53º Festival de Cinema de Gramado começa hoje com programação histórica

O 53º Festival de Cinema de Gramado começa nesta quarta-feira, 13 de agosto, e segue até o dia 23, prometendo mais uma edição histórica na Serra Gaúcha. O evento, o mais tradicional e longevo do país, reunirá cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público apaixonado por cinema. Ao todo, serão exibidos 74 filmes entre curtas e longas, distribuídos em cinco mostras competitivas — Longas Brasileiros de Ficção (6), Documentários (4), Curtas Nacionais (12), Longas Gaúchos (5) e Curtas Gaúchos (18) — além de produções universitárias, sessões hors-concours, pré-estreias e atividades como homenagens, debates, encontros de mercado e exibições especiais.

A curadoria dos longas brasileiros e documentais, assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reafirma Gramado como uma vitrine para lançamentos relevantes do cinema nacional.

13 e 14 de agosto — O festival abre espaço para a nova geração com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, que exibe curtas de alunos do ensino fundamental e médio de diferentes estados, e com a já tradicional Mostra Educavídeo, projeto que soma mais de 110 produções realizadas por estudantes de Gramado.

Entre os nomes confirmados no evento estão: Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer, Camila Márdila, Danielle Winits, Denise Fraga, Denise Weinberg, Douglas Soares, Edson Celulari, Eduardo Moscovis, Gabriel Mascaro, Gero Camilo, Ícaro Silva, Igor Fernandez, Johnny Massaro, Laís Melo, Leo Jaime, Malu Galli, Marcélia Cartaxo, Mariza Leão, Miguel Falabella, Rodrigo Santoro, Sergio Rezende e Xamã.

Destaques da programação

Sexta, 15 — Sessão Infantil (8h30, Palácio dos Festivais), seguida da première mundial da série Comer, Beber e Aprender. Às 16h, Orquestra Sinfônica de Gramado na Rua Coberta e, às 18h30, cerimônia de abertura com a entrega do Troféu Kikito de Cristal a Rodrigo Santoro, que completa 50 anos e mais de três décadas de carreira. A noite encerra com O Último Azul, de Gabriel Mascaro, premiado no Festival de Berlim.

Sábado, 16 — Início da 9ª edição do Conexões Gramado Film Market, presença de Santoro na fábrica Cristais de Gramado para confeccionar o Kikito de Cristal, VIII Mostra de Filmes Universitários e primeira sessão da Mostra de Curtas Gaúchos. No Palácio dos Festivais, estreia de (Laís Melo) na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros e lançamento da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente.

Domingo, 17 — Estreia de Papagaios (Douglas Soares), cerimônia do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, entrega do Troféu Sirmar Antunes para Gloria Andrades e debates no Conexões Gramado Film Market.

Segunda, 18 — Coletiva com Mariza Leão, homenageada com o Troféu Eduardo Abelin. Início da Mostra Competitiva de Longas Gaúchos com Uma em Mil e exibição de Querido Mundo (Miguel Falabella) na Mostra de Longas Brasileiros.

Terça, 19 — Homenagem a Marcélia Cartaxo com o Troféu Oscarito e estreia nacional de A Natureza das Coisas Invisíveis (Rafaela Camelo).

Quarta, 20 — Estreia brasileira de Sonhar com Leões (Paolo Marinou-Blanco) e sessão do documentário Para Vigo Me Voy! (Lírio Ferreira e Karen Harley).

Quinta, 21 — Exibição de Rua do Pescador, nº 6 (Bárbara Paz) e estreia de Cinco Tipos de Medo (Bruno Bini). Mostra de Documentários Brasileiros com Lendo o Mundo e Os Avós.

Sexta, 22 — Exibição de Passaporte Memória (Decio Antunes), premiação da Mostra Gaúcha de Longas, entrega dos prêmios Leonardo Machado e Iecine, e encerramento da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros.

Sábado, 23 — Cerimônia de encerramento e entrega dos Kikitos aos vencedores das Mostras de Longas Brasileiros e Documentais, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil, a partir das 21h.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: