A série “A Casa Guinness“, da Netflix, apresenta uma versão fortemente ficcional da família Guinness na vida real. A história se desenrola após a morte de Benjamin Guinness, levando seus quatro filhos a lidar com o conteúdo de seu testamento, o que deixa cada um deles completamente insatisfeito.
O foco principal está em Arthur e Edward Guinness, mas, à medida que a história avança, mais personagens entram em cena, tornando uma dinâmica familiar já complexa ainda mais caótica. A temporada termina em suspense, gerando incertezas sobre o futuro dos personagens principais, ao mesmo tempo em que levanta a questão de se toda a violência e sofrimento valeram a pena.
Final explicado de A Casa Guinness
Resumo da trama de A Casa Guinness
Quando Benjamin Guinness morre, sua fortuna, principalmente na forma da cervejaria, é deixada para seus filhos, Arthur e Edward. Arthur teria preferido não se envolver no negócio da cervejaria porque não queria ficar em Dublin. Teria sido bom para Edward, pois ele quer se concentrar na cervejaria. Acreditando que Arthur, sendo o primogênito, receberá a maior parte dos negócios de seu pai, os irmãos decidem que Arthur se concentrará na agenda política da família, concentrando-se em sua cadeira no Parlamento, deixando tudo sobre a cervejaria para Edward.
No entanto, seu pai tinha uma ideia diferente. Seu testamento determina que os negócios e a fortuna da família devem ser divididos igualmente entre os dois, e se um deles tentar recuar, eles devem perder tudo. Isso liga Edward e Arthur um ao outro, e eles não têm escolha a não ser trabalhar juntos.

Embora pareça miserável para ambos, ainda é um negócio muito melhor do que o que seus irmãos mais novos, Anne e Ben, recebem. Como ela já é casada, Anne não recebe nada e não tem razão para se envolver no negócio. Ben também não recebe nada porque ele é um bêbado e um jogador, e seu pai temia que qualquer dinheiro dado a ele só piorasse seus hábitos mulherengos.
Assim começa a história dos irmãos Guinness, que é ainda mais complicada pela introdução de elementos sociopolíticos da época. Um grande problema para a família são os Fenians, os revolucionários irlandeses que estão lutando pela liberdade da Irlanda da Grã-Bretanha. A Guinness, sendo irlandesa, mas apoiando a união, é um espinho no lado deles, e é por isso que eles têm uma postura agressiva em relação à família.
Isso é alimentado pelo ódio que seu líder, Patrick Cochrane, nutre pelas Guinness. Sua irmã, Ellen, também não gosta muito delas, mas as vê como um meio para atingir um fim e decide desenterrar seus segredos, que podem ser usados contra elas, especialmente Arthur. Acontece que o Guinness mais velho é gay, o que significa que ele não só corre o risco de perder sua reputação e a de sua família, como também pode ser preso por sua homossexualidade.
Enquanto isso, Ben continua lutando contra o alcoolismo e sua saúde mental degradante, enquanto Anne está presa em um casamento infeliz, com sua saúde física em declínio, e lamenta ter sido deixada de lado pelo pai. Parece que a responsabilidade de manter o negócio funcionando recaiu sobre Edward, e ele está pronto para fazer o que for preciso para torná-lo um sucesso.

Ao longo da temporada, apesar das diferenças e dos muitos problemas em que se metem, os Guinness trabalham juntos para elevar o nome e o sucesso da família a novos patamares. O plano de expansão de Edward dá certo, apesar de alguns percalços iniciais, à medida que a América se torna seu mercado mais valorizado, com uma grande arrecadação de lucros.
Eles também se dedicam a diversos projetos filantrópicos, cortesia de Anne, o que acrescenta ainda mais credibilidade ao seu nome. A única coisa que resta a ser conquistada agora é o governo, então o próximo foco deles é transformar Arthur em um parlamentar e garantir que o poder permaneça em suas mãos enquanto moldam a lei e as políticas a seu favor.
Patrick Cochrane retorna a Dublin com uma vingança
O ódio que os Fenianos nutrem pela família Guinness fica evidente desde a cena de abertura da série. Enquanto a marcha fúnebre de Benjamin Guinness passa pela rua, os Fenianos, liderados por Patrick Cochrane, atacam-na violentamente. No final do episódio, eles acabam incendiando a fábrica da Guinness para destruir seus barris e interromper seus negócios.
Como sua irmã, Ellen, previu, isso leva a família a agir contra ele e os revolucionários, e o ciclo de ódio e violência continua. Por um momento, parece que pode haver uma trégua entre eles, enquanto Ellen e Edward desenvolvem um relacionamento próximo, enquanto Byron Hedges cria uma ponte entre a Guinness e os revolucionários nos Estados Unidos.

Em certo momento, quando Patrick é preso, Edward toma providências para tirá-lo da prisão, embora isso signifique que ele será exilado para a América, mas pelo menos terá uma chance de recomeçar. Apesar de tudo isso, o ódio de Patrick pela família não diminui nem um pouco. Na verdade, ele fica inflamado ao descobrir que sua irmã trouxe o inimigo para sua cama. Sua partida para a América e o trabalho em prol dos interesses da família o deixam ainda mais furioso. Ele diz que prefere apodrecer na prisão a vida inteira do que fazer acordos com eles.
É com essa raiva que ele retorna a Dublin e decide matar um deles. Como mensagem, ele manda entregar a eles uma bala com o nome da Guinness. Embora não esteja claro exatamente qual Guinness ele quer matar, presume-se que Arthur e Edward sejam os únicos alvos possíveis.
Arthur Guinness morre? Patrick Cochrane atira nele?
Enquanto Patrick Cochrane trabalha em seu plano de assassinato, a família se prepara para o comício eleitoral de Arthur, com o qual esperam obter o apoio dos eleitores. Apesar do perigo de Patrick à espreita, eles decidem prosseguir com o comício, concordando em tomar precauções extras. Todos estão em alerta, e até Ellen aparece no comício, tentando encontrar seu irmão e impedi-lo de cometer um assassinato.
Enquanto Arthur sobe ao palco e faz seu discurso, o plano de Patrick se desenrola enquanto Ellen e Sean Rafferty o procuram. Ellen o avista e assopra um apito para alertar os outros de sua presença, mas a essa altura já é tarde demais. Patrick dispara sua arma, embora nunca descubramos se a bala acertou o alvo ou não.

Apesar da natureza fortemente ficcional da história, a série se apega a fatos importantes sobre a família. Portanto, sabemos com certeza que Arthur não foi morto pela bala de um revolucionário durante um comício eleitoral. Se ele foi atingido ou não é outra questão. Uma possibilidade é que a bala o acerte, mas o tiro não será fatal. Ele se recuperará dos ferimentos, e levar um tiro pode acabar se tornando popular, levando-o a vencer as eleições, desta vez sem a necessidade de cometer fraude.
A outra possibilidade é que a bala atinja uma pessoa diferente no palco ou na multidão. Talvez Arthur não tenha sido o alvo. Talvez a raiva de Patrick fosse direcionada a Edward, que não apenas administra o negócio e o enviou para a América, mas também dormiu com sua irmã.
Edward também é quem deveria ter honrado o acordo que Byron fez com a Irmandade na América. Portanto, se eles enviaram Patrick, é mais provável que tenham enviado uma mensagem matando o homem que não honrou seu acordo.
Outra possibilidade é que alguma outra pessoa inocente, membro da família ou não, leve o tiro, o que abriria mais uma caixa de Pandora para a família. De qualquer forma, isso certamente favorecerá a carreira política de Arthur, fortalecendo a posição da família Guinness no mundo. Portanto, podemos confirmar que Arthur ainda não foi removido da história, pois ainda há muito mais a ser desvendado na história sobre ele e seus irmãos.
Olivia e Rafferty terminam?
Embora seus negócios estejam indo bem e ele esteja pronto para enfrentar mais uma temporada eleitoral, um preço no coração de Arthur permanece na forma de sua esposa, Olivia, se apaixonar por Sean Rafferty, o braço direito da família. Devido ao fato de Arthur ser gay, o casamento entre ele e Olivia permitiu que ambos tivessem outros parceiros sexuais. No entanto, o acordo era que nenhum deles se apaixonaria e não deixaria seu casamento ser afetado por isso.
Arthur mantém sua parte do acordo, embora seja mais devido ao fato de que, como um homem gay em uma sociedade onde a homossexualidade é um crime, ele realmente não tem a opção de fugir para o pôr do sol com alguém. Olivia também mantém sua parte do acordo, por um tempo. Quando ela pede Rafferty para ser seu amante, Arthur não pensa duas vezes sobre isso. Mas então, ela acaba engravidando, e isso traz tensão no casamento.

Por razões óbvias, ela não pode ter o bebê, então precisa realizar o aborto, o que a deixa profundamente arrasada. Enquanto Arthur dá a ela e Rafferty espaço para processarem a dor juntos, ele também sente uma conexão cada vez mais profunda entre eles. Isso o deixa arrasado, pois ele ama Olivia, à sua maneira, e vê-la se apaixonar por outra pessoa significa que ele também perderá esse relacionamento. Então, ele diz a ela que ela está violando o contrato assinado quando se casaram. Embora ela fosse livre para ter um amante, deveria permanecer solteira.
Mas ela não só se apaixonou por Sean, como também acabou sendo imprudente, o que a levou a engravidar, o que poderia ter arruinado a reputação da família. Então, é decidido que ela não deve ver Rafferty novamente. Olivia concorda sem qualquer resistência, mas isso é apenas superficial. Quando ela se encontra com Rafferty, ela não termina com ele, como lhe foi instruída a fazer. Em vez disso, ela diz a ele que eles continuarão seu caso. Ela elaborou um plano para se encontrarem todas as quartas-feiras em um lugar diferente, do qual ninguém saberá. Eles terão que ser mais discretos, mas isso é melhor do que não se verem novamente.

Rafferty concorda e vai um passo além ao lhe dizer que, embora siga esse acordo, a situação não será assim a longo prazo. Ele encontrará um jeito de ele e Olivia ficarem juntos, e diz isso com tanta convicção que ela se convence de que ele conseguirá, custe o que custar. Isso significa que nenhum dos dois está disposto a deixar o outro ir tão facilmente, e agora Arthur tem uma nova série de problemas pela frente. O que piora as coisas é que seus novos inimigos são as pessoas que ele ama e em quem confia, o que significa que lutar contra eles será muito pior do que levar um tiro de Patrick Cochrane.
LEIA TAMBÉM:
- The Umbrella Academy | O mundo acaba? Entenda o final da 4ª temporada da série
- Manual de Assassinato para Boas Garotas | Quem matou Andie Bell? Entenda o final da série da Netflix
- Mayor of Kingstown | Iris se mata? Entenda o final da 3ª temporada da série
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no canal do Telegram.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.