O domingo, 17 de agosto, marca o terceiro dia do 53º Festival de Cinema de Gramado, com uma programação que mescla encontros, debates e grandes estreias. Após a noite movimentada pela exibição de Nó, de Laís Melo, e pelo lançamento da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente, o evento segue com a aguardada estreia do longa Papagaios, de Douglas Soares, além da cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, painéis do Conexões Gramado Film Market e atividades da programação universitária.
O sábado (16) também foi marcado por momentos especiais, como a coletiva de imprensa de Rodrigo Santoro, homenageado desta edição, realizada na Cristais de Gramado com mediação do curador Marcos Santuario. O ator ressaltou o bom momento do cinema brasileiro:
“Eu venho falando sempre que posso que o Brasil é um país de cultura muito diversificada, que se transforma de norte a sul. Este ano é uma prova empírica de que o país está sendo reconhecido pela sua arte e pelo seu cinema, não apenas pelo futebol, carnaval ou belezas naturais. É muito bonito o que está acontecendo agora”, destacou.
Outra presença de destaque foi a da secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, na abertura da 9ª edição do Conexões Gramado Film Market. Ela reforçou a relevância dos ambientes de mercado dentro dos festivais:
“Esse festival é um patrimônio da cultura brasileira. Quando você tem um roteiro, precisa entender também o ponto de vista econômico de como o projeto se sustenta. Os espaços de negócio proporcionam justamente essa ponte entre criação artística e estratégia econômica”, afirmou.
Programação de domingo (17 de agosto)
- 9h | Teatro Elisabeth Rosenfeld – Sessão reprise de Nó, de Laís Melo.
- 10h | Sociedade Recreio Gramadense – Debate sobre o longa Nó.
- 10h30 | Sociedade Recreio Gramadense – Painel “Audiovisual construindo destinos”, dentro do Conexões Gramado Film Market, com Carolina Cordero, Christiano Braga e Joana Braga, debatendo o papel do cinema na promoção turística.
- 11h | Sociedade Recreio Gramadense – Debate sobre a série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente, de Marcelo Gomes e Carol Minêm.
- 12h | Teatro Elisabeth Rosenfeld – Programa 2 da VIII Mostra de Filmes Universitários, com produções de até 20 minutos realizadas por estudantes.
- 13h | Palácio dos Festivais – Sessões do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, com os filmes: Imigrante/Habitante (Cassio Tolpolar), Bom Dia Maika (Eddy Ramos), Roxo Lilás Violeta (Theo Tajes), O Jogo (Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila), Trapo (João Chimendes), Mãe da Manhã (Clara Trevisan), Nhemongarai (Jorge Morinico e Hopi Chapman), Perro! (Aleksia Dias e João Pedro Fiuza) e E Depois de Fevereiro (Crystom Afronário).
- 16h30 | Sociedade Recreio Gramadense – Debate sobre os curtas das sessões 3 e 4 da mostra.
- 17h | Palácio dos Festivais – Tapete vermelho com atrações para o público.
- 18h | Palácio dos Festivais – Estreia de Papagaios, de Douglas Soares, na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros.
Ambientado no Rio de Janeiro, Papagaios acompanha Tunico, o “Papagaio Pirata” mais famoso da cidade, conhecido por invadir transmissões televisivas ao vivo. Após um acidente, ele conhece Beto, jovem misterioso que se torna seu aprendiz em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados diariamente. No elenco, Gero Camilo, Ruan Aguiar, Leo Jaime, Ernesto Piccolo e Angela Paz.