2ª Mostra de Cinema de Betim segue até 30 de novembro com homenagens e estreias

A 2ª Mostra de Cinema de Betim entra em sua reta final e segue até o dia 30 de novembro na sala profissional do Grupo Cineart, no Monte Carmo Shopping, em Betim (MG). Toda a programação é gratuita.

Reunindo mais de 30 filmes — entre longas e curtas de ficção, animação e documentário, produzidos no Brasil e na região — o evento celebra dois nomes fundamentais da cultura nacional: o músico Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, e o cartunista Maurício de Sousa, que completa 90 anos em 2024.

Entre os destaques da seleção estão títulos inéditos e aguardados como “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, e “Um dia antes de todos os outros”, de Valentina Homem e Fernanda Bond. A Mostra também apresenta produções recém-lançadas e obras premiadas no circuito internacional, incluindo o representante brasileiro na disputa pelo Oscar, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça, vencedor do Urso de Prata em Berlim; além de “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; e “Manas”, de Marianna Brennand.

A programação infantil tem lugar garantido com sucessos como “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, de Fernando Fraiha — exibido em homenagem aos 90 anos de Maurício de Sousa — e a animação brasileira multipremiada “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu.

A Mostra também valoriza a produção local, com títulos de artistas e realizadores de Betim, incluindo dois novos curtas produzidos por alunos das oficinas. Entre os destaques estão os documentários “Celso Moretti – Favela Negra” (dir. Sebastián Gómez) e “Solitude” (dir. Miguel dos Anjos e Elizabete Martins Campos); o premiado “Mãe D’ouro”, de Maick Hannder; o documentário “Histórias que o Povo Conta: O Samba em Betim”, de Roberto Vinícius e Rafael Aquino; e o curta de ficção “Fia”, da cineasta Pris Garcia.

Além das sessões, o evento promove debates, oficinas e o seminário “Betim Indústria Criativa – Desafios e Caminhos Possíveis”, ampliando o espaço de reflexão e formação no audiovisual.

A 2ª Mostra de Cinema de Betim reafirma seu compromisso em democratizar o acesso ao cinema, fortalecer a produção brasileira e criar um espaço de celebração do audiovisual contemporâneo.


Crédito da foto: Sessão de filmes na 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM — Vladimir Araujo

Realização e apoios:
A Mostra é patrocinada pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Grupo SADA.
Apoio cultural de Cineart, Prefeitura de Betim, Monte Carmo Shopping e Studio Cerri.
Realização da IT Filmes, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A programação completa está disponível no site oficial da Mostra.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: