Séries da Netflix ajudam héteros a melhorar o relacionamento com pessoas LGBTQ+, afirma pesquisa

Publicidade

Uma nova pesquisa divulgada pela Netflix e pela GLAAD no Brasil constatou que alguns dos programas favoritos das pessoas estão ajudando a criar empatia entre os espectadores. Cerca de 80% dos brasileiros que não se identificam como LGBTQ+ disseram que séries como Elite e Sex Education – e personagens como Casey de Atypical e Robin de Stranger Things – ajudaram a melhorar o relacionamento com pessoas LGBTQ+ em suas próprias vidas.

“Dada toda a polarização do mundo hoje, a representação nas telas importa mais do que nunca. A Netflix e os criadores de todo o mundo têm a oportunidade de aumentar a aceitação da comunidade LGBTQ+ por meio do entretenimento”, disse Monica Trasandes, diretora de mídia latinx e representação em língua espanhola da GLAAD. “Séries como Sex Education e Elite não são apenas grandes histórias, elas permitem que mais pessoas vejam suas vidas na tela – aumentando a empatia e a compreensão. Os dados comprovam: mais representatividade acelera a aceitação“.

A maioria dos participantes LGBTQ+ sente que o entretenimento reflete sua comunidade com mais precisão agora do que há dois anos. No entanto, ainda existem algumas áreas importantes a serem aprimoradas em contar histórias queer significativas, incluindo narrativas com pais e famílias LGBTQ+, maior diversidade racial e situações que abordem a imagem corporal e os relacionamentos LGBTQ+ com familiares e amigos. Isso é particularmente importante, pois 85% dos participantes da comunidade LGBTQ+ disseram que o entretenimento ajudou suas famílias a entendê-los melhor.

A pesquisa constatou que os títulos e personagens em que a comunidade LGBTQ+ se sentiu mais representada e que também foram os mais bem-sucedidos em criar empatia entre os não membros LGBTQ+, especificamente são:

Casey Gardner – Atypical

Eric Effiong – Sex Education

Lito Rodriguez – Sense8

Omar Shanaa – Elite

Piper Chapman – Orange is the New Black

Robin Buckley – Stranger Things

RuPaul – RuPaul’s Drag Race

Theo Putnam – O Mundo Sombrio de Sabrina

Confira o infográfico abaixo:

Pronto para abrir seu coração para encontrar mais personagens para amar? Visite Netflix.com/Orgulho para uma lista variada de séries, filmes e documentários LGBTQ+. Coleções em destaque:

Orgulho de ser LGBTQ+

Clássicos cult e camp

Séries LGBTQ+ aclamadas pela crítica

Adoro uma diva

Cultura drag

Indicados ao prêmio GLAAD

Diretores LGBTQ+

LGBTQ+ para famílias

Jovens adultos e queer

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela NetQuest em maio de 2020 e com base em mais de 1400 respostas. A amostra é representativa de uma população online adulta no Brasil.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: