10 filmes de Terror Found Footage que vão te dar calafrios!

Com o Halloween se aproximando, fica cada vez mais divertido fazer aquela sessão de filmes de terror com os amigos em casa, mas será mesmo que você sabe escolher o filme ideal dentro do gênero?

Dentro do terror há diversos subgêneros e um dos mais populares e mais assustadores é o do Found Footage, ou seja, os “filmes encontrados”. Que nada mais é do que aqueles filmes, geralmente de baixo orçamento, filmado por completo (ou a grande maioria) com câmera na mão, no melhor estilo documental. Talvez você se recorde do sucesso estrondoso que ‘A Bruxa de Blair’ fez em 1999, esse que é considerado o pai dos filmes nesse estilo de filmagem, mas será que, de lá para cá, existem outros filmes tão bons quanto?

Pensando nisso, decidimos aqui na Redação criar uma lista com 10 filmes mais sinistros de câmeras encontradas. Pega a pipoca e bom Halloween!

Você pode assistir também o vídeo com algumas indicações:

10 – O Segredo do Lago Mungo (2008)

Para começar a lista já dentro do perturbador, ‘O Segredo do Lago Mungo’ certamente será um daqueles filmes que vai ficar na sua memória por um bom tempo. Apesar do desenvolvimento lento da sua narrativa, que simula um falso documentário, com fotografias e depoimentos bem verídicos, sobre uma jovem que havia morrido afogada, as cenas de terror são realmente impactantes, principalmente se você tem pavor de fantasmas.

9 – Creep (2014)

Disponível na Netflix, inclusive já possui uma sequência igualmente sinistra, esse filme envolve o espectador em uma rede de mistérios e situações estranhas vividas por um cinegrafista que aceita realizar um serviço que viu em um anúncio. A trama se passa em uma cidade remota nas montanhas e o uso da câmera na mão só torna todo o lugar ainda mais macabro.

8 – Willow Creek (2013)

Se você gosta da atmosfera intensa que esse tipo de filme provoca em florestas, vai gostar desse que segue os passos deixados por ‘A Bruxa de Blair’ e explora o lado obscuro e misterioso escondido entre as árvores. Na trama, um casal se aventura por uma floresta da Califórnia com uma câmera de vídeo para tentar registrar alguma imagem do lendário Pé-Grande, criatura humanoide e peluda que virou obsessão dos caçadores de mistérios. Já dá para imaginar as situações bizarras que eles vão passar.

7 – Fenômenos Paranormais (2011)

Se seu gosto é fantasmagórico, esse filme irá arrepiar até os pelos da nuca, ao colocar uma equipe de um reality show que investiga atividades paranormais para passar uma noite inteira em um hospital psiquiátrico abandonado, onde há rumores de fenômenos misteriosos. Cada corredor esconde um susto e, conforme a noite avança, os segredos do lugar são explorados mais a fundo. Talvez seja necessário assistir um episódio de ‘Friends’ quando acabar, só para ir dormir mais leve.

6 – O Caçador de Troll (2010)

Apesar de não ser tão assustador quanto os outros filmes dessa lista, ‘O Caçador de Troll’ explora mais a fantasia e o misticismo por trás de algumas criaturas que habitam as florestas da Noruega. No entanto, ainda provoca calafrios por saber perfeitamente equilibrar o mistério, com a técnica de câmera na mão. Os efeitos especiais são impecáveis, a direção é bem inteligente e esse é um filme fundamental para provar que Found Footage também funciona em outros gêneros, como o suspense e o drama.

5 – Assim na Terra Como no Inferno (2014)

Imagina explorar o desconhecido labirinto de ossos nas catacumbas abaixo de Paris? Agora imagina fazer isso em um filme com câmera na mão. Pronto, essa é a fórmula certa para ter um dos melhores filmes de terror dentro desse subgênero. Como o lugar realmente existe na França, toda a trama parece ser extremamente possível e realista e, conforme os personagens vão descendo cada vez mais, mais perto estão de chegar ao inferno. É apavorante e algumas cenas são memoráveis. Claustrofóbico, intenso e muito assustador.

4 – A Visita (2015)

Até mesmo grandes nomes de Hollywood, como o diretor M. Night Shyamalan (Fragmentado), já decidiram explorar as possibilidades de se fazer cinema com Found Footage. Nesse caso, o diretor realizou ‘A Visita’, talvez um de seus melhores filmes recentes, que mostra uma adolescente e seu irmão mais novo indo visitar seus avós em uma fazenda remota na Pensilvânia, porém, o que parecia inocente, se transforma e assustador quando segredos são revelados. Esteja preparado para o final chocante, marca registrada de Shyamalan.  

3 – Buscando… (2018)

Talvez você ainda não tenha ouvido falar desse suspense fantástico, estrelado por John Cho (Star Trek) e vencedor do prêmio da audiência no Festival de Sundance. Seguindo os mesmos moldes do terror ‘Amizade Desfeita’, esse modelo explora um formato diferente de Found Footage por se passar, inteiramente, pela tela de um computador. Pulando de uma rede social para outro, o roteiro inteligente causa angústia, agonia e muita tensão ao mergulhar na busca desesperada de um pai para encontrar sua filha de 16 anos que desapareceu.

2 – Cloverfield – Monstro (2008)

Antes de ser um dos nomes mais fortes por trás da nova geração de ‘Star Wars’, o produtor e diretor J.J. Abrams (LOST) já comandava um projeto pra lá de peculiar chamado ‘Cloverfield’. Envolto em muitos mistérios, que até hoje conquistam os fãs, o terror sobre um monstro gigante que surge do oceano e invade Nova York é extremamente bem executado e dirigido por Matt Reeves (atual diretor que ‘The Batman’). Um filme verdadeiramente genuíno, assustador e muito criativo, já que rendeu uma campanha de marketing viral ao nível de ‘A Bruxa de Blair’. Vale lembrar que ganhou duas sequências indiretas: o ótimo ‘Rua Cloverfield 10’ e o péssimo ‘O Paradoxo Cloverfield’, da Netflix, ambos sem utilizar a técnica de Found Footage.

1 – [REC] (2007)

Certamente você já ouviu falar desse que é um dos melhores filmes de terror feitos na Espanha. Simples, inteligente e muito, mas muito sinistro. A mais pura essência do Found Footage, ao mostrar uma noite do cotidiano da jornalista Ángela Vidal (Manuela Velasco), juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), quando fazem uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros na intenção de mostrar seu dia-a-dia. Porém, o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate, logo se transfora em um enorme pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida. A sequência final vai ficar na sua memória para sempre. [REC] fez tanto sucesso de rendeu outras três sequências e um remake hollywoodiano chamado ‘Quarentena’, porém, nada supera o filme original.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: