O episódio desta semana de The Mandalorian, “The Jedi”, apresentou a estreia em live-action de uma personagem significativa das animações de Star Wars. A jedi Ahsoka Tano tomou vida em live-action através da atriz Rosario Dawson.

Ahsoka é a personagem emergente de Star Wars: The Clone Wars, cuja jornada continuou em Star Wars Rebels. Se você ainda não viu essas séries, aqui está um resumo das aventuras de Ahsoka até a era de The Mandalorian.

Ahsoka estreou no filme Star Wars: The Clone Wars quando, em sua sabedoria, o Conselho Jedi decidiu conceder a Anakin Skywalker uma Padawan. No início, Anakin – sempre o homem de ação – não gostou da ideia de ter um recém-chegado sob seus cuidados, especialmente durante uma guerra. Mas Ahsoka logo ganhou seu respeito. Os dois se tornaram mais do que professor e aluno, mas amigos.

Ahsoka confiava em Anakin implicitamente, mas ela começou a questionar a sabedoria da Ordem Jedi no decorrer da série de animação Star Wars: The Clone Wars. Ahsoka acreditava que o dever do Jedi era ajudar as pessoas acima de tudo. Ela sentiu que a adesão rígida da Ordem às tradições antigas e o envolvimento na guerra entre a República e os Separatistas fez com que os Jedi perdessem o caminho.

Sua preocupação com os Jedi veio à tona quando outro Padawan bombardeou o Templo Jedi e incriminou Ahsoka pelo ato. O Conselho expulsou Ahsoka da Ordem, mas Anakin, nunca duvidando de sua Padawan, encontrou o verdadeiro culpado. Ele limpou o nome de Ahsoka e o Conselho ofereceu restaurar seu status, mas Ahsoka recusou, percebendo que ela queria seguir um caminho diferente.

Ahsoka tentou viver nos anéis inferiores de Coruscant por um tempo, mas não demorou muito para que ela voltasse para a Guerra dos Clones. Ela cruzou com Bo-Katan, que pediu sua ajuda para remover Darth Maul do poder em Mandalore. O Capitão Rex liderou a 501ª Legião para apoiar o esquadrão de Mandalorianos de Bo-Katan. Enquanto isso, Ahsoka duelou e derrotou Darth Maul na véspera da queda da República.

Ahsoka sentiu seu antigo mestre cair para o lado negro antes de realmente entender o que aconteceu. Durante os eventos de Star Wars: Rebels, ela duelou com Darth Vader e confirmou seus piores temores. Ela descobriu, sem qualquer dúvida, que o Lorde das Trevas dos Sith já foi Anakin Skywalker. Ela teria morrido lá quando o antigo Templo Sith em que eles lutaram desabou ao redor deles, mas a jovem Rebelde e aspirante a Jedi Ezra Bridger entrou no Mundo Entre Mundos e puxou Ahsoka Tano desde o momento em que ela morreria e avançou no tempo, salvando sua vida.

Os últimos fãs que souberam de Ahsoka Tano foi logo após a queda do Império. O final de Star Wars Rebels confirmou que Ahsoka lutou pela Aliança Rebelde. No final da guerra, ela e o Mandaloriano Sabine Wren embarcaram em uma missão para encontrar Ezra, que havia desaparecido.

Parece que Ahsoka voltou dessa missão na época da segunda temporada de The Mandalorian. Novos episódios de The Mandalorian transmitem às sextas-feiras no Disney +.

Fonte: ComicBook

Share This