de Mereel levou à formação do grupo dissidente do Death Watch. O Death Watch queria devolver os Mandalorianos ao seu antigo estilo de vida como saqueadores e invasores. A guerra eclodiu entre a facção Death Watch e os True Mandalorians de Mereel. A guerra durou uma década.

No início da guerra, Mereel resgatou Jango Fett do Death Watch durante a Batalha de Concord Dawn. Como os pais de Jango morreram, Mereel adotou a criança. O conflito continuou com Mereel levando aos Verdadeiros Mandalorianos até a Batalha de Korda Six. Durante essa batalha, Mereel foi traído por um dos seus e morto.

Jango Fett seguiu os passos de seu pai adotivo. Ele se tornou o novo Mand’alor e líder dos Verdadeiros Mandalorianos. A guerra continuou até a Batalha de Galidraan, quando o engano do Death Watch trouxe os Jedi para o conflito. O Death Watch enganou os Jedi fazendo-os acreditar que os Verdadeiros Mandalorianos estavam matando civis. Um grupo de Jedi liderado por Dooku chegou ao planeta e lutou contra os Verdadeiros Mandalorianos. Os Verdadeiros Mandalorianos mataram 11 Jedi, mas os Jedi eliminaram todos os Verdadeiros Mandalorianos, exceto Jango Fett. Essa tragédia é a razão pela qual Jango Fett mostrou tanta animosidade para com os Jedi em Ataque dos Clones.

A destruição dos Verdadeiros Mandalorianos levou a uma segunda guerra civil entre o Death Watch e os reformistas Novos Mandalorianos. Sob a liderança da pacifista duquesa Satine Kryze, os Novos Mandalorianos eventualmente ganharam o controle de Mandalore, instalando a duquesa como a nova Mand’alor. Death Watch voltaria mais tarde, conforme narrado em Star Wars: The Clone Wars, incitando outra guerra civil Mandaloriana.

Jango Fett continuou a viver a vida de um caçador de recompensas solitário por um tempo. Após a queda do Conde Dooku para o lado negro e transformação no Lorde Sith chamado Darth Tyrannus, o ex-Jedi alcançou Jango Fett com a oferta de se tornar o modelo para o Grande Exército da República. Jango aceitou a oferta, levando à criação de seu filho clone Boba Fett. Isso também levou ao seu encontro com Obi-Wan Kenobi em Kamino e morte nas mãos de Mace Windu durante a Primeira Batalha de Geonosis (todos vistos em Ataque dos Clones).

Não sabemos quanto disso é parte do novo cânone ou se Jango foi realmente Manda’alor ou apenas um soldado, mas o episódio de The Mandalorian confirma uma parte importante da história de Star Wars.

Os novos episódios de The Mandalorian são transmitidos às sextas-feiras no Disney +.

Fonte: ComicBook

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: