Itália, Espanha, França e Alemanha voltam a fechar os cinemas

À medida que os casos de COVID-19 aumentam, a Europa está mais uma vez tomando medidas sérias para conter a propagação do vírus. Depois de inicialmente fechar seus cinemas no final de fevereiro e reabrir em junho, a Itália fechou os cinemas novamente desde o final de outubro. Ao mesmo tempo, a Espanha aprovou um novo estado nacional de alarme e está introduzindo um toque de recolher em todo o país das 23h às 6h, segundo o El País.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou que os bares e restaurantes devem interromper o serviço diário a partir das 18h. Cinemas, teatros ao vivo, salas de jogos e discotecas estão totalmente fechadas. A Itália já foi a nação europeia mais atingida e, no início de março, foi a primeira a impor confinamento estrito quando a COVID-19 começou a se espalhar pelo continente. O governo está tentando evitar outro bloqueio total devido ao impacto econômico. O sábado registrou um novo recorde diário de 19.644 infecções por coronavírus , bem como 151 mortes.

Na Espanha, o novo estado de alarme entrou em vigor no final de outubro e deve durar até o início de maio. No entanto, o toque de recolher é atualmente por um período de duas semanas, que pode ser estendido. Enquanto os cinemas não fecham no país, o toque de recolher terá efeito nas bilheterias. 

A Itália sediou um Festival de Cinema de Veneza perfeito no início de setembro, fornecendo um forte exemplo para encontros internacionais da indústria na era da pandemia. No entanto, o mercado ainda está longe de um forte 2019 que foi impulsionado por um esforço concentrado dos estúdios para programar o verão. Os 10 melhores filmes da Itália arrecadaram US $ 1,57 milhões no último fim de semana, ante US $ 2,25 milhões no quadro anterior.

O presidente francês Emmanuel Macron confirmou que a França entrará em um segundo bloqueio nacional ao lidar com casos crescentes de COVID-19. O país só permite que as pessoas comprem bens essenciais, procurem atendimento médico ou façam exercícios por uma hora por dia. As medidas, que verão todos os cinemas fechados, vão durar pelo menos até 1º de dezembro.

Como esperado, a chanceler alemã, Angela Merkel, ordenou o fechamento de todos os cinemas do país como parte das medidas de bloqueio que visam conter um aumento alarmante na taxa de infecção de COVID do país. A CEO da principal organização de cinema da Alemanha , HDF Kino, disse que ficou “chocada” com a mudança e avisou que os cinemas podem “ser levados à ruína”.

Os protocolos, que começaram no dia 2 de novembro e duram as primeiras quatro semanas, terão contato social limitado a duas residências, e outros estabelecimentos de lazer, como teatros e bares, também fecharão as portas. 

A Alemanha está registrando taxas de infecção diárias de até 14.000 nesta semana, superando os números anteriores em março. Em resposta e antes da introdução do novo bloqueio, Merkel alertou sobre “meses muito, muito difíceis pela frente”.

O HDF protestou contra a ideia de fechar novamente os locais, alegando que “nenhuma infecção COVID-19 associada a ir ao cinema é conhecida mundialmente”.

Respondendo à atualização de hoje, a CEO da organização, Christine Berg, alertou sobre o impacto “possivelmente fatal” que futuros fechamentos poderiam ter sobre os negócios cinematográficos. Ela disse que as perdas ultrapassariam € 1 bilhão e levariam ao fechamento mais permanente das instalações.

“Não entendemos mais os constantes altos e baixos das medidas tomadas. Há seis meses trabalhamos em cinemas com detalhados conceitos de segurança, amplas salas, modernos sistemas de ventilação e apenas 25% de utilização da capacidade ”, escreveu Berg em nota. “Os cinemas assumem uma grande responsabilidade pelos seus visitantes e, no entanto, isso não os adianta.”

Ela pediu mais apoio econômico para os locais, mas alertou que a confiança entre os proprietários dos cinemas e o governo foi “enormemente prejudicada” por falhas na assistência anterior. “Agora, o estado deve fornecer rapidamente ajuda não burocrática e transparente e levar todos consigo”, escreveu ela.

Atualmente no Brasil, os cinemas estão voltando a reabrir de acordo com os protocolos sanitários exigidos por cada Prefeitura.

Escute nosso podcast sobre a reabertura nos cinemas e tire todas as dúvidas:

Fonte: Deadline

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: