Enola e Sherlock Holmes existiram na vida real? A gente explica!

Publicidade

Com o lançamento de ‘Enola Holmes’, estrelado por Millie Bobby Brown, na Netflix, surgiu a dúvida nos fãs brasileiros: Enola e seu irmão, o detetive Sherlock Holmes, realmente existiram na vida real? Bem, muita gente ficou chocada na internet ao descobrir que esses dois ícones da literatura são, na verdade, personagens ficcionais. Mas como eles surgiram então?

Leia a nossa crítica de Enola Holmes!

Ora ora, temos um Sherlock Holmes aqui!

Vamos lá, apesar de nunca ter existido no mundo real, Sherlock Holmes é um personagem criado para ser a personificação do investigador destemido, que tanto faz sucesso na literatura britânica. O icônico protagonista foi criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, no final do século XIX e início do século XX. Sua primeira aparição foi em 1887, na revista Beeton’s Christmas Annual, na história conhecida como ‘Um Estudo em Vermelho’.

Em fevereiro de 1891, o romance ‘O Sinal dos Quatro’ foi publicado em outra revista, a Lippincott’s Magazine. Em junho de 1891, Holmes estreia na Strand Magazine com o conto ‘Um Escândalo na Boêmia’, quando finalmente atingiu o sucesso esperado, rendendo ao personagem diversas outras histórias publicadas na mesma revista. Ao total, até 1927, Holmes tem quatro romances e 56 contos já publicados.

A vida de Holmes na literatura

Os detalhes sobre a vida de Sherlock Holmes, exceto as aventuras narradas nos livros, são escassos nas histórias originais de Conan Doyle. No entanto, as breves menções de sua vida antes de conhecer Dr. Watson e sobre sua família pintam uma imagem biográfica razoável do detetive.

Segundo alguns indícios, Holmes nasceu em 6 de Janeiro de 1854, filho de um agricultor e de uma mãe de origem francesa, e sua avó era irmã do pintor Horace Vernet. O seu irmão sete anos mais velho, Mycroft Holmes, trabalha para o serviço Secreto britânico.

Segundo Doyle, criador do personagem, Holmes viveu em Londres, no apartamento 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903, durante o último período da época Vitoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje, esse endereço existe no mundo real e é um museu dedicado ao universo do personagem.

E Enola Holmes, de onde saiu?

Enola Holmes, assim como seu irmão, também não existiu no mundo real, mas faz parte do universo expandido (e não oficial!) de Sherlock Holmes. Ao contrário do que muita gente acredita, ela não foi criação do autor Conan Doyle, mas sim, nasceu de uma fanfic, criada em 2006 pela escritora norte-americana Nancy Springer, que teve com objetivo modernizar as histórias do investigador e dar protagonismo a uma mulher. Na vida oficial de Homes, nenhuma irmã é citada.

Em seu primeiro livro com a personagem (que também serviu de base para o filme da Netflix, estrelado por Millie Bobby Brown), denominado O Caso do Marquês Desaparecido, Springer narra a história de uma garota que, às vésperas de seu 14º aniversário, descobre que sua mãe sumiu. Então, a jovem vai atrás de seus irmãos, Sherlock e Mycroft, para que eles a ajudem no caso. No total, a autora escreveu 6 livros sobre Enola Holmes, sendo o último publicado em 2010.

E você, também achou que Enola e Sherlock existiram de verdade? Vale lembrar que ‘Enola Holmes’ já está disponível na Netflix.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: