Dirigida por Shinsuke Sato, “Alice in Borderland“, da Netflix, conta a história de Ryohei Arisu, que se encontra inexplicavelmente preso em uma realidade paralela com um grupo de estranhos. A única saída desse reino é jogando e vencendo jogos mortais cruéis, e os participantes não medem esforços para garantir a vitória, mesmo que isso signifique prejudicar os outros.
Arisu encontra sua alma gêmea, Yusuha Usagi, no meio dessa batalha real, e juntos eles superam todos os obstáculos e garantem seu caminho para a vitória. A segunda temporada deste thriller de ficção científica termina com todos os jogadores sobreviventes tendo a chance de sair do espaço ou se tornar um cidadão permanente, capaz de brincar com a própria estrutura dessa nova realidade. Embora o protagonista escolha a primeira opção, sua dinâmica com o sobrenatural ainda tem muitas outras camadas a serem desvendadas.
Índice
Resumo da 3ª temporada de Alice in Borderland
Após os eventos da 2ª temporada, a história começa com Arisu e Usagi levando uma vida normal e feliz como casais. Embora não tenham nenhuma lembrança do jogo em que participaram alguns anos atrás, a dupla, juntamente com muitos dos sobreviventes, lembra-se vagamente de uma jornada, além de outras imagens vívidas de seu tempo naquele reino.
Essa peculiaridade é registrada pelo Professor Ryuji Matsuayama, um psicopatologista talentoso com interesse em experiências de quase morte. Ao conhecer Usagi, no entanto, ele imediatamente decide torná-la seu novo alvo. Essa decisão não é inteiramente sua, pois um misterioso jogo da morte o apresenta a Banda, um dos sobreviventes do jogo que escolheu ficar na Fronteira como residente permanente. Banda está desesperado para tornar sua vida mais divertida, e isso significa começar outro jogo, com vários dos jogadores sendo veteranos deste mundo.

Enquanto conversa com Ryuji, Usagi explica que tem visões estranhas de seu falecido pai, o que a leva a entrar em Borderland também, na esperança de localizá-lo. Quando Ryuji descobre isso, ele pede ajuda a Ann, uma ex-jogadora que se lembra de tudo do seu passado. Ela explica que leva dois minutos para uma pessoa morrer depois que seu coração para de bater, e que toda a Borderland pode ser vivenciada nesse período.
Determinado a salvar sua esposa, Arisu concorda que seu coração será parado como um gatilho para sua reentrada. Uma vez lá, ele se encontra em meio a rostos desconhecidos, com a primeira rodada começando logo depois. O tema é adivinhação, e cada participante tem que resolver um quebra-cabeça de lógica e aritmética ou arriscar a morte instantânea por uma flecha de fogo. Embora a equipe cometa muitos erros, eles eventualmente sobrevivem devido ao raciocínio rápido de Arisu.
A partir daí, Arisu lidera sua equipe por uma série de desafios, cada um projetado especificamente para atingir as fraquezas do grupo. Embora os números continuem diminuindo, o vínculo entre os sobreviventes continua a se fortalecer. Em outro lugar, Usagi, junto com Ryuji, lidera seu próprio grupo e chega à rodada final, onde ela encontra Arisu mais uma vez.
Quando o casal se reencontra, a rodada final é anunciada, com o filho ainda não nascido de Usagi sendo registrado como jogador também. O jogo assume a forma de um labirinto complexo, que mostra a todos seus possíveis futuros. Ryuji é secretamente encarregado de acabar com Usagi em uma tentativa de trazer à tona todo o potencial de Arisu, mas a cada rodada, o psicopatologista questiona seus próprios valores.
A rodada brutal causa muitas baixas, mas, no final, Arisu e Usagi conseguem vencer o jogo com a maioria dos participantes ainda vivos. No entanto, o jogo não está totalmente concluído, e uma rodada bônus vira tudo de cabeça para baixo mais uma vez.
Final da 3ª Temporada de Alice in Borderland: Arisu salvará Usagi? Eles conseguirão sair do jogo?
Desde o início do jogo, Arisu tem apenas um objetivo em mente: resgatar Usagi das garras da morte. Com apenas dois minutos entre a parada cardíaca e a morte definitiva, o protagonista precisa aproveitar ao máximo esse espaço liminar, mesmo que isso signifique se sacrificar. Para isso, Arisu decide permanecer no jogo ao final da rodada final, deixando sua esposa em liberdade.
No entanto, isso não significa que ela será resgatada, pois o mundo exterior se revela mais uma parte da simulação, e terremotos e tsunamis massivos ameaçam destruir tudo o que Arisu construiu. Quando Usagi é arrastado pelas ondas, ele escapa da armadilha e se joga nas águas, determinado a encontrá-la. Embora vários obstáculos atrapalhem o caminho para a vitória, Arisu e Usagi acabam se unindo e sobrevivendo às torrentes.

O desastre ambiental marca o fim dos jogos Borderland e, com isso, Arisu e Usagi retornam ao mundo real, onde apenas dois minutos se passaram desde que seus corações pararam de funcionar. Enquanto Arisu acorda nos aposentos de Ann, Usagi recupera os batimentos cardíacos no hospital, e as duas se reencontram logo depois.
Embora a maior parte do confronto final ocorra no reino sobrenatural, Banda também tenta resolver o acordo no mundo real estrangulando Arisu até a morte. Esta cena sincroniza com o protagonista quase se afogando dentro do jogo, indicando que as condições físicas de alguém podem ser afetadas entre esses dois espaços. Isso também estabelece um elo psicológico entre os dois planos da realidade, como exemplificado por Ann, que não apenas salva o corpo físico de Arisu, mas também lhe dá o empurrão final para salvar Usagi.
Na preparação para a vitória de Arisu e Usagi, aprendemos que o mundo está dividido em duas metades topograficamente distintas. Enquanto uma extremidade marca o caminho para a liberdade, a outra garante a morte. Esse contraste é cristalizado por um vórtice gigantesco que engole tudo à vista.
Embora Arisu tenha uma chance clara de chegar ao outro lado, ele muda de ideia ao descobrir Usagi quase à beira daquele buraco enorme. Sua decisão de pular é descrita como divertida pelo vigia, pois demonstra a capacidade do protagonista de dobrar o destino à sua vontade. Isso é confirmado quando Arisu conecta as duas metades ao salvar Usagi do vórtice e levá-la ao outro lado, em direção à luz. Com essa rebelião contra a entidade que puxa os cordões por trás, ele não apenas protege sua parceira, mas também seu filho ainda não nascido.
Ryuji vive ou morre?
Embora Arisu e Usagi consigam sair do jogo vivos, isso tem o custo de se despedirem de seu principal aliado, Ryuji. Embora o psicopatologista entre no jogo com motivos egoístas, nos momentos finais, ele opta por abandoná-los para salvar a vida de Usagi.
Com a morte certa o aguardando no final do vórtice, ele usa o que resta de sua força para trazer Usagi em segurança antes de soltá-la e se juntar à correnteza. A decisão de Ryuji tem raízes em seus erros passados, que começaram com sua decisão de fazer experimentos fatais em um de seus alunos.
Com um fascínio de longa data pela vida após a morte, o professor tem se baseado em experiências de quase morte como pilar de sua pesquisa. No entanto, ele tem o hábito de nunca fazer isso por medo de perder a vida. Para tanto, tanto seu ex-aluno quanto Usagi servem como um veículo para promover seu interesse egoísta e, ao escolher deixar o último viver, ele caminha em direção à redenção.

A morte e o mundo além servem como âncora temática para o personagem de Ryuji, e dada sua obsessão em chegar ao cerne de seu fenômeno, há um potencial para Ryuji abrir caminho para um reino sobrenatural diferente. Notavelmente, suas próprias projeções futuras mostram que o ato de matar Usagi é seguido por ele tirar a própria vida.
A revelação, juntamente com a promessa de Banda de lhe mostrar a vida após a morte, sugere que a única maneira de Ryuji descobrir a verdade é dando um salto de fé. Isso adiciona uma nova perspectiva ao seu autossacrifício, pois ele também supera o medo da própria morte. Embora não tenhamos um vislumbre do que acontece com ele dentro do vórtice, a possibilidade de o personagem ter que oferecer mais não pode ser descartada. No mundo real, no entanto, Ryuji morre com certeza, como retratado pelos médicos cobrindo seu rosto, um indicador universal de falecimento.
Usagi encontra seu pai? Quem é o Coringa?
O retorno de Usagi ao jogo é regido por seu desejo de se reunir com seu pai, que morreu misteriosamente anos atrás. Uma série de sonhos lhe diz que ele pode estar preso na Fronteira, e a única maneira de interagir é entrar e jogar de acordo com suas regras.
No final, Usagi sobrevive ao tsunami e escala uma rocha com Arisu, apenas para encontrar seu pai no topo. Se ele é realmente um Tsunami ou uma construção imaginária permanece ambíguo, mas a cena, no entanto, cumpre seu verdadeiro propósito, dando à dinâmica pai-filha uma sensação de encerramento.
O pai, que é considerado um trapaceiro no presente, acaba sendo uma figura calorosa e afetuosa que se lembra com carinho da infância de sua filha. Embora não nos sejam reveladas as circunstâncias exatas que o levaram ao jogo, ele percebe que não é um lugar onde se possa ser feliz. Para tanto, ele conduz Usagi de volta a uma vida no mundo real, aconselhando-a a fortalecer seu vínculo com as pessoas que ama, principalmente Arisu.

Notavelmente, a verdadeira natureza deste mundo e dos jogos que ocorrem nele permanecem firmemente no escuro, mesmo no final da temporada final. No entanto, a introdução do Coringa, como um mecanismo de cartas e o cérebro por trás de toda esta saga, leva a uma nova dimensão para este mistério.
Bem quando o Tsunami atinge seu auge, Arisu fica cara a cara com uma figura enigmática que tem a habilidade de descongelar os elementos do jogo à vontade. Inicialmente, Usagi acredita que ele seja o Coringa, mas o homem, que se identifica como um vigia, rapidamente o corrige. Em vez disso, ele descreve o Coringa como uma entidade semelhante a Deus, brincando com as vidas e destinos finais de todos.
Embora a carta do Coringa pareça ser uma maneira de se libertar do destino, concedendo aos usuários a habilidade de peneirar dentro e fora dos dois mundos, o encontro de Arisu confirma que a única maneira de realmente derrotar o Coringa é através da pura força de vontade, a única coisa fora de sua compreensão.
Quem é Alice? Um novo jogo está começando?
Com o jogo encerrado, Arisu e Usagi retornam às suas vidas normais, ansiosos para formar uma família. Embora o protagonista leve uma vida saudável, conversando regularmente com seus companheiros sobreviventes que não se lembram do jogo, pequenas fissuras na narrativa sugerem algo maior por vir.
Isso também chama a atenção de Arisu, com o símbolo mais gritante sendo os terremotos recorrentes ocorrendo simultaneamente em todo o mundo. Com isso, a cena muda para os Estados Unidos, onde a revelação final da temporada acontece em um café.
A placa de identificação de um garçom, cujo rosto permanece fora de vista, diz Alice, sinalizando que a protagonista do jogo está prestes a fazer sua grande entrada. Como a história é amplamente inspirada no romance infantil original, “Alice no País das Maravilhas” e suas sequências, uma conexão direta pode ser feita entre o protagonista dessa história e esse novo personagem, abrindo ainda mais o potencial criativo da série.

Com uma nova onda de jogos prestes a se tornar realidade, Arisu e Usagi estão fadados a ver suas vidas viradas de cabeça para baixo mais uma vez. Notavelmente, a extensão dos terremotos que se estendem além do Japão sugere que o mundo inteiro pode se tornar parte da próxima fase.
Essa ideia também é substanciada pela afirmação do vigia de que muitas novas almas chegarão ao reino do purgatório em um futuro próximo, o que sugere que os próximos jogos podem ser mais desafiadores do que nunca. Dado que o Coringa e seus representantes permanecem invictos até o final da temporada, pode-se esperar que muitos rostos antagônicos familiares retornem. Por outro lado, com o mundo inteiro agora em risco, vários jogadores veteranos podem assumir a responsabilidade mais uma vez, desta vez mirando na própria fonte desse fenômeno.
LEIA TAMBÉM:
- A Casa Guinness | Arthur morre? Entenda o final da série da Netflix
- Desobedientes | Evelyn está viva ou morta? Entenda o final da minissérie da Netflix
- The Umbrella Academy | O que aconteceu com Sloane? O que aconteceu com os Sparrows? Entenda
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no canal do Telegram.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.