Após um domingo marcado pela exibição de Papagaios, de Douglas Soares, e pela cerimônia do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, o 53º Festival de Cinema de Gramado inicia a semana celebrando uma das maiores produtoras do país. Mariza Leão será homenageada nesta segunda-feira (18) com o Troféu Eduardo Abelin, honraria entregue a personalidades que contribuíram de forma decisiva para o cinema brasileiro.
A programação do dia reúne debates, sessões das mostras competitivas, atividades do Conexões Gramado Film Market e o projeto Cinema nos Bairros.
Programação do dia
A agenda começa às 9h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com a reprise de Papagaios. Em seguida, às 10h, acontece o debate sobre o longa na Sociedade Recreio Gramadense, enquanto o Museu do Festival de Cinema de Gramado recebe o II Encontro dos Ecossistemas Audiovisuais do Rio Grande do Sul, dentro do Conexões Gramado Film Market.
Das 11h às 12h, Mariza Leão participa de coletiva de imprensa na Recreio Gramadense, onde falará sobre sua trajetória de mais de cinco décadas, marcada por sucessos como Meu Nome Não É Johnny, a trilogia De Pernas pro Ar e Meu Passado Me Condena, além de obras de prestígio como Lamarca, Guerra de Canudos e Nunca Fomos Tão Felizes. Também reconhecida por sua atuação em televisão e streaming (Todo Dia a Mesma Noite, Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente), Mariza lança em outubro o longa Perrengue Fashion, coprodução da Morena Filmes com a Amazon MGM Studios.
Às 14h, o Cinema nos Bairros leva a Mostra Infantil Petrobras à EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho, com exibições de PiOinc e Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, seguidas de oficina interativa. No mesmo horário, o Palácio dos Festivais abre a Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas Gaúchos com o documentário Uma em Mil, de Jonatas e Tiago Rubert, seguido de debate às 16h.
O II Encontro dos Ecossistemas Audiovisuais segue no Museu do Festival a partir das 15h, com apresentação de projetos e planejamento de ações conjuntas.
Homenagem e estreia de Miguel Falabella
O tapete vermelho abre às 17h, e às 18h o Palácio dos Festivais recebe a entrega do Troféu Eduardo Abelin a Mariza Leão. Logo depois, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros exibe Querido Mundo, novo filme de Miguel Falabella.
O longa acompanha Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), dois desconhecidos que se cruzam nos escombros de um prédio abandonado no Rio de Janeiro, após a queda de uma ponte na noite de Ano Novo. A trama reflete sobre destino e conexões humanas, e traz ainda Marcello Novaes, Danielle Winits, Cintia Rosa e Pia Manfroni no elenco. A produção é da Ananã Produções, com distribuição da O2 Play.
Antes da sessão, Miguel Falabella, Malu Galli, Danielle Winits e Eduardo Moscovis eternizarão suas mãos na Calçada da Fama de Gramado.
Mostra Competitiva de Curtas
Encerrando a noite, às 20h, acontece a primeira sessão da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros, com os filmes: Jeguatá Xirê, Boiuna, Cabeça de Boi, Jacaré, Quando Eu For Grande e As Musas.
Resultados de ontem
No domingo (17), Trapo, de João Chimendes, venceu como melhor filme da Mostra Gaúcha de Curtas. Outros destaques foram Bom Dia, Maika!, Imigrante/Habitante e Mãe da Manhã, cada um premiado em duas categorias.
Confira os vencedores:
- Melhor filme: Trapo
- Melhor direção: Viviane Jag Fej Farias e Amalia Brandolff (Fuá – O Sonho)
- Melhor atriz: Mikaela Amaral (Bom Dia, Maika!)
- Melhor ator: Igor Costa (O Pintor)
- Melhor roteiro: Cássio Tolpolar (Imigrante/Habitante)
- Melhor fotografia: Takeo Ito (Gambá)
- Melhor direção de arte: Clara Trevisan (Mãe da Manhã)
- Melhor trilha sonora/música: Zero (Bom Dia, Maika!)
- Melhor montagem: Alfredo Barros (Imigrante/Habitante)
- Melhor figurino: Samy Silva (A Sinaleira Amarela)
- Melhor edição de som/desenho de som: Vini Albernaz (Mãe da Manhã)
- Melhor produção/produção executiva: Renata Wotter (O Jogo)
- Melhor filme – Júri da Crítica: Gambá