Em um momento de intensas transformações na indústria audiovisual, a produtora UltraVioleta anuncia a chegada da primeira edição brasileira do World AI Film Festival (WAIFF). Dedicado a produções realizadas com Inteligência Artificial, o evento propõe discutir os impactos e as possibilidades dessa tecnologia no processo criativo do cinema.
O pré-lançamento acontece nesta sexta-feira, 3 de outubro, às 17h, durante o RioMarket, no Festival do Rio, com a presença de Luis Antonio Silveira, produtor executivo da UltraVioleta, responsável pela realização nacional do WAIFF.
A edição brasileira será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2026, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. O evento integra a rede internacional de festivais dedicados à IA, que neste último trimestre de 2025 acontece também em países como França, Japão, Coreia e China.
A programação contará com uma mostra competitiva de filmes feitos com IA e uma agenda intensa de atividades paralelas: mesas-redondas, palestras, workshops, estudos de caso e espaços de networking. As inscrições para a mostra competitiva ficam abertas de 15 de outubro de 2025 a 15 de janeiro de 2026, no site oficial do evento.
“A parceria com a FAAP reforça o caráter formativo e crítico do festival. Estamos trazendo o debate para dentro de uma universidade que forma profissionais do audiovisual e conta com professores de grande relevância, capazes de pensar e questionar os impactos da IA nesse campo”, afirma Carlos Guedes/Cebola, sócio da UltraVioleta.
O festival tem apoio da SPCine, Bravi, Festival do Rio, Latam Content Meeting, Revista Elle e Grupo Papaki.
Mostra Competitiva
Serão premiadas produções em diversas categorias, incluindo:
- Curta-metragem (6 subcategorias): Animação, Ação, Drama, Fantástico, Documental e Jovem;
- Microssérie em formato vertical;
- Publicidade (filmes de 15 a 60 segundos para produtos ou serviços imaginários);
- Longa-metragem (mais de 25 minutos).
Entre os jurados já confirmados estão:
- Fabiano Gullane, produtor e sócio da Gullane Filmes (com presença em Cannes e Veneza);
- Heitor Dhalia, cineasta (“O Cheiro do Ralo”, “DNA do Crime”);
- Lyara Oliveira, presidente da Spcine;
- Paulo Aguiar, criador do CR_IA, plataforma de educação e consultoria em IA generativa;
- Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista.
Sobre o Festival Internacional
A primeira edição do WAIFF foi realizada em 2025, em Nice (França), reunindo mais de 15 mil inscritos de 85 países. Ao todo, 40 projetos foram selecionados e 11 prêmios entregues, incluindo o de Melhor Filme para The Russian Sleep Experiment, de Nicolas Pomet.
Em 2026, o festival expande sua presença global, com edições no Japão, Marrocos, Coreia, China, além da França e do Brasil. A organização já negocia uma data fixa em Cannes, consolidando o WAIFF no calendário de grandes eventos internacionais do setor audiovisual.
Serviço
Pré-lançamento do World AI Film Festival (WAIFF)
Local: RioMarket – Festival do Rio
Data: 3 de outubro de 2025, às 17h
Inscrições para a mostra competitiva
Período: 15 de outubro de 2025 a 15 de janeiro de 2026
World AI Film Festival (WAIFF) – Brasil
Local: FAAP – São Paulo
Data: 27 e 28 de fevereiro de 2026