Documentários exclusivos sobre racismo chegam ao Globoplay em agosto

“Dentro da minha pele”, “O caso do homem errado” e “Menino 23” são documentários nacionais que discutem o racismo e abordam o combate ao preconceito. As obras chegarão exclusivamente na plataforma de streaming do Globoplay em agosto.

Os novos títulos somam à obras de mesmo gênero já existentes na plataforma, como ‘Eu não sou seu negro’, ‘Movimento Negro dos EUA e a não violência’ e ‘Black Lives Matter – O movimento negro hoje’.

‘Dentro da minha pele’ traz histórias de nove pessoas de diferentes tons de pele negra que vivem em São Paulo. Entre os personagens estão um médico, uma modelos, estudantes universitários, doméstica e outros que compartilham situações de racismo dos mais velados aos mais explícitos. Toni Venturi e Val Gomes dirigem o documentário.

‘O caso do homem errado’, lançado em 2017, é sobre um jovem negro, Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Brigada Militar, em 1980. O crime foi bastante discutido após a imprensa divulgar imagens do jovem sendo colocado com vida em uma viatura e, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital. O documentário traz diversos depoimentos, como da viúva do operário Juçara Pinto e do fotógrafo que fez as imagens, Ronaldo Bernardi. A direção é de Camila de Moraes.

‘Menino 23’ é uma obra de investigação do historiado Sidney Aguilar sobre cinquenta meninos negros que foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro por nazistas brasileiros, nos anos 30, para uma fazenda. Os meninos foram escravizados pelos Rocha Miranda, família da elite brasileira que não escondia sua paixão pelo nazismo. Os sobreviventes compartilharam suas histórias pela primeira vez. A obra tem direção de Belisário Franca.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: