A Roda do Tempo | Siuan Sanche morreu mesmo? Entenda o final da 3ª temporada

A terceira temporada de “A Roda do Tempo“, do Prime Video, chega a um final explosivo com um final intitulado “Aquele que Vem com o Amanhecer”, que responde a vários mistérios criados na primeira metade da temporada.

O penúltimo episódio focou inteiramente na Batalha dos Dois Rios, deixando o destino de Perrin em incerteza enquanto ele se entrega aos Mantos Brancos. O final se distancia desse conflito e oferece uma miscelânea de emoções enquanto os demais amigos de Perrin embarcam em suas próprias jornadas perigosas, todas terminando de maneiras altamente inesperadas. O mais chocante, no entanto, acontece na Torre Branca, cujas repercussões serão sentidas ao longo da próxima temporada.

ALERTA DE SPOILERS!

Por que Elaida mata Siuan Sanche?

A terceira temporada começou com o caos se instalando na Torre Branca. O Trono de Amyrlin tentou levar Liandrin à justiça, mas falhou em antecipar sua influência dentro da torre e acabou sofrendo pesadas perdas. O impacto desse evento reverbera por toda a temporada, à medida que Siuan enfraquece a cada dia, e a tensão de manter os segredos e as expectativas de Moiraine começa a pesar sobre ela.

Ela começa a ficar desleixada, e Elaida, que sempre teve o trono em vista, aproveita a oportunidade. Este episódio começa com um flashback de dez anos da época em que Siuan e Elaida se enfrentaram pelo Trono de Amyrlin. Curiosamente, vemos Elaida emergindo de um arco, que é um Ter’angreal.

Isso sugere que ela fez algo drástico para conseguir o que queria, mas quando a votação acontece, os resultados não são a seu favor. Em vez disso, Siuan é feita a Trono de Amyrlin, e Elaida encontra um caminho diferente para si mesma em Andor. Ainda assim, ela foi prometida a Trono de Amyrlin, e ela o obtém desta vez conspirando contra Siuan bem debaixo do seu nariz.

Em um episódio anterior, ela enviou um grupo de Ajahs Vermelhas para longe da Torre Branca. Quando Siuan descobre sobre isso, ela envia suas Aes Sedai mais confiáveis, para trazê-los de volta, mas isso acaba sendo uma armadilha, pois com eles fora, ela não tem mais apoiadores na Torre Branca. Curiosamente, Elaida garantiu que onze Aes Sedai ainda estivessem na torre, todas as quais a apoiavam. Ela convoca uma votação sem a presença de Siuan e é declarada a Trono de Amyrlin.

Quando Siuan descobre o que aconteceu, ela é acusada de ser uma Amiga das Trevas e destituída de seu Poder Único, mas Elaida não para por aí. Ela interroga Siuan gravemente ferida diante das Aes Sedai restantes. Ela a acusa de colaborar com Moiraine, que já foi expulsa da Torre, e de estar colaborando com Rand, a quem Elaida deseja que seja amansado.

Sem nada a perder, Siuan revela a profecia que a conduziu, a ela e a Moiraine, pelo caminho que trilharam até agora e revela o quão ruins as coisas podem acabar. Ela também alega sua inocência e dedicação ao seu papel como Amyrlin, acusando Elaida de ser obcecada apenas por poder. No entanto, suas palavras não têm impacto sobre ninguém, e é revelado que seu destino já foi selado. Ela foi sentenciada à morte e decapitada no meio do tribunal, que ela governava.

Lanfear morre? Ela mata Moiraine?

Enquanto Siuan está ocupada lidando com a traição que eventualmente leva à sua morte na Torre Branca, Moiraine está tentando obter apoio de Rand com os Aiels.

Em um episódio anterior, Sammael apareceu para atacar Rand, e acontece que ele foi enviado por Lanfear, não porque ela queria Rand e seus amigos mortos, mas porque ela sabia que Sammael seria uma ótima pessoa para ensinar seu amante a controlar seu poder ilimitado. Moiraine tem o mesmo pensamento em mente, mas então Rand descobre sobre a tortura de Egwene, e isso leva ele e Egwene a armar uma armadilha para Lanfear.

Em seu sonho, Rand confronta Lanfear sobre todas as coisas ruins que ela fez e como ela perdeu sua humanidade há muito tempo quando libertou o Tenebroso. Ele a chama de ciumenta e insegura e praticamente rompe qualquer vínculo com ela.

Isso irrita Lanfear, mas antes que ela possa fazer qualquer coisa, Egwene aparece e a expulsa do sonho. A intenção era enfurecer os Renegados a ponto de ela aparecer de verdade na frente deles. Todos estão prontos para atacar assim que ela aparecer, mas ela nunca o faz. Ou pelo menos não na frente deles. E Rand sente isso.

Uma Lanfear furiosa ataca Rand, mas primeiro, ela decide dar uma lição em Moiraine. Ela procura Melindhra, que se revela uma Amiga das Trevas, e a envia para matar Lan. No entanto, devido à sua lealdade a Malkier, Melindhra se recusa a fazer o que lhe é dito, o que significa quebrar seu juramento e morrer por causa disso. Enquanto isso, ela também envia Moghedien para matar Samael e se encontra com Rahvin para conversar sobre a captura de Callandor.

Por fim, quando Rand está ocupado reunindo-se com as tribos Aiel para convencê-las de seu status como Car’a’carn, Moiraine se prepara para a chegada de Lanfear, pois acredita que a visão de sua morte está prestes a se tornar realidade no deserto.

Como esperado, a Renegada aparece e, com o poder dos Sakarnen, Moiraine a enfrenta. Suas defesas começam a enfraquecer, pois ela está sozinha, mas então Lan aparece e, juntos, lutam com tanta força que ele consegue atingi-la com sua espada. No entanto, Lanfear consegue dominar os dois.

Ela deixa Lan inconsciente e apunhala Moiraine com sua espada, exatamente como aconteceu em uma das possibilidades que as Aes Sedai viram em Rhuidean. Em uma situação normal, não há como voltar atrás, mas, ao mesmo tempo, Moiraine sente que Siuan foi morta.

A tristeza a percorre em uma onda de raiva que a leva a sacar a espada, algo que Lanfear nunca tinha visto acontecer antes. Ela fica tão chocada com o poder de Moiraine naquele momento que demora um pouco para perceber que a Aes Sedai agora está empunhando a espada. Lanfear é atingida bem no pescoço e sofre um ferimento grave, mas antes que Moiraine possa atacá-la novamente, ela imediatamente foge.

Seu estado indica que o ferimento pode ser fatal para ela, mas, considerando Lanfear, esta não é a última vez que a vemos. Pode levar algum tempo para se recuperar, mas com a ajuda dos outros Renegados, ela retornará. Enquanto isso, Moiraine, de coração partido, lamenta a morte de Siuan, com Lan tentando confortá-la enquanto uma tempestade e chuva rugem ao fundo, tudo graças a Rand.

Elayne faz uma descoberta chocante sobre uma pessoa de confiança

Enquanto o Dragão Renascido está ocupado tentando formar um exército, seus amigos tentam encontrar uma das poucas coisas que podem torná-lo impotente ou, pior, controlá-lo. Mat, Min, Elayne e Nynaeve, acompanhados por Thom, continuam sua busca pelas algemas em Tanchico e, eventualmente, encontram Liandrin, que recebe o segundo bracelete de Moghedien, que ainda finge ser seu servo.

Com apenas o colar restante, eles atacam o palácio para chegar até ele. Liandrin não hesita em criar um banho de sangue, e Nynaeve e seus amigos a seguem de perto. Dentro do palácio, eles se separam para cobrir mais terreno. Thom vai com Elayne e conversa com ela sobre a última vez em que a viu. Ele revela que, quando ela tinha cerca de três anos, quase destruiu o palácio inteiro, tijolo por tijolo, com seu poder.

Ele também conta a ela que deixou Andor quando ela tinha uns cinco anos, e é então que ela menciona Gaebril e fica chocada ao descobrir que Thom não sabe sobre o consorte. Ele diz a ela que nunca existiu uma pessoa chamada Gaebril e que quaisquer memórias que ela tenha do cara são porque ele as colocou em seu cérebro. Algo assim só pode ser feito por um Renegado, o que significa que a Rainha e seu reino estão em grave perigo.

Ele diz a Elayne para voltar para casa assim que encontrarem a coleira, e em um ponto, ela até se pergunta quem ele é. Sua pergunta fica sem resposta, mas fica claro que Thom se importa tanto com ela que está pronto para se sacrificar por ela. Felizmente, ela não é a única a fugir de uma luta e o salva matando um dos capangas de Liandrin.

Mat se mete em mais um problema

Min e Mat continuam sua busca pela coleira, e ela os leva a uma sala onde há todo tipo de coisa, incluindo um arco interessante. Min imediatamente o reconhece como o arco que ela viu na visão com Mat pendurado por uma corda. Ela tenta impedi-lo de se aproximar, mas ele entra e se encontra em um mundo completamente diferente. Este arco é semelhante ao que vemos Elaida sair no início do episódio.

Lá, Mat conhece Eelfinn, que lhe pergunta o que ele mais quer. Sem saída, Mat é encurralado pelo ser misterioso e diz que quer voltar. A criatura também percebe as vozes dentro de sua cabeça, que não são as dele, e se oferece para levá-las embora. No entanto, ao concordar, Mat, sem querer, também concorda em pagar o preço estabelecido pelo ser. A verdade sobre o dito preço não é revelada até agora, mas quando Mat retorna, ele está pendurado por uma corda em volta do pescoço.

Min o salva bem a tempo, e quando ele volta a si, parece ter perdido algumas de suas memórias. As vozes dentro de sua cabeça se foram, assim como algumas das coisas recentes. Por exemplo, ele não se lembra de onde está e como chegou lá.

Curiosamente, também há um colar estranho nele, de onde vem o eco das vozes que assombravam Mat há algum tempo. Na mesma época, Nynaeve vai atrás de Liandrin. Ela consegue ficar fora de vista e até encontra a coleira. Ela espera por seus amigos do lado de fora do palácio, mas antes deles, Liandrin a encontra. Ela tira a coleira dela, amarra suas mãos e a joga na água.

Por um minuto, parece que Nynaeve vai se afogar. Pelo menos, é nisso que Liandrin acredita quando ela se afasta com a coleira. Mas então, Nynaeve tem visões da filha que ela nunca teve. Ela ouve seus gritos, e é ao tentar salvá-la que os limites que ela havia imposto a si mesma se quebram, e a verdadeira extensão de seu poder é liberada. Ela cria um caminho para si mesma ao limpar completamente a água e se afastar da situação mais poderosa do que antes.

Com a revelação de que Liandrin é uma Ajah Negra, o próximo passo em sua jornada se revela como seu desejo de se tornar uma Renegada. No entanto, ela sabe que não pode conseguir isso sem um Renegado ao seu lado, e também sabe que Lanfear não é quem a ajudará a chegar lá. Então, ela procura aquele com quem compartilha interesses: Moghedien.

De sua interação anterior, Liandrin percebeu que o Renegado estava de olho nela o tempo todo. Então, quando ela consegue a coleira, ela oferece uma pulseira a Moghedien e propõe uma aliança, o que não parece tão ruim para ela até agora. Além disso, com Sammael morto, a posição de Renegada está aberta, e Liandrin acredita que, com a ajuda de Moghedien, ela pode preencher esse papel e muito mais. 

Por que Egwene pede para Rand deixar você ir? Ele pede? 

Rand al’Thor começou sua jornada nesta temporada para reunir um exército para si, convencendo os Aiels de que ele é o salvador que eles estavam esperando. Ele faz suas tatuagens após o julgamento de Rhuidean e, idealmente, isso deveria servir como uma dica importante para convencer todas as tribos de que ele é o Car’a’carn. No entanto, quando Lanfear é desprezada, ela decide dificultar sua tarefa.

Ela usa o guerreiro Aiel que havia planejado passar pelo julgamento quando Rand apareceu e lhe dá as mesmas tatuagens que ele. Enquanto isso, quando Lanfear não aparece para a armadilha criada para ela, Rand decide apressar o processo e encontrar a tribo imediatamente. Ao chegar ao acampamento, ele, junto com vários outros, fica chocado ao descobrir que há outro homem com duas tatuagens de dragão.

Rand não se deixa abalar pela competição e imediatamente acusa o competidor por suas mentiras. Ele pergunta o que ele viu em seu julgamento e se ele realmente o levou adiante. O homem se recusa a falar sobre isso porque essa é a lei, mas Rand decide usar isso contra ele.

Ele fala sobre sua própria visão, que não é bem recebida pelas pessoas que já o seguem. Ele conta aos Aiels sobre seu passado, de onde vieram e como se tornaram violadores de juramentos. Suas palavras levam a uma situação tumultuada, e Rand é implorado para não revelar esses segredos, pois eles poderiam destruir os laços entre as diferentes tribos e levá-las a derramar o sangue umas das outras. É então que Rand os lembra que a função dos Car’a’carn é destruí-los e salvar os remanescentes.

Para remover quaisquer dúvidas sobre seu status como líder, ele lhes dá uma demonstração de poder. Ele canaliza o Poder Único para criar uma poderosa tempestade que cai sobre os Aiel. Com essa demonstração de força, ele os faz dobrar os joelhos diante dele, um por um, e seu Car’a’carn é verdadeiramente declarado. A única pessoa que não se curva diante dele é Egwene.

Há pouco tempo, durante sua jornada para encontrar os líderes das tribos, ela tem uma conversa com Aviendha, que lhe diz que, como ela não é uma Aiel, não é obrigada a seguir os Car’a’carn. Ela tem sua própria identidade fora de Rand e deve seguir seu próprio caminho. Ao ver Rand liberar seu poder diante dos Aiel, Egwene parece estar prestes a decidir o que quer fazer a seguir. Mas enquanto todos os outros dobram os joelhos diante de Rand, ela é a única que percebe que ele está exagerando.

Embora ele possa ser o Dragão Renascido, ele ainda é um homem, e qualquer homem que canalize o Poder Único corre o risco de enlouquecer. Só que, no caso de Rand, isso seria uma catástrofe com a qual ninguém está preparado. Então, ao vê-lo intensificar a demonstração de seu poder, ela o vê perdendo o controle e lhe diz para deixá-lo ir. Ele olha para ela, mas antes que possamos descobrir se ele parou, a tela fica preta.

Se nos basearmos nos eventos dos livros nos quais a série se baseia, Rand ainda não perdeu o juízo. De fato, com o poder dos Aiels a seu favor, ele está pronto para a primeira guerra que se prepara para ele. A repentina mudança para preto significa que ainda há uma incerteza sobre se Rand realmente conseguirá controlar seu poder e permanecer no caminho certo. Mais importante ainda, isso mostra as dúvidas de Egwene sobre ele, e talvez algumas delas possam até se concretizar na próxima vez.

O Amazon Prime custa R$ 19,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar  e aproveite os 30 dias grátis.

Leia também: A Roda do Tempo | Loial morreu? Hammed Animashaun deixou o elenco da série? Entenda


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: