Dia da Consciência Negra | Artistas para você conhecer e se inspirar

O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, algo que deve ser lembrado todos os dias. E como sabemos, o mundo do cinema, da música, dos esportes e dos influencers em geral também sofre com a falta oportunidade para pessoas pretas. 

A data faz referência a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

#VidasNegrasImportam

Aqui, separamos uma lista de famosos e artistas que se você ainda não conhece, deve passar a conhecer e se inspirar. Nós precisamos de um mundo sem racismo e de oportunidades iguais.

Confira: 

Angela Davis

Política e ativista na luta pelos direitos das pessoas negras e das mulheres. Influente na sociedade e no mundo por sua história de vida na luta antirracista. Autora de quatro livros, como Mulheres, Cultura e Política e A Liberdade é Uma Luta Constante.

Spike Lee (@officialspikelee)

Produtor e Diretor norte-americano. Influente no combate ao racismo e trazer a realidade desigual para os seus filmes. Em 2019, o cineasta ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado com o filme Infiltrados na Klan. 

Viola Davis (@violadavis)

Atriz e produtora norte-americana. Luta sobre equidade e feminismo. Ganhou o Oscar em 2017 como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “Fences”, e desempenha um papel incrível na série How to Get Away with Murder. 

Beyoncé (@beyonce) 

Cantora, atriz e produtora. Uma das artistas mais influentes do mundo, que se tornou referência para milhares de pessoas. Diretora de Black is King, filme lançado em 2020, pelo Disney+. 

Marielle Franco 

Vereadora e ativista assassinada em 2018. Lutava contra o racismo e as milícias no Rio de Janeiro. A sua morte comoveu o país que levará seu legado para frente. #MariellePresente.

Taís Araújo (@taisdeverdade)

Atriz e apresentadora. Influencer na luta feminista e no combate ao racismo. Taís interpretará Marielle Franco no especial ‘Falas Negras’, da TV Globo, que será exibido nesta sexta-feira (20), depois de A Força do Querer.

Emicida (@emicida)

Rapper, cantor e compositor. Influente na música e no combate ao racismo no Brasil. Recentemente ganhou dois prêmios musicais com o álbum “AmarElo”, no Prêmio Multishow e no Grammy Latino. 

Lewis Hamilton (@lewishamilton)

Automobilista britânico que acaba de se tornar sete vezes campeão de Fórmula 1. Um dos poucos negros da modalidade e luta constantemente contra o racismo no mundo e no esporte. 

Terry Crews (@terrycrews)

Ator e comediante norte-americano, que ganhou muito destaque por seu papel como Julius Rock em Todo Mundo Odeia o Chris. Atualmente é protagonista na série Brooklyn Nine-Nine. 

Zezé Motta (@zezemotta) 

Atriz e cantora. Considerada uma das mais importantes artistas negras do Brasil. Vencedoras de diversos prêmios do cinema, principalmente pelo seu papel como Xica da Silva, emblemático. 

Glória Maria (@gloriamariareal)

Jornalista e uma das principais referências no Brasil. Repórter da Globo desde 1971 e foi a primeira a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional. 

Kobe Bryant 

Jogador de basquete falecido em um acidente de helicóptero em 2020. Fez parte da liga antirracista, e foi um dos primeiros jogadores a iniciar a luta sindical a favor dos atletas negros na NBA. Uma das maiores influências do esporte e se tornou uma lenda para os fãs e para o mundo. 

Giovanna Heliodoro (@transpreta)

Comunicadora, historiadora e criadora do canal Trans Preta. Luta pelo direito das pessoas trans, pelo empoderamento feminista e contra o racismo. 

Djonga (@djongador)

Cantor de rap e um dos maiores destaques da música atualmente. Luta pelo combate ao racismo e foi o primeiro artista brasileiro a ser indicado no Prêmio BET Hip Hop Awards. 

Djamila Ribeiro (djamilaribeiro1)

Jornalista, ativista e filósofa feminista. Influencer na luta do combate ao racismo e autora dos livros: Pequeno Manual Antirracista e Quem tem Medo do Feminismo Negro? 

Nataly Neri (@natalyneri)

Influencer e criadora do canal Afro e Afins. Luta contra o racismo, aborda o empoderamento negro e o veganismo. Embaixadora do movimento #CreatorForChange, criado pelo YouTube.

Samuel Gomes (@samuelgomes)

YouTuber que discute LGBTQIA+, sobre a vida na periferia e comunidade negra. Premiado pelo livro “Guardei no Armário”. 

Jup do Bairro (@jupdobairro)

Cantora, influencer e autora do single “Corpo sem Juízo”. Luta pela representatividade dos corpos sem padrão. 

Nath Finanças (@nathfinanças)

Influencer e educadora financeira focada em pessoas de baixa renda. Recentemente lançou seu primeiro livro: Orçamento sem falhas. 

IZA (@iza) 

Cantora e uma das mais recentes influentes na área da música. Iza se tornou referência para diversas garotas negras que sonham em ter um futuro melhor e mais igual. 

A princípio, a lista é pequena perto de tantos artistas que conhecemos e que lutam por uma sociedade mais justa e sem racismo. Com toda a certeza, você deve ter se lembrado de alguém tão quão importante que não está aqui, mas que deve ser lembrado e admirado também. Sendo assim, comenta aqui a sua inspiração e compartilhe com outras pessoas para que mais pessoas tenham oportunidades, além de servir de inspiração para tantos outros que estão na batalha.

Leia mais: Emicida faz live no Dia da Consciência Negra; Veja outros artistas

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: