Borat 2 | Associação Cazaque-Americana quer banir filme do Oscar

Uma coalizão liderada pela Associação Cazaque-Americana e o Conselho de Relações Americano-Islâmicas (CAIR) lançou uma campanha de lobby que visa barrar Borat 2 da maioria dos grandes prêmios nesta temporada. O grupo, que também inclui membros da comunidade étnica cazaque global, redigiu cartas para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e outras importantes associações cinematográficas para proibir a consideração da sequência estrelada por Sacha Baron Cohen pelo que chama de “racismo, intolerância e discriminação contra o Cazaquistão e seu povo. “

“A comunidade cazaque em todo o mundo está sub-representada e inerentemente vulnerável. Sacha Baron Cohen entende esse fato e explora o povo cazaque sequestrando nossa identidade étnica, nos encobrindo e incitando o assédio“, disse Gia Noortas, CEO da Holly Film Academy, sobre o filme. “Considerando o clima político socialmente consciente de hoje e as novas políticas de diversidade adotado por associações de cinema em todo o mundo, é inacreditável que um filme que repreende, intimida e traumatiza abertamente uma nação de pessoas de cor ainda seja uma forma aceitável de entretenimento”.

As cartas vêm cerca de 13 anos após Baron Cohen e sua equipe ter ganhado uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por seu trabalho no filme inicial. Borat deu a Baron Cohen um Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia no mesmo ano.

Além da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o grupo também escreveu cartas para a Hollywood Foreign Press Asociation, o Directors Guild of America e a British Academy of Film and Television Arts. O tema comum entre essas cartas é que o filme traz “danos concretos ao povo do Cazaquistão“, por meio de falsas representações de “violência, sexismo e anti-semitismo”.

“Nós nos juntamos aos americanos do Cazaquistão para pedir às associações de cinema que banem a sequência de Borat da consideração de prêmios. Reconhecemos que o Sr. Cohen às vezes usa seus personagens fanáticos para expor o preconceito em outras pessoas”, acrescenta o diretor do CAIR, Nihad Awad. “No entanto, o Sr. Cohen não pode conter o racismo e a intolerância contra algumas pessoas enquanto perpetua o racismo e a intolerância contra outras pessoas, especialmente os cazaques-americanos, cuja cultura real pode não ser familiar para a maioria dos americanos.

carta completa do grupo à Academia pode ser lida aqui .

Borat 2 agora está disponível no Amazon Prime Video. Leia nossa crítica.

Fonte: ComicBook

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: