Tem ligação com a série de TV? Conheça ‘Operação Sombra – Jack Ryan’

Logo que ‘Operação Sombra – Jack Ryan’ entrou no catálogo da Netflix, já se tornou um enorme sucesso e conquistou algumas posições no TOP 10 da plataforma. O longa, lançado em 2014, seria o início de uma franquia promissora nos cinemas, porém, sua trama acabou evoluindo para uma série, também baseada na mesma saga de livros do autor Tom Clancy, que posteriormente foi adquirida pelo Amazon Prime Video.

O filme de espionagem, dirigido por Kenneth Branagh (Artemis Fowl: O Mundo Secreto), é o quinto longa-metragem com o personagem Jack Ryan já realizado, sendo o primeiro denominado ‘Caçada ao Outubro Vermelho’, lançado em 1990. No entanto, ‘Operação Sombra’ serve de reboot para a franquia. Ao contrário dos anteriores, não é uma adaptação de um dos livros de Clancy, mas uma história totalmente original.

Na trama, Jack Ryan (vivido pelo ator Chris Pine) estudava em Londres quando o World Trade Center desabou devido a um ataque terrorista ocorrido em 11 de setembro de 2001. Servindo o exército americano, ele participa da Guerra do Afeganistão e lá sofre um sério acidente na coluna. Durante a recuperação no hospital ele conhece a doutora Cathy (Keira Knightley), por quem se apaixona. É neste período que ele recebe a visita de Thomas Harper (Kevin Cosnter), que trabalha para a CIA e recomenda que Ryan retorne ao doutorado em economia. Ele segue o conselho e, a partir de então, passa a trabalhar às escondidas para a CIA.

Na época de seu lançamento, o plano da Paramount Pictures era desenvolver uma franquia aos moldes de ‘Missão: Impossível’ e o autor dos livros iria desenvolver histórias inéditas para novos filmes, no entanto, Clancy acabou falecendo em 1 de outubro de 2013, antes mesmo do lançamento do 1ª filme. Além disso, a crítica internacional não gostou do longa, algo que o fez conquistar apenas 54% de aprovação no site Rotten Tomatoes. Na bilheteria, fez 135,5 milhões, se tornando o menos rentável da franquia até então.

Com tanto fracasso, os planos de fazer novos filmes foram cancelados e Jack Ryan se tornou uma elogiada série de TV, lançada pelo Amazon Prime Video em 2018 e seguida por uma segunda temporada, lançada em 2019.

E você, já assistiu ‘Operação Sombra – Jack Ryan’? Ou prefere a série de TV?

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: