Em “Desobedientes“, de Mae Martin, ninguém está a salvo das garras sectárias da pequena cidade de Tall Pines. A série da Netflix, ambientada em 2003, gira em torno de duas adolescentes canadenses, Abbie e Leila, que têm uma propensão a procurar problemas. Naturalmente, elas continuam sendo as principais candidatas para o programa para jovens da Academia Tall Pines, facilitado por Evelyn Wade.
Por outro lado, Alex Dempsey é um policial que se muda para a cidade natal de sua esposa, Laura. O casal, esperando o nascimento de seu filho, busca um novo começo na comunidade unida. No entanto, com a mudança, os fantasmas do passado de Laura inevitavelmente pairam sobre o futuro da família. Logo, Alex começa a ver a cidade com todas as suas excentricidades ocultas.
Assim, quanto mais ele se aprofunda em Evelyn e sua Academia, eventualmente cruzando o caminho de Abbie e Leila, mais perto ele chega de desvendar os segredos mais bem guardados da cidade. No entanto, quando a verdade vem à tona, a fuga se torna uma tarefa quase impossível.
ALERTA DE SPOILERS!
Índice
Resumo da trama de Desobedientes
As adolescentes Abbie e Leila, de Toronto, são melhores amigas e preferem fumar maconha em terraços a frequentar aulas. Como resultado, elas permanecem firmemente plantadas na categoria de “adolescentes problemáticas” para todos os adultos em suas vidas. Um de seus professores, o Sr. Turner, concebe uma possível solução para colocar a dupla em forma. Ele quer enviar Leila para um programa juvenil americano em Vermont, acreditando que a distância faria bem às amigas.
Inicialmente, a resposta da aluna à ideia é lançar uma, que envolve invadir a escola à noite para roubar o gabarito de uma prova futura. Abbie continua a bordo do plano e descaradamente foge de casa quando seus pais tentam colocá-la de castigo. A invasão continua sendo uma tentativa divertida, mas inútil. Além disso, a façanha anterior de Abbie finalmente a alcança naquela noite, quando dois homens mascarados a sequestram de sua casa enquanto seus pais assistem silenciosamente do lado de fora.

Quando Leila descobre a reviravolta no dia seguinte, fica compreensivelmente angustiada. Pior ainda, Turner a informa que, como sua mãe não tem condições de pagar as mensalidades da Academia, não há como ela acabar ao lado de sua melhor amiga. Mesmo assim, a adolescente se recusa a desistir. Como resultado, ela liga para seu namorado/fornecedor de maconha muito mais velho, Kyle, e faz um plano para cruzar a fronteira e resgatar Abbie.
Sem surpresa, o homem mais velho abandona a adolescente ao primeiro sinal de problema, obrigando-a a pegar carona sozinha. Enquanto isso, novos moradores chegam à cidade de Tall Pines. Alex e Laura estão esperando pais, que podem usar a comunidade de mente aberta que a cidade natal desta última oferece. Além disso, seu relacionamento com Evelyn, nascido de seu próprio tempo na Academia, ajuda ainda mais a dupla a encontrar um novo começo na cidade.
No entanto, não demora muito para que Alex comece a notar a peculiaridade gritante da cidade. Em seu primeiro dia de trabalho como policial, ele encontra Riley Warrens, um adolescente de aparência abatida que afirma estar fugindo da Academia. Mais tarde, quando o mesmo garoto aparece na casa do policial em busca de ajuda, a situação se agrava quando sua presença representa uma ameaça para Laura. Como resultado, seu marido acaba matando acidentalmente a criança em legítima defesa. Mesmo assim, a cidade permite que o incidente se resolva sem consequências diretas para Alex.
Além disso, uma investigação superficial revela o aparente histórico da cidade com adolescentes desaparecidos, que nunca foram encontrados. Enquanto isso se desenrola na cidade, Leila consegue invadir a Academia e se reencontrar com Abbie. No entanto, tudo isso só garante que agora ambas as adolescentes estejam presas na criação de Evelyn.

A Academia é um lugar de pesadelos, onde adolescentes são tratados como criminosos, forçados a seguir manuais e colocados em diferentes categorias de desenvolvimento. Além disso, Evelyn guia os alunos por um jogo chamado Hot Seat, uma prática viciosa de confrontar os traumas e erros de cada um por meio da “honestidade radical”.
Eventualmente, a curiosidade de Alex o leva à Academia sob o pretexto de pegar os pertences de Riley. Abbie e Leila tentam um plano de fuga no mesmo dia. Embora o plano da dupla falhe, elas conseguem encontrar o policial, que percebe que elas parecem tão apavoradas quanto Riley. Portanto, ele entrega um walkie-talkie para Abbie para que ela possa contatá-lo mesmo depois que ele sair do local. Nas semanas seguintes, Abbie aprende mais sobre as práticas mórbidas na Academia de Evelyn, enquanto Alex começa a entender a realidade sinistra da cidade.
Eventualmente, uma visita ao pai de um aluno desaparecido, a descoberta do cadáver de um adolescente e descobertas sobre abuso psicológico revelam o panorama geral para o policial. No entanto, os trágicos envolvimentos de sua esposa com Evelyn no passado, bem como as consequências de suas próprias ações, o impedem de realmente escapar das garras da cidade.
Final explicado de Desobedientes: Evelyn morre?
Inicialmente, Evelyn permanece uma parte estranha, mas bastante distante, da vida de Alex e Laura. Ela lhes dá a casa que o casal transforma em seu novo lar e os acolhe na comunidade. No entanto, exceto por alguns jantares improvisados e conversas tensas, ela não impacta diretamente suas vidas. Ou, pelo menos, é o que parece.
Quanto mais o policial investiga o passado inexplicável da cidade, mais ele começa a perceber que Evelyn está intrinsecamente envolvida com sua gênese. Assim que Laura consegue ver através da névoa de seu passado e coloca alguns limites entre ela e seu antigo zelador, este último se vira e grampeia o lugar inteiro. Além disso, ela cria vários planos de contingência para coagir Alex a obedecer. Eventualmente, à medida que Laura se torna mais ousada em suas tentativas de afrouxar o controle de Evelyn sobre a cidade, este também se torna mais desesperado por controle.

Isso a obriga a sequestrar Alex e levá-lo ao porão ritualístico da Academia, onde ela guia jovens estudantes através do “Salto”. É uma prática manipuladora em que a mulher usa hipnose e drogas psicodélicas para cortar os laços do sujeito com uma parte integrante de si mesmo. Influenciada por seus próprios relacionamentos interpessoais, Evelyn acredita que o relacionamento entre pais e filhos costuma ser abusivo.
Como o nascimento é um processo não consensual e abre caminho para dinâmicas complicadas entre pais e filhos, ela acredita que isso deixa uma escuridão dentro de quase todos os indivíduos. Portanto, ela argumenta que a única maneira de salvar uma criança e ajudá-la na transição para a vida adulta é cortando essa conexão. Segundo ela, é somente apagando todos os sentimentos empáticos e compassivos entre uma criança e seus pais que os primeiros podem ser salvos. O Salto significa o processo de alcançar o mesmo.
Após sequestrar Alex, Evelyn o convoca para realizar o mesmo experimento. Naturalmente, sua natureza invasiva e o fato de que isso poderia arruinar sua capacidade de ter um relacionamento com seu filho convencem o policial a não se submeter a isso.
Surpreendentemente, a ajuda vem de um lugar inesperado quando Rabbit, o segundo em comando de Evelyn, se volta contra ela e administra a droga, permitindo que o futuro pai tenha a oportunidade de fugir. Rabbit tem seus próprios motivos para sua traição, principalmente envolvendo uma conversa que teve com Laura anteriormente e seu próprio desprezo por Evelyn por roubar sua família. Embora a mulher mais velha pudesse ter sobrevivido à administração da droga, Alex arruína qualquer chance de sobrevivência esfaqueando-a com ainda mais suco psicodélico.
No final, enquanto Evelyn parte em uma viagem, com Rabbit repetindo o mantra hipnótico sobre ela, a mulher permanece cercada pelas mesmas portas metafóricas que governavam sua ideologia. No entanto, a fuga continua sendo uma façanha impossível. No final, Evelyn morre como uma vítima de sua própria criação.
Alex abandona Laura? Por que ele decide ficar?
Alex sentiu a natureza inquietante de Tall Pines praticamente desde seu primeiro dia na cidade. Uma complicação em seu antigo emprego é a única razão pela qual ele e Laura decidem se mudar para a cidade natal desta última, já que precisam de estabilidade para o futuro do bebê. No entanto, quando o policial começa a vivenciar a realidade da comunidade de Tall Pines, ele percebe que algo está gravemente errado com o lugar.
Inicialmente, suas interações com os angustiados alunos da Academia apontam claramente para algo estranho se desenrolando dentro das instituições de Evelyn. No entanto, logo, Alex também percebe que a cidade está morbidamente vazia de crianças. O lugar tem uma população considerável, especialmente para uma comunidade de cidade pequena. No entanto, nenhum dos moradores parece ter filhos. Em vez disso, o relacionamento mais próximo entre pais e filhos que permanece em Tall Pines é o dos graduados da Academia, também conhecidos como jovens adultos que foram alocados em uma família depois de saírem do sistema de programas para jovens.

Inicialmente, Alex supõe que essa revelação seria tão desconcertante para sua esposa quanto para ele. No entanto, o que ele descobre com Laura permanece infinitamente mais perturbador. Acontece que Laura sabe tudo sobre a estranha situação de “sem filhos” na cidade. Na verdade, ela diz a Alex que é uma política incorporada ao ethos da cidade e defendida por Evelyn. Ela acredita que é responsabilidade da cidade ajudar outras crianças e salvá-las antes que elas possam pensar em começar suas próprias famílias biológicas.
Nenhum dos moradores tem permissão para ter filhos. Em vez disso, a comunidade está mais focada em “ajudar” as crianças da Academia e integrá-las à sua própria sociedade. Naturalmente, Alex está apavorado com essa revelação e o que isso pode significar para seu filho. Embora Laura lhe garanta que Evelyn está aberta a mudar as coisas, começando pelo bebê, o pai continua preocupado com o futuro de sua família.
Inicialmente, Laura promete ao marido que eles partirão antes do bebê nascer. No entanto, Alex percebe que sua esposa não tem intenção de cumprir a promessa quando ouve seu encontro secreto com alguns dos outros moradores da cidade. Isso se torna ainda mais evidente após o nascimento do filho.
Assim que Alex foge das garras de Evelyn, ele consegue retornar para sua esposa em cima da hora e ficar ao lado dela enquanto ela dá à luz. No entanto, imediatamente depois, o bebê é tirado de seus braços para que o resto dos moradores da cidade possam compartilhar seu próprio contato pele a pele com a criança e formar seus próprios laços. Assim, Alex percebe que a ideia de Laura de salvar a cidade da influência de Evelyn é encurralá-la sob o controle de outra pessoa: o dela. O pai não tem ideia do que isso pode significar para seu filho. Ainda assim, ele sabe que a imprevisibilidade da situação não pode significar algo bom.

Pelo mesmo motivo, na mesma noite, Alex considera a possibilidade real de fugir com o filho dele e de Laura. Se ele se afastar o máximo possível do lugar, recusando-se a entrar no jogo deles, poderá garantir que seu filho tenha uma infância normal e saudável. No entanto, alguns fatos simples permanecem.
Alex é um homem transgênero cujo casamento com Laura é mais uma fachada do que algo concretamente legal. Além disso, desde que chegou à cidade, ele matou pelo menos duas pessoas e pode estar implicado na morte de outras duas. Assim, nada impede Laura e o resto da cidade de irem atrás dele e garantir que ele nunca mais veja seu filho.
Além disso, há o fato de que Tall Pines pode realmente realizar seu sonho de ter uma família nuclear e heteronormativa, ao mesmo tempo em que lhe fornece a proteção e a aceitação de que ele precisa simplesmente como um produto de sua identidade social. Assim, no final das contas, Alex fecha a porta diante de sua fuga e opta por ficar na cidade.
Abbie escapa de Tall Pines?
Embora Alex sabote sua própria capacidade de deixar Tall Pines, ele consegue equipar outra pessoa com as ferramentas necessárias para uma fuga. Desde sua visita improvisada à Academia, ele conseguiu entrar em contato com Abbie pelo walkie-talkie. Inicialmente, a dupla tenta usar essa oportunidade para compartilhar informações e construir um caso contra Evelyn. No entanto, nas semanas seguintes à tentativa frustrada de rebelião das crianças, torna-se evidente que outra linha de ação é necessária.
Em vez de uma desarraigação sistêmica da Academia, a fuga pessoal é a única maneira de Abbie e Leila salvarem suas próprias peles. Assim, logo que a dupla consegue novas baterias para o walkie-talkie, um novo plano começa a tomar forma. Com a ajuda de Alex, Abbie consegue alguns selos, que são essenciais para a fuga dela, Leila e Rory.

Ao mesmo tempo, o policial informa ao garoto que deixou seu carro e algum dinheiro um pouco afastados da mata. A partir daí, os garotos colocam em prática seu próprio plano. Primeiro, eles forjam uma carta endereçada a um dos guardas, Mule. Fingindo ser seu namorado francês, eles planejam um encontro com o guarda do lado de fora das dependências do estabelecimento. Depois, eles criam uma distração que lhes permite romper a cerca e entrar sorrateiramente na caminhonete de Mule.
Como resultado, os garotos conseguem chegar ao centro da cidade. Enquanto os adultos começam a procurá-los, eles se escondem em uma casa, coletando suprimentos. Infelizmente, em uma reviravolta nos acontecimentos, Abbie acaba sendo a única que consegue sair da cidade. Depois, o adolescente encontra o carro de Alex, junto com seu cachorro, Toast. No final, ninguém mais aparece para acompanhar Abbie enquanto ela dirige para sua liberdade.
O que acontece com Rory e Leila? Por que Leila decide ficar para trás?
Embora Rory e Leila permaneçam ao lado de Abbie durante sua tentativa de fuga, eles nunca conseguem sair da cidade. Enquanto vasculhava a casa de um morador para encontrar suprimentos, Leila chega a uma conclusão chocante. Ao contrário da amiga, a adolescente tem um desafio muito mais difícil pela frente.
Os problemas de Abbie decorrem dos padrões impossivelmente altos de seus pais, de sua dislexia e de sua propensão a problemas. Comparativamente, as complicações de Leila não terminam simplesmente com uma onda de rebeldia. A morte de sua irmã, Jess, teve um impacto extremamente negativo sobre ela. Na noite de sua morte, a jovem adolescente estava ao lado da irmã e até testemunhou sua morte, embora sob efeito de drogas.

Portanto, em algum nível, Leila e todos em sua vida a culpam pela morte de Jess. Como tal, ela tem seus próprios problemas de desenvolvimento, incluindo uma vida amorosa mal orientada e um problema com cocaína. Pelo mesmo motivo, sua mãe não é afetada, em todos os aspectos, exceto financeiro, quando sua filha é matriculada em Tall Pines. Por sua vez, nas últimas semanas na Academia, Evelyn conseguiu fornecer a ela um sistema de apoio mais amplo.
Mesmo que suas intenções sejam obviamente manipuladoras e destinadas a alimentar seus próprios interesses, a Academia ainda permanece incrivelmente especial para a jovem. Simplificando, assim como Alex não tem coragem de enfrentar um mundo diferente fora da segurança da cidade, Leila também sente que tem uma chance maior de sobrevivência em Tall Pines. Pelo mesmo motivo, ela acaba ficando para trás. O caso de Rory permanece um pouco diferente, já que ele se sacrifica para dar a Abbie uma chance de escapar. No entanto, no final das contas, ambos enfrentarão um futuro incerto agora que Evelyn morreu, deixando a Academia sem um líder substancial.
O que aconteceu com os pais de Laura? Quem realmente os matou?
Um dos principais mistérios na vida de Alex e Laura continua sendo a morte dos pais desta última. Ela passou a ser cuidada pela Academia Tall Pines na adolescência. Por isso, sempre guardou muito ressentimento em relação aos pais pelo abandono. No entanto, após Alex visitar Maurice, ele percebe que sua esposa pode não ter a noção de tudo.
Acontece que, logo após a matrícula de Laura na instituição, seus pais começaram a se arrepender de suas decisões e tentaram persegui-la. No entanto, acabaram desaparecendo. Alex presume que Evelyn tenha algo a ver com a morte evidente dos pais. No entanto, em seus últimos momentos, a mulher revela uma verdade diferente.

Na verdade, foi Laura quem matou os próprios pais. Quando eles retornaram para buscar a filha, ela já havia passado pelo processo do “Salto”. Portanto, sua conexão com a família já havia sido rompida, deixando-a sem nenhum amor verdadeiro por eles. Assim, quando tentaram tirá-la da Academia, a adolescente acabou matando-os, esmagando a cabeça do próprio pai com uma pedra.
Após o ocorrido, Evelyn encobriu o assassinato para ela e a ajudou a enterrar a lembrança em seu subconsciente. Ao retornar a Tall Pines, desta vez como esposa e futura mãe, Laura começa a desenterrar a mesma lembrança. Assim, seus sentimentos de vingança contra Laura aumentam dez vezes, obrigando-a a formar o início de seu próprio culto.
Embora Alex esteja perturbado com a revelação, ele finalmente percebe que isso não diminui em nada seu amor pela esposa. O policial tem muitos esqueletos em seu próprio armário e sangue em suas próprias mãos. Portanto, ele decide aceitar Laura por seu passado em vez de se afastar dela por causa disso.
LEIA TAMBÉM:
- The Umbrella Academy | A série vai continuar? Entenda a cena pós-crédito da 4ª temporada
- The Umbrella Academy | O mundo acaba? Entenda o final da 4ª temporada da série
- A Casa Guinness | Arthur morre? Entenda o final da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no canal do Telegram.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.