A comédia policial ‘Despedida em Grande Estilo’ (Going in Style), disponível na Netflix, é um remake de 1979, de mesmo título e, como de costume, traz a trama para um contexto contemporâneo e modernizado, porém, esquece de fazer o mesmo com o humor, já que sua premissa atemporal funciona até melhor nos dias de hoje, afinal, segue três homens idosos que decidem, por aventura, roubar um banco. O avanço da tecnologia e as peculiaridades da nova geração renderiam ótimas piadas caso o roteiro fosse sagaz a esse ponto, e spoiler alert: não é. Porém, além de desperdiçar alguns potenciais, ainda é um filme arrastado, cuja história é esticada até render um longa. A falta de ritmo tira um pouco desse estilo do título.

Como citado, a trama rasa acompanha três senhores de idade que perdem suas aposentadorias e decidem assaltar um banco para poder ter um final de vida confortável, porém, como se pode esperar, muitas divergências acontecem pelo caminho. A premissa é criativa e repleta de boas ideias, o problema mesmo é a condução do diretor e ator Zach Braff (Lições em Família), que gasta a maior parte de sua trama na apresentação de seus personagens e na preparação para o tão aguardado assalto, sendo que o mesmo é feito as pressas e sem ânimo, sendo muito preparo em prol de absolutamente nada demais. O elenco, obviamente, é bom e conta com a reunião de astros como Michael Caine, Alan Arkin, Christopher Lloyd e Morgan Freeman. Porém, apesar do peso desses nomes, todos estão contidos e não se aprofundam além do necessário. Claramente um filme que não exigiu nada deles exceto ler o roteiro e acertar as falas. Não há peso dramático nenhum, mas há uma boa dinâmica e a química entre o trio principal é realmente divertida.

Ainda sobre a direção de Braff, é visível que o diretor tenta replicar o estilo de corte e montagem do clássico. Se nos anos 70 era moda ter um ritmo apressado, câmera nervosa e muitos cortes, hoje soa apenas brega, especialmente por ser um filme que não necessita dessas técnicas. Todo o estilo que tenta dar através de planos mais elaborados e pela montagem, está fora de sintonia com a narrativa e, no fim das contas, fica apenas estranho e desconfortável de assistir. Já o humor, existe e diverte, mas é usual, fácil e sem grandes ideias. É exatamente a dinâmica entre o trio e suas visões de mundo que faz a engrenagem da comédia girar, ainda que trave algumas vezes. Falta um tempero a mais do contexto da atualidade, piadas sobre a internet, sobre a nova forma de viver da geração atual em contraste com a vida que os protagonistas tiveram, como faz o filme O Estagiário, por exemplo. Essa ausência é sentida e empobrece completamente o senso de humor do filme.

Outra grande barreira é o fato de ser um filme voltado para um público alvo específico. Ainda que, claro, possa divertir e agradar outras faixas etárias, a trama dialoga, especialmente, com homens adultos, já que a visão de mundo que predomina na trama é tradicionalista. Mas o roteiro é superficial e raso demais para ter consciência de estar estereotipando personagens femininas e reforçando masculinidade tóxica. Esses elementos são justificados apenas pelo fato da idade avançada dos personagens e de ser um filme realmente despreocupado. No entanto, essa falta de sensibilidade pesa, especialmente em cenas que necessitam de mais intensidade, como a do assalto, por exemplo e algumas outras emotivas. A trilha sonora bobinha e o humor fora de tom quebram esses momentos dramáticos que seriam fundamentais para conquistar o espectador.

Com isso, ‘Despedida em Grande Estilo’ é um filme mediano, com sérios problemas de ritmo, que conquista pelo elenco renomado, mas que diverte pouco. Falta sensibilidade do roteiro em cenas dramáticas e eficiência da direção em momentos de ação. Ainda assim, entrega o entretenimento raso e escapista que propõe, mesmo não tendo nada de novo, certamente irá divertir quem busca distração. É bom ver atores incríveis reunidos, mas é frustrante quando essa reunião não faz jus à suas carreiras. Além do título, nada nesse filme realmente tem estilo.

Nota Geral
5

Resumo

‘Despedida em Grande Estilo’ é um filme mediano, com sérios problemas de ritmo, que conquista pelo elenco renomado, mas que diverte pouco.

Share This