“Sonhar com Leões”, com Denise Fraga, marca a sexta noite do 53º Festival de Cinema de Gramado

O 53º Festival de Cinema de Gramado entra em mais um dia de intensa programação nesta quarta-feira (20), reunindo mostras competitivas, exibições especiais, encontros de mercado e debates. O destaque da noite no Palácio dos Festivais é a estreia nacional de Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco, que integra a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros, além da abertura da Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros com Para Vigo Me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley.

As atividades começam cedo, às 9h, com a reprise de A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. O longa, que fez sua estreia nacional na noite anterior, será tema de debate às 10h na Sociedade Recreio Gramadense.

Também às 9h, o projeto Cinema nos Bairros – Mostra Infantil Petrobras chega à EMEF Mosés Bezzi (Várzea Grande) com as animações Tom Tamborim, de Igor Souza e Maria Carolina da Silva, e Teca e Tuti: Uma noite na Biblioteca, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo, seguidas da Oficina Interativa da Nave Solar.

No mesmo horário, o Conexões Gramado Film Market promove no Museu do Festival a rodada de negócios Conexões Diretas, que reúne representantes de empresas como Cinémage, Circular Media, Disney, Fahrenheit/Antártica, Grupo Globo, Limonero Films, O2 Play e Urban.

Às 11h, a Recreio Gramadense recebe o debate com os realizadores dos curtas-metragens brasileiros (Dia 2).

A programação da tarde inclui, às 14h, a exibição de Bicho Monstro, de Germano de Oliveira, na Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. O debate com a equipe acontece às 16h, também na Recreio Gramadense. No mesmo horário, o Teatro Elisabeth Rosenfeld apresenta a Mostra Cinema Francês com os títulos Suprêmes, de Audrey Estrougo, e Chien de la casse (Cão danado), de Jean-Baptiste Durand.

A movimentação do tapete vermelho começa às 17h no Palácio dos Festivais. Às 18h, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros exibe Sonhar com Leões, tragicomédia surreal de Paolo Marinou-Blanco que aborda o tema da eutanásia. Na trama, Gilda (Denise Fraga), imigrante brasileira em Lisboa, descobre ter apenas um ano de vida e busca partir preservando sua dignidade. O longa, que teve estreia internacional no Tallinn Black Nights Goes To Cannes Showcase, é produzido pela Capuri Filmes e distribuído pela Pandora, com elenco formado por João Nunes Monteiro, Joana Ribeiro e Sandra Faleiro.

Representando o filme, participam do tapete vermelho Denise Fraga, Felipe Rocha, Paolo Marinou-Blanco, Eduardo Rezende, Gabriela Carraccioli, Tido Cavassin, Thiago Mascarenhas e Guga Nascimento. Antes da sessão, Denise Fraga deixa suas mãos eternizadas na Calçada da Fama de Gramado.

Encerrando a noite, às 20h, acontece a primeira sessão competitiva de documentários brasileiros com Para Vigo Me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley. O longa, que estreou mundialmente no Festival de Cannes, revisita a obra e a trajetória de Cacá Diegues, trazendo imagens inéditas dos bastidores de Deus Ainda é Brasileiro, além de registros de uma exibição especial de Bye Bye Brasil na Favela do Vidigal e de seu último filme como diretor. Pelo documentário, desfilam no tapete vermelho Lírio Ferreira, Diogo Dahl, Maria Fernanda Miguel e Clélia Bessa.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: