O Oscar 2020 está chegando e quase sempre têm uns momentos que ficam marcados na historia da premiação, sejam por prêmios históricos, polêmicas, fatos engraçados e até alguns micos. Sempre há momentos que vale a pena relembrar. Por isso o Itallo tá por aqui pra te mostrar alguns desses momentos mais marcantes da história da premiação.

O Oscar infelizmente sempre foi famoso por ser considerado por muitos racista. É só olhar esse ano, por exemplo, alguns atores e atrizes afro descendentes mereciam ser indicados como Eddie Murph e Lupita Nyongo. Só 10 anos após a primeira edição do Oscar, que uma atriz negra (ou ator) foi indicada a premiação. A primeira atriz negra que levou um Oscar pra casa foi Hattie McDaniel. Ela levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme E o Vento Levou em 1939, e só 24 anos depois, em 1963, que Sidney Poitier ganhou a estatueta de melhor ator por Uma Voz nas Sombras, sendo o primeiro negro da história a ganhar um Oscar. E com as mulheres, a situação consegue ser ainda mais complicada. Em noventa e duas edições da premiação, apenas cinco mulheres foram indicadas a categoria de Melhor Direção. Isso mesmo. Cinco. E dessas cinco, apenas a diretora Kathryn Bigelow levou o prêmio pra casa pelo seu filme Guerra ao Terror em 2010, 82 anos após da primeira cerimônia. Brincadeira viu?

Charlie Chaplin foi um ator e um diretor muito a frente do seu tempo. Muitos de seus filmes ficaram marcados na historia do cinema. Mas, por um bom tempo, o comediante londrino sofreu nas mãos do governo americano sendo acusado de comunista, tendo até alguns de seus filmes boicotados no país. Ele se exilou dos Estados Unidos, só concordando em voltar 20 anos depois para receber um Oscar Honorário pelo conjunto da obra na premiação de 1972. Quando anunciado, ele foi aplaudido de pé por minutos pelos membros da Academia, tornando esse momento memorável na história da premiação.

Em 1974, aconteceu um fato meio inusitado na premiação daquele ano. O ator inglês David Niven estava prestes a anunciar Elizabeth Taylor para apresentar o Oscar de Melhor Filme daquele ano, quando do nada um homem completamente nu surgiu no palco e correu de um canto pro outro, deixando todos constrangidos. Depois que se descobriu que o peladão em questão era Robert Opel, um ativista de 33 anos que defendia que ninguém deveria usar roupas em público.

Vindo pras premiações mais recentes, em 2009 a apresentação do Oscar ficou nas mãos do nosso eterno Wolverine Hugh Jackman. E naquele ano, ele mostrou um lado dele que poucos conheciam. Ele decidiu fazer uma abertura do Oscar “sem recursos”. Disse que pegou o que tinha na garagem e decidiu fazer uma homenagem aos indicados daquele ano. E ele fez um dos melhores musicais de abertura do Oscar. O ator cantou, dançou, interagiu com a plateia, convidou a atriz Anne Hathaway pra cantar junto com ele. Deu um show. Vale a pena conferir.

Imagina você ganhando o Oscar de Melhor atriz e você toda feliz subindo as escadas pra receber seu prêmio, o mundo inteiro olhando pra aquele momento, quando de repente você cai de joelhos. Foi exatamente o que aconteceu com a atriz Jennifer Lawrence no Oscar de 2013 quando ela recebeu o prêmio pelo filme O Lado Bom da Vida. Ela, mesmo visivelmente envergonhada com a situação, soube se sair com a situação com muito bom humor porque é Jennifer Lawrence né? Gente como a gente. Ai você pensa: ah beleza, não vai acontecer de novo. Errado! Na premiação do ano seguinte ela caiu de novo. Pelo menos dessa vez não tinha tanta gente olhando porque foi quando ela tava saindo do carro pra ir pro tapete vermelho. E cair não é uma exclusividade de Jenniffer. No Oscar do ano passado, Rami Malek também tropeçou em um degrau da escada e caiu. Aparentemente a queda foi mais feia que a da Jennifer, mas nada demais. E também foi logo depois da premiação. Então poucas pessoas viram.

Em 2014 quem roubou a cena na premiação desse ano foi a apresentadora e comediante Ellen Degeneres. Ela é famosa por ser considerada uma amigona dos famosos, por deixar eles bastante a vontade no seu programa. Logo na abertura, ela fez um monólogo muito engraçado, tirando sarro de quase todo mundo. Durante a premiação pediu pizza pra geral e botou o entregador servir ao vivo. Mas ela protagonizou não só um dos momentos históricos do Oscar, como um momento histórico da internet. Ellen, andando pelo público, decidiu fazer uma selfie com Meryl Streep. Outros atores que estavam perto, chegaram e começaram a se reunir. Na foto, além de Ellen, estão Jared Leto, Jenniffer Lawrence, Channing Tatum, Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie, Bradley Cooper, Lupita Nyongo e seu irmão e um ator aí que nem merece dizer o nome. A postagem foi a mais retuitada no ano com mais 3,3 milhões de retuites e, no momento que Ellen publicou essa foto, tantas pessoas estavam retuitando a foto ao mesmo momento que o Twitter caiu, voltando depois de algum tempo.

A edição do Oscar de 2017 foi uma bagunça. Começando pelo In Memorian. A Academia se confundiu e colocou a foto de uma produtora que estava viva no nome de outra produtora que havia falecido naquele ano. Mas isso não foi o pior da noite. Não da pra esquecer ne? Pra quem não estava na Terra e não sabe o que rolou, no Oscar desse ano, o filme La La Land era o favorito a levar a estatueta de Melhor Filme pra casa. Quando os atores Warren Beatty e Faye Dunaway abriram o envelope, houve um suspense. Então Faye anunciou La La Land como filme vencedor. Todos subiram e começaram os agradecimentos. Até que a produção percebeu que haviam trocado os envelopes e que, na verdade, quem tinha ganhado o Oscar de Melhor Filme foi Moonlight. Então la vai todo o elenco de La La Land descer do palco pra o de Moonlight subir pra receber o prêmio. A gafe é tão histórica que, desde esse ano, que colocaram o nome bem grande no envelope de cada prêmio e a câmera da aquele foco pra isso não acontecer novamente.

Antes de encerrar o vídeo quero deixar duas menções honrosas rápidas: uma pra o Oscar de Julia Roberts em 2001 em que ela mandou o maestro se sentar e começou a agradecer a Deus e ao mundo e ao fim de um meme em 2016 quando Leonardo DiCaprio ganhou seu Oscar depois de 6 indicações.

E é isso. Você sabe algum momento que eu esqueci de falar aqui? Conta pra gente ai nos comentários. E não esqueça que o Oscar 2020 acontece no próximo dia 09 de fevereiro.

Spread the love

Leave a comment

Share This