Nesta quarta-feira, 30 de julho, começa a 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o mais longevo das regiões Norte e Nordeste e um dos mais importantes do país. A cerimônia de abertura acontece a partir das 19h no Auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Sebrae, em São Luís, com homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur.
Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), o festival chega à sua 48ª edição reafirmando seu papel como espaço de valorização da produção audiovisual brasileira.
A noite de abertura terá ainda a exibição do longa Uma Mulher Sem Filtro, dirigido por Arthur Fontes, que marcará presença ao lado do ator Samuel de Assis. A comédia é produzida pela Conspiração, em coprodução com a Star Productions e distribuição da H2O Films, com codistribuição da RioFilme. O roteiro é assinado por Tati Bernardi e o filme estreia nos cinemas no dia 21 de agosto. Também sobem ao palco a artista Adriana Bosaipo e a Orquestra UFMA Jazz Brasil, que completam a celebração de abertura com música e performances.
Com uma programação inteiramente gratuita, o Guarnicê 2025 oferece sessões presenciais e online, oficinas, rodas de conversa e lançamentos de livros. A partir de 31 de julho, as mostras competitivas nacionais e maranhenses ocuparão a sala 6 do Cinépolis, no São Luís Shopping, sempre com entrada franca. Os filmes exibidos no cinema também estarão disponíveis na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê, por um período de 24 horas e 30 minutos após cada sessão.
O festival segue até o dia 6 de agosto, com atividades paralelas em diversos espaços da cidade. O Cine Sesc Deodoro, por exemplo, recebe as mostras Universitária, Jovem, Guarnicêzinho, Cinema Não Tem Idade e Faz Todo Sentido, esta última voltada especialmente para o público com deficiência auditiva e visual.
Nesta edição, o Guarnicê presta ainda homenagem in memoriam ao cineasta Cacá Diegues, e celebra os 50 anos do filme Os Pregoeiros de São Luís, dirigido por Murilo Santos.
A realização do evento é da UFMA e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal e Itaú. O festival conta ainda com apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa/Eduplay, Sesc, Fundação Sousândrade, Canal Brasil, Cardume, Itaú Cultural Play, São Luís Shopping, Louvre Magazine, Vallent Produções, TV UFMA, Rádio Universidade, AMAGAMES e Tudo Pronto Produções.
A programação completa está disponível no site oficial do evento.