Cinco Tipos de Medo | Filme com Bella Campos tem estreia no 53º Festival de Cinema de Gramado em dia dedicado às mulheres

Depois da première de Sonhar com Leões, a quinta-feira (21) do 53º Festival de Cinema de Gramado é marcada pela exibição de Cinco Tipos de Medo, novo longa de Bruno Bini, que integra a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros. O dia também traz uma programação especial voltada para as mulheres no audiovisual, dentro do Conexões Gramado Film Market, com painéis e mentorias do Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro.

Além disso, a agenda reúne sessões da Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros, da Mostra Cinema Francês, da Mostra Infantil Petrobras e da Mostra SEDAC/Iecine de Longas Gaúchos, que exibe a nova produção de Bárbara Paz.

Na véspera, a atriz Denise Fraga — protagonista de Sonhar com Leões — eternizou suas mãos na Calçada da Fama.


PROGRAMAÇÃO – QUINTA, 21 DE AGOSTO

A manhã começa com a reprise de Sonhar com Leões, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, às 9h, seguida de debates sobre o filme e sobre o documentário Para Vigo Me Voy, de Lírio Ferreira e Karen Harley.

A Mostra Infantil Petrobras ocupa a EMEF Nossa Senhora de Fátima em dois turnos: às 9h, com Música das Esferas e Arca de Noé; e às 14h, com PiOinc e Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, ambas com oficina interativa da Nave Solar.

No Museu do Festival, o Conexões Gramado Film Market promove, às 10h, mentorias sobre acesso ao mercado internacional com Débora Ivanov e Rubian Melo, em parceria com o Instituto + Mulheres, ONU Mulheres e Apex Brasil. À tarde, o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro traz três painéis: “Oportunidades e modelos de negócios no mercado internacional” (14h), com Débora Ivanov; “Coprodução Internacional – regras, aprovação na Ancine e principais cuidados” (15h), com Vera Zaverucha; e “Preparo de seu projeto para participação em eventos internacionais” (16h), com Rubian Melo.

Às 14h, o Palácio dos Festivais exibe Rua do Pescador, nº 6, de Bárbara Paz, pela Mostra SEDAC/Iecine, seguido de debate às 16h na Sociedade Recreio Gramadense, com a presença da diretora. No mesmo horário, o Teatro Elisabeth Rosenfeld recebe a Mostra Cinema Francês, com Les Pires (Os Piores) e Le Mohican (O Último Moicano).

O tapete vermelho abre às 16h40 para a estreia nacional de Cinco Tipos de Medo, exibido às 18h no Palácio dos Festivais. Filmado no Mato Grosso, o longa acompanha cinco personagens cujas vidas se entrelaçam em tramas de luto, violência, vingança e desejo. No elenco estão Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos e Xamã. A produção é da Plano B Filmes, com distribuição da Downtown Filmes. Bruno Bini (diretor), atores e equipe técnica participam da sessão de gala.

Encerrando a noite, às 20h, a Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros apresenta Lendo o Mundo, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira — que revisita o projeto de alfabetização de Paulo Freire no Nordeste dos anos 1960 —, e Os Avós, de Ana Lígia Pimentel, sobre a realidade de jovens avôs e avós no Amazonas. As equipes dos dois filmes também passam pelo tapete vermelho.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: