Aproximando-se da data de lançamento, “Virgínia e Adelaide” divulgou um bastidores de filmagem com as protagonistas Gabriela Correa e Sophie Charlotte.
Confira abaixo:
Sobre Virgínia e Adelaide
Adelaide Koch foi uma psicanalista alemã judia, que se refugiou em São Paulo, em 1936, durante a perseguição nazista. A personagem foi interpretada por Sophie Charlotte. Nascida na Alemanha, a atriz resgatou suas próprias memórias de infância e, especialmente, de sua avó materna durante a preparação para o papel.
Para a atriz, viver Adelaide foi “um mergulho profundo como atriz e como mulher.” Ela destaca o roteiro, escrito por Jorge Furtado, em colaboração com Yasmin Thayná. “Tão íntimo e interessante, onde cada palavra está ali porque precisa, porque ilumina conceitos, constrói a narrativa e os universos ocultos de cada uma das partes dessas mulheres. Sou absolutamente grata ao Jorge, Yasmin e Gabriela pela nossa jornada com o nosso filme.”, completa.
A atriz Gabriela Correa vive Virgínia Bicudo, pesquisadora negra que se tornou a primeira paciente de Adelaide e a primeira psicanalista do país, fato pouco lembrado de nossa história. “Muita gente nem imagina que a primeira psicanalista do Brasil foi uma mulher negra. Isso mostra o quanto sua vida e obra foram invisibilizadas.”, afirma a protagonista.
“A carreira da Virgínia tem caráter inaugural em vários aspectos. Ela foi uma das primeiras mestres em Sociologia em São Paulo, integrou uma geração pioneira de mulheres que foram trabalhar fora, uma das primeiras professoras universitárias negras do Brasil, pioneira na reflexão das relações raciais. Ela realmente foi muito visionária.”, conclui Gabriela.
Virgínia e Adelaide se conheceram em 1937, no exato momento em que Getúlio Vargas decretava o Estado Novo. Ao longo de cinco anos de atendimento clínico, as duas construíram um forte laço, para além da relação paciente-psicanalista. Superando suas diferenças culturais e desafiando as barreiras de uma sociedade estruturalmente racista e machista, Virgínia e Adelaide se tornaram grandes amigas e atuaram juntas pela evolução dos estudos da psicanálise no país.
“Virgínia e Adelaide” teve sua primeira exibição no Festival de Gramado, com presença das protagonistas e dos diretores. Depois, também passou pelo Festival do Rio, pela Mostra de São Paulo e pela Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande.
O longa estreia dia 8 de maio nos cinemas brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.