The Old Guard | O que aconteceu em São Paulo, em 1834?

Desde que teve sua estreia no catálogo da Netflix essa semana, a adaptação dos quadrinhos de mesmo nome, ‘The Old Guard’, vem conquistado o público, porém, como parte de uma história maior e complexa, o filme deixou algumas perguntas em aberto, como por exemplo, quem é a personagem misteriosa que aparece na cena pós-créditos – para entender isso, basta entrar nesse link – no entanto, uma das maiores dúvidas do público foi o que diabos aconteceu em São Paulo, em 1834?

Leia a nossa crítica de The Old Guard!

Como sabemos, o time de personagens, liderado por Andrômaca de Scythia (ou apenas Andy), vivida pela atriz Charlize Theron, é formado por seres imortais, que existem na Terra por milhares de anos e possuem a função de proteger a humanidade de todo e qualquer mal que possa cair sobre o mundo. Tendo isso em mente, sabemos que o grupo já passou por terras tupiniquins, mais precisamente em São Paulo, no Século XIX. Em determinado momento, antes de uma cena de ação, Andy diz para a novata Nile (KiKi Layne) que o que estão prestes a fazer deve ser parecido com o que já haviam feito em São Paulo, no ano de 1834. E sem maiores explicações, a frase termina. Mas então, como foi esse ano no Brasil e o que, de fato, o grupo veio fazer por aqui?

O Brasil de 1834!

De acordo com a página do ano na Wikipédia, que reúne as principais informações sobre o período, no Século XIX, o Brasil ainda era um Império, comandado por Dom Pedro II. Nessa mesma época, nasceu o que foi denominado Município Neutro, que mais tarde viria a ser o Rio de Janeiro, através de uma emenda chamada Ato Adicionalclique aqui para saber mais sobre – , também conhecida como a Lei das Reformas Constitucionais, que foi criada em 12 de agosto para acalmar tensões e os ânimos da população.

Mas como estava São Paulo?

Por se tratarem que guerreiros imortais e lendários, era esperado que eles possam ter resolvido alguma treta pesada por aqui na época, algo que fosse tão urgente, que os fizessem viajar até o Brasil, no entanto, apesar de ter sido um ano movimentado por conta do Ato Adicional e da morte de Dom Pedro I, que aconteceu em Portugal, não houve nenhum grande confronto significativo em São Paulo. Mas houve um em Cuiabá, que marcou a história pela enorme violência. A matança de portugueses durante o movimento Rusga, em Mato Grosso.

O conflito surgiu diante do aumento das tensões e o estopim foi o surgimento e propagação de um forte boato, segundo o qual os brasileiros seriam eliminados pelos portugueses. Na noite do dia 30 de maio a revolta eclodiu: Bento Franco de Camargo, à frente da Guarda Nacional capturou o quartel dos Municipais Permanentes, enquanto nas ruas um chamado convocava o povo para luta. Nos tumultos registraram saques e depredações nas lojas. Durante a revolta, foram feitas buscas nas casas por escoltas, e escravos denunciaram os seus senhores, na busca por portugueses escondidos, numa verdadeira caçada humana. Ou seja, algo que chamaria a atenção de seres imortais, concordam?

Como o filme tem base nos quadrinhos, escritos pelo escritor estadunidense Greg Rucka, é possível que haja uma sequência por conta do sucesso na plataforma e esse evento histórico no Brasil possa ser melhor explorado e até mesmo mostrado em flashback.

Nossa aposta para o que realmente aconteceu em São Paulo:

Talvez seja algo bem menor que uma guerra, que envolva o fato de serem capturados para serem estudados pela ciência, já que, quando Andy solta a frase para Nile, elas estão em fuga de um lugar onde foram mantidas presos por uma empresa que vem seguindo seus rastros por anos e que visa usar o “poder” de imortalidade do grupo para, de alguma forma perversa, ajudar a humanidade. Será que eles foram capturados por alguma grande organização secreta em São Paulo do Século XIX?

De fato, ainda não temos uma resposta sobre isso, mas ‘The Old Guard’ já está disponível na Netflix.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: