Roda Viva completa 34 anos, reúne ex-âncoras e entrevista Fernando Henrique Cardoso

Publicidade

Um dos mais importantes e tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Roda Viva completa 34 anos. E para comemorar, a TV Cultura reúne alguns dos ex-âncoras do jornalístico para entrevistar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao vivo, na segunda-feira (28/9). Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook,YouTube, LinkedIn e também nas Rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (1200 AM). 

Fernando Henrique, que completou 90 anos, será sabatinado no Roda Vivapor Daniela LimaHeródoto Barbeiro,Rodolpho Gamberini e Matinas Suzuki. De Portugal, onde vive, Paulo Markun participará remotamente. 

A exemplo de suas participações anteriores no Roda Viva, onde já esteve por treze vezes, FHC vai discutir os grandes desafios do País, nos setores político, econômico e social. Também deve comentar sua recente declaração de que se arrepende por ter defendido a emenda constitucional que restabeleceu a reeleição, o que lhe garantiu um segundo mandato. 

Fernando Henrique Cardoso 

FHC foi Presidente da República em dois mandatos, entre 1995 e 2002, além de ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores. 

Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente e que havia sido eleito para o governo de São Paulo. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já, que visava uma transição pacífica do regime militar para a democracia. 

Sociólogo, cientista político e professor universitário, o ex-presidente escreveu mais de 20 livros, entre outros A Arte da Política, a História que vivi; Cartas a um Jovem Político – para construir um Brasil Melhor; e Carta aos Brasileiros; além de tratados sobre sociologia e política. 

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Sociologia, obteve um doutorado e tornou-se professor de Ciência Política, na USP. 

Após o golpe militar de 1964, ele partiu para o exílio no Chile, onde viveu por três anos. Em seguida, mudou-se para a França, onde passou a lecionar na Universidade de Paris. Mais tarde, transferiu-se para os Estados Unidos, onde se tornou professor nas universidades de Stanford e Berkeley. De volta à Europa, lecionou em Cambridge, na Inglaterra, e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França. 

Fernando Henrique é detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos. 

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: