Messiah | Comissão de Cinema da Jordânia pede à Netflix que não exiba série no país

Publicidade

Dois dias antes de Messiah estrear na Netflix em todo o mundo, a Royal Film Commission da Jordânia solicitou que o drama provocador não fosse exibido no país predominantemente muçulmano. O diretor administrativo da organização governamental jordaniana, Mohannad al-Bakr, realizou uma entrevista coletiva com a mídia local na segunda-feira em Amã para fazer o anúncio, que também foi publicado no site da RFC.

“Tendo sido informado do seu conteúdo, a RFC solicitou oficialmente à gerência da Netflix que se abstivesse de transmiti-la na Jordânia”, dizia o comunicado da comissão.

Um porta-voz da Netflix indicou que não recebeu um pedido legal formal para remover a série do serviço jordaniano da serpentina.

Criado por Michael Petroni e produzido por Mark Burnett e Roma Downey, Messiah explora as linhas entre religião, fé e política. Quando uma oficial da CIA investiga um homem – conhecido por alguns como Al-Masih (Mehdi Dehbi) – atraindo atenção e seguidores internacionais através de atos de perturbação pública, ela embarca em uma missão global de alto risco para descobrir se ele é uma entidade divina. ou um trapaceiro enganador.

“Messiah é uma obra de ficção”, disse um porta-voz da Netflix em comunicado ao Deadline. “Não é baseado em nenhum personagem, figura ou religião. Todos os programas da Netflix apresentam classificações e informações para ajudar os membros a tomar suas próprias decisões sobre o que é certo para eles e suas famílias.”

O anúncio da RFC representa uma reviravolta para a organização. Sua declaração reconhece que Messiah foi parcialmente filmado no Reino em 2018. Segundo fontes, a RFC revisou sinopses dos episódios da série antes de aprovar a filmagem e conceder crédito fiscal ao programa.

“A história é puramente ficcional e os personagens também”, disse a comissão hoje. “No entanto, a RFC considera que o conteúdo da série pode ser amplamente percebido ou interpretado como uma violação da santidade da religião, possivelmente violando as leis do país”.

“Ainda mantendo firmemente seus princípios, notavelmente o respeito à liberdade criativa, a RFC – como instituição pública e responsável – não pode tolerar ou ignorar mensagens que infringem as leis básicas do Reino.”

A série poderia ter um impacto de longo alcance nas filmagens na Jordânia.

“Nos últimos meses, a diretoria da RFC trabalhou para reavaliar suas políticas e chegou à conclusão de que mudará sua política em relação às produções filmadas na Jordânia, garantindo que o conteúdo não viole as leis da país ”, afirmou a RFC.

O trailer da série lançado no início deste mês, gerou polêmica sobre o nome al-Masih, provocando uma petição do change.org pedindo um boicote à série. Não recebeu um amplo suporte, conquistando pouco mais de 4.000 assinaturas até o momento.

“Sim, é provocativo – o programa é provocativo”, disse Petroni à AFP no início deste mês em resposta à controvérsia. “Mas provocador não é ofensivo.”

Messiah, estrelada por Michelle Monaghan, John Ortiz e Tomer Sisley, estreia na quarta-feira, conforme planejado.

Fonte: Deadline

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: