Universal TV encerra temporada de ‘Unidade Básica’ com tema feminicídio

Publicidade

O Universal TV vai exibir, no próximo domingo (24), a partir das 23h, os dois últimos episódios da segunda temporada de Unidade Básica, que abordarão os temas maternidade e feminicídio. A série, que estreou a nova temporada no dia 3 de maio, traz como protagonistas a atriz Ana Petta, que dá vida à Dr. Laura, e o ator Caco Ciocler, que interpreta o Dr. Paulo, um médico de família experiente, completamente envolvido nos casos e histórias de seus pacientes, no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde, porta de entrada do SUS no país.

Nos episódios desta semana, que serão exibidos em sequência às 23h e às 23h30, a equipe da Unidade Básica enfrenta questões complexas. O penúltimo episódio traz dois casos bem distintos sobre maternidade: uma jovem grávida que não quer ser mãe e uma mulher que vive nas ruas com seu marido e ainda assim anseia pela chegada do filho. Já o último conta a história de um paciente de longa data do Dr. Paulo, que está com problemas em seu relacionamento. A esposa dele se consulta com a Dr. Laura e a médica estranha o comportamento da paciente, que vem sofrendo violência doméstica. Mais do que um problema conjugal, há um conflito de interesses que mina a equipe da Unidade Básica e pode colocar em risco a vida dos envolvidos.

“A violência contra a mulher e os números de feminicídios têm crescido durante a pandemia. A série traz no seu último episódio da temporada essa questão urgente. Posso adiantar que esse caso vai tocar profundamente a Laura como médica e mulher”, afirma a atriz Ana Petta.

“A ficção busca abordar temas importantes e urgentes. Nesses dois últimos episódios falaremos como as mulheres estão mais vulneráveis a todos os tipos de violência. Esperamos contribuir de alguma forma com este debate fundamental nos dias atuais. Nesse período de isolamento esses problemas têm se agravado com o aumento do número de feminicídios, ou ainda a falta de acesso a anticoncepcionais ou ao cuidado pré-natal, por exemplo”, conclui Helena Petta, irmã de Ana e uma das idealizadoras da série.

Unidade Básica é produzida pela Gullane e tem a direção geral de Caroline Fioratti. A ficção foi idealizada pelas irmãs Petta e o roteirista Newton Cannito. Inspirada em fatos reais, a série acompanha a rotina de trabalho de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam em uma Unidade Básica de Saúde, cujo objetivo é oferecer atendimento à população.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: