35º Cine Ceará celebra o cinema ibero-americano com homenagens, mostras e exibições especiais

Entre os dias 20 e 26 de setembro, Fortaleza se transforma mais uma vez na capital do cinema com a realização do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. A programação acontece no Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão e Hotel Sonata de Iracema, reunindo 13 longas-metragens e 29 curtas, além de exibições especiais e 14 debates. Toda a programação é gratuita.


Homenagem a Mariana Ximenes

A atriz Mariana Ximenes será a grande homenageada desta edição. Durante a solenidade de abertura, no dia 20, às 18h30, ela receberá o Troféu Eusélio Oliveira, reconhecimento à sua trajetória marcante na dramaturgia brasileira, em especial no cinema.


Abertura com animação feita por estudantes

A cerimônia de abertura exibirá o curta “Cada um na sua tomada”, criado por 20 crianças e adolescentes da rede pública de Fortaleza, participantes do projeto Compartilha Animação, uma iniciativa da Enel Ceará em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará. O filme, orientado pelo cineasta Telmo Carvalho, aborda o tema “Segurança da População: Comportamento e Uso da Energia Elétrica”.


Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem

A competição abre com a estreia mundial de “Gravidade” (Leo Tabosa, Brasil, 2025). Seis produções disputam o Troféu Mucuripe em 11 categorias, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro e Atuação. O vencedor de Melhor Longa receberá R$ 40 mil em apoio à distribuição no Brasil.

As exibições ocorrem entre os dias 20 e 25, sempre às 19h, seguidas por debates na manhã seguinte, às 10h, no Hotel Sonata de Iracema.


Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem

A partir do dia 21, no Cineteatro São Luiz, dez curtas brasileiros concorrem ao Troféu Mucuripe em quatro categorias. Os filmes também disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, concedido por críticos e jornalistas. As sessões acontecem entre os dias 21 e 25, às 19h, com debates no dia seguinte, às 9h, no Hotel Sonata de Iracema.


Mostra Olhar do Ceará

Dedicada à produção local, a mostra reúne 4 longas e 14 curtas que refletem a diversidade de olhares do audiovisual cearense, do sertão ao litoral. As sessões acontecem de 21 a 25 de setembro, sempre às 14h, no Cinema do Dragão, seguidas de debates com realizadores.


Exibições especiais

O festival também traz títulos de destaque no circuito internacional:

  • “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho – vencedor de quatro prêmios em Cannes;
  • “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley – com estreia mundial em Cannes;
  • “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente – vencedor do prêmio Cine+ no FIDMarseille.

Além disso, serão exibidos quatro curtas do projeto Directors’ Factory Ceará Brasil, que estrearam em Cannes sob a mentoria de Karim Aïnouz, reforçando a internacionalização do cinema cearense.


Mais programação

Nos dias 25 e 26, o festival leva a sétima arte para a rua com o Cinema na Praça, na Praça dos Leões, no Centro, com sessões ao ar livre e acesso gratuito.


O 35º Cine Ceará reafirma sua missão de celebrar a diversidade cultural e dar visibilidade ao cinema ibero-americano, promovendo encontros entre público, artistas e realizadores em uma semana de festa para o audiovisual.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: