A Netflix trouxe quase todos os aclamados filmes do Studio Ghibli para o seu catálogo, então é claro que a gente vai trazer pra vocês aqui os melhores filmes do estúdio que consagrou os monstros sagrados Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Confere aí!

1- A viagem de Chihiro

Em  “A Viagem de Chihiro”, a jovem Chihiro, numa viagem de mudança com seus pais, acaba acidentalmente em um plano espiritual onde há uma casa de banho para deuses repleta de espíritos e criaturas místicas. Lá, ela precisa arrumar um emprego para se manter a salvo e descobrir como restaurar a forma humana de seus pais, que viraram porcos após devorarem uma tonelada de alimentos, enquanto embarca numa experiência ímpar que nos questionará sobre identidade, consumismo e a deturpação da natureza.

2- Meu Vizinho Totoro

Satsuki e Mei, duas irmãs ainda crianças, se mudam para uma região rural com seu pai para ficar mais próximas do hospital em que sua mãe está internada. Enquanto se acostumam com a nova casa, com a falta da mãe e com as dúvidas e inseguranças que a situação coloca em suas cabeças, as meninas descobrem as novidades de seu novo lar e fazem amizade com criaturas mágicas que vivem nas matas, incluindo o enorme Totoro. A trama gira em torno das aventuras das duas meninas com a nova vida e as criaturas fantásticas baseadas no folclore japonês.

3- Os serviços de entrega da Kiki 

O filme vai contar a história de uma jovem bruxinha que está completando 13 ano. A sua jornada começa definitivamente quando ela e seu gatinho preto Jiji deixam sua casinha em um lugar rural e partem para uma nova cidade. Tudo é novo para Kiki, ela conhece muitas pessoas e começa a trabalhar como entregadora. Quando Kiki chega na cidade, ela conhece novas pessoas e demora um tempinho até ela se acostumar com o ambiente e as circunstâncias. 

A protagonista começa a trabalhar como entregadora e utiliza a vassoura como meio de transporte, ela começa feliz mas com o passar do tempo ela fica sem inspiração e tudo aquilo que ela faz passa a não fazer mais sentido e ela acaba por perder sua confiança. Só no momento em que Kiki se lembra o porquê de fazer o que ela faz é que ela encontra forças para continuar voando.

4– Princesa Mononoke  

Em “ a princesa mononoke” vamos conhecer a história de Ashitaka, príncipe de um povoado nobre que é atacado por um deus-Javali. Ashitaka consegue detê-lo, mas é ferido na batalha e acaba amaldiçoado, sendo obrigado a deixar seu povo em busca da cura para a maldição. 

A Princesa Mononoke faz uma ótima leitura sobre a questão de equilíbrio da natureza usando aspectos e figuras tradicionais da cultura japonesa como mensageiros da estória, colocando os deuses-animais como representantes da natureza e o povo da siderúrgica como os homens e sua constante agressão ao meio-ambiente. 

As cenas que mostram a fúria do Espírito da Floresta apresentam claramente uma manifestação natural como as catástrofes que presenciamos constantemente em noticiários mundo afora, decorrentes especialmente da ação desmedida do homem contra a natureza.

Leave a comment

Share This